quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 610

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 610

Dia 23/12/2021 | 7º dia da Novena de Preparação ao Natal

Evangelho segundo Lucas (1,57-66)

(1)    Coloque-se em atitude de oração  

·          Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·          Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·          Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·          Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·          Tome consciência de si mesmo/a e do tempo do Advento

·          Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·          Prepare-se ouvindo: Ave, Maria! Ave, Maria! Ave! Ave! Ave, Maria! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DxLW6ISHXGQ)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·          Leia com toda a atenção o texto de Lucas 1,57-66

·          Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·          Continuamos no contexto dos “evangelhos da infância”, que mostram o mistério do amor de Deus antes do Natal de Jesus

·          A cena de hoje nos traz o nascimento de João Batista, e o entusiasmo alegre do povo com este sinal de Deus

·          Zacarias, que ficara surdo e mudo por não ter acreditado, vendo o sinal gracioso de Deus, volta a falar, profetizar e se alegrar

·          Aquilo que ocorre no âmbito da fé de um casal desprezado não é algo privado, mas repercute na vizinhança e se torna público e manifesto

·          A cena antecipa o que seria o fruto da missão de João Batista: preparar o caminho de Deus mediante a reconciliação e a paz

·          O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

(3)  Medite a Palavra de Deus

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, nesse momento?

·          Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena no acontecimento que transcorre na casa de Zacarias e Isabel

·          Deixe-se envolver pela alegria que contagia Zacarias, Isabel e toda a vizinhança com o cumprimento da promessa de Deus

·          Aproveite o clima espiritual do advento para recordar os sinais da ação de Deus na sua vida, sem excluir os sinais nesse ano de pandemia

·          Permita-se louvar a Deus e compartilhar com as pessoas próximas e queridas estes sinais que você vem percebendo

·          Se achar oportuno e possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·          Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·          Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·          Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·          Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·          Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·          Elabore e recite sua oração de louvor a Deus nomeando os acontecimentos e sinais do cumprimento de suas promessas hoje

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·          Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·          Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·          Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·          Por que ainda temos tanta dificuldade de celebrar com júbilo os pequenos e grandes sinais da misericórdia de Deus no mundo?

·          Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·          Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·          Recite ou cante a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade desperta e em pé!”

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Ouça e cante o cântico de Maria na versão do Pe. Zezinho (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LyT4THCudeo)

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Pistas sobre Lucas 1,57-66

Este belo texto do evangelho de Lucas nos convida a valorizar os pequenos fatos da vida, como o nascimento de uma criança (embora um nascimento seja, de fato, coisa grande!). É Deus presente no meio de nós, Deus que continua cumprindo suas promessas. Zacarias abriu a boca e começou a bendizer a Deus, e é isso que precisamos fazer.

As promessas começam a se cumprir. O filho que foi prometido a Zacarias nasceu e trouxe alegria a todo o povo. Chegou o tempo da graça! O anjo já havia anunciado que muita gente se alegraria com este nascimento. Ele é um sinal de esperança para todo o povo. Com a circuncisão, João é inserido no seu povo.

Os vizinhos queriam dar ao bebê o nome do pai, inserindo-o na família e no clã. Mas o nome será aquele sugerido pelo anjo, que significa “o Senhor é favorável”. Este nome diz que João é uma graça de Deus para Isabel, a vizinhança e toda a humanidade.

Zacarias havia ficado surdo e mudo, e, com o nascimento do filho, volta a falar. Como um homem justo, começa a bendizer a Deus. A liturgia que ele dirigia no templo no dia do anúncio é agora retomada, em clima de louvor e festa. E a notícia se espalha e todo o povo fica sabendo o que Deus está fazendo pelo povo. E todos se enchem de admiração e respeito pelo que estava acontecendo. O medo faz calar, a admiração faz proclamar.

A vizinhança se pergunta o que vai ser do menino. E o Evangelho diz que João é o escolhido por Deus para uma missão importante. Ele falará e agirá em nome de Deus, chamando à conversão, endireitando caminhos, propondo a justiça. A terá a grata satisfação de mostrar o Messias presente no mundo.

Nestes três dias que nos separam do Natal precisamos nos perguntar: Estamos vendo e reconhecendo as ações de Deus no meio de nós? Estamos anunciando as boas notícias de Deus? Estamos sendo meios de comunicação do Evangelho?

 (Pe. José Antônio de Almeida)

Reflexão do Papa Francisco

“Jesus afirma: “Na terra, a ninguém chameis “Pai”, porque um só é o vosso “Pai”, aquele que está no Céu” (Mt 23, 9). Todas as vezes que nos encontramos na condição de exercitar a paternidade, devemos lembrar-nos que nunca é exercício de posse, mas «sinal» que remete para uma paternidade mais alta. Em certo sentido, estamos sempre todos na condição de José: sombra do único Pai celeste, que “faz com que o sol se levante sobre os bons e os maus, e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores” (Mt 5, 45); e sombra que acompanha o Filho”. (Patris Corde, 7)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: