Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 604
Dia 17/12/2021 | 1º dia da Novena de Preparação
ao Natal
Evangelho segundo Mateus (1,1-17)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo do Advento
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Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando: “Ó vem, Senhor, não tardes mais!”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GV-waMJLivY)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Mateus 1,1-17
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
As genealogias servem para assegurar a
pertença de uma pessoa a uma família ou a um povo, e garantir uma origem
legítima
·
Na genealogia de Jesus, Mateus rompe com a
tradição e inclui nela figura de mulheres, todas humilhadas e marginalizadas
·
Com isso, sublinha que o nascimento de Jesus e
a irrupção do Reino de Deus rejeita também o poder patriarcal
·
Tanto Jesus como Maria têm suas raízes no pai
do povo hebreu, do qual são legítimos herdeiros
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3) Medite a Palavra de Deus
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Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, nesse momento?
·
Retome a genealogia, prestando atenção na
inserção das figuras femininas e em algumas omissões (Moisés, os Profetas...)
·
Perceba a mudança da lógica narrativa quando
fala da geração de Jesus em Maria: “Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual
nasceu o Cristo”
·
Qual é a relevância, e o que significa, para
você, lembrar que Maria pertence a um povo que tem líderes exemplares e outros
tantos medíocres e violentos?
·
O que significa o fato de Maria ser citada
entre mulheres desprezadas?
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Procure identificar, entre seus antepassados,
as pessoas que a família não gosta de citar como parentes
·
Se achar oportuno
e possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Recorde a carente das gerações que antecederam
você, e bendiga a Deus pela herança genética, cultural e espiritual que você
recebeu delas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus?
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
O que fazer para que nossas comunidades
cristãs sejam um lugar especial de acolhida e proteção às pessoas
marginalizadas?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: “Jesus,
que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade desperta e
em pé!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com a canção “Vem,
Senhor, vem salvar teu povo...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=w_m8tqzljkA)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Mateus 1,1-17
As genealogias bíblicas nos parecem hoje enfadonhos
e inúteis. Mas, para a cultura de então, era um modo de assegurar a pertença a
um povo. No caso do evangelho de hoje, Mateus, mesmo sem apresentar uma
genealogia completa (Moisés e os profetas não são citados), demonstra que Jesus
pertence ao povo hebreu, é um israelita legítimo, um descendente de Davi.
As genealogias são tradições patriarcais, centradas
nas figuras masculinas. Mas Mateus incluiu cinco mulheres na genealogia de
Jesus: Tamar (filha de prostituta), Raab (prostituta cananéia), Rute
(estrangeira, pertencente a um povo acusado de ter se originado de um incesto),
a “mulher de Urias” (mulher sem nome, abusada sexualmente pelo rei Davi) e
Maria de Nazaré.
Incluindo estas mulheres nas origens de Jesus,
Mateus deslegitima o patriarcado, sublinha a providência de Deus e destaca a
inclusão de pessoas e povos marginalizados nos seus planos e intervenções.
Silenciando sobre o pai biológico de Jesus (“José, esposo de Maria, da
qual nasceu Jesus”, Mateus deslegitima mais uma vez a ideologia e o
domínio patriarcal
Maria é incluída no grupo das outras quatro
mulheres (ela é filha da humanidade e, como Jesus, descendente de Abraão, o pai
do povo hebreu). Ao mesmo tempo, Maria expressa uma novidade: nela se manifesta
a encarnação de um Deus que intervém na história elevando os humilhados e
relativizando os poderes e ideologias, inclusive o patriarcado. E Jesus,
compartilhando conosco as raízes humanas, é o Filho de Deus, enviado para que
sejamos plenamente humanos.
O evangelho de hoje ilumina o primeiro dia da do
Natal. Ele nos convoca a acolher Jesus como Filho enviado por Deus, como irmão
da humanidade. Como ele, somos acolhidos pelo Pai e por ele enviados/as para
levar todas as pessoas a serem a grande família de Deus, sem exclusões.
“Fratelli tutti”, como diz o Papa.
(Itacir
Brassiani msf)
Reflexão do Papa Francisco
Como fez com Maria, manifestando-Lhe o
seu plano de salvação, Deus também revelou a José os seus desígnios por meio de
sonhos. No segundo sonho, o anjo ordena a José: “Levanta-te, toma o menino e
sua mãe, foge para o Egito e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procurará
o menino para o matar” (Mt 2,
13). José não hesitou em obedecer, sem se questionar sobre as dificuldades que
encontraria: “E ele levantou-se de noite, tomou o menino e sua mãe e partiu
para o Egito, permanecendo ali até à morte de Herodes” (Mt 2, 14-15).” (Patris Corde, 2)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários da Sagrada
Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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