segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 593

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 593

Dia 06/12/2021 | 2ª Semana do Advento | Segunda-feira

Evangelho segundo Lucas (5,17-26)

(1)    Coloque-se em atitude de oração  

·          Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·          Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·          Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·          Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·          Tome consciência de si mesmo/a e do tempo do Advento

·          Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·          Prepare-se cantando: Envia tua Palavra, palavra de salvação” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8DSQfRdpRQ4)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·          Leia com toda a atenção o texto de Lucas 5,17-26

·          Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·          O alegre anúncio dos anjos aos pastores na noite do natal mostra-se verdadeiro e credível na vida apostólica de Jesus

·          Ele é ensina e é a boa notícia de Deus para todos os povos, especialmente para quem sofre mais ou tem mais necessidade

·          Em Jesus, Deus reestabelece a comunhão dos pecadores com Deus, e resgata e promove a vida integral das pessoas encurvadas

·          Jesus não se limita a pronunciar belos discursos, em ensinar doutrinas e orações, mas coloca as pessoas de pé, resgata a cidadania de todos/as

·          O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

(3)  Medite a Palavra de Deus

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, nesse momento?

·          O evangelho de hoje nos orienta para uma atitude madura e adequada na preparação do Natal: fazer o bem, apenas, mas sempre

·          Nossa fé em Jesus precisa se concretizar em gestos e iniciativas que possibilitem às pessoas vulneráveis uma vida melhor

·          Reconstrua a cena e participe dela, observando o paralítico, as pessoas que o carregam, Jesus e os escribas e fariseus

·          Quem são as pessoas que levaram ou levam você ao encontro restaurador com Jesus de Nazaré?

·          Quais são as pessoas que você e sua família estão levando ao encontro de Jesus, para serem perdoadas e regeneradas?

·          Se achar oportuno e possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·          Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·          Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·          Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·          Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·          Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·          Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·          Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·          Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·          Que iniciativas poderíamos tomar para que nossa fé em Jesus e nossa celebração do Natal não fique apenas em sentimentos e presentes?

·          Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·          Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·          Recite ou cante a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade desperta e em pé!”

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Medite e reze com a canção “Das alturas orvalhem os céus, e as nuvens que chovam justiça!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Kj1eMZsnH-I)

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Pistas sobre Lucas 5,17-26

Jesus havia subido na barca de Pedro e, de dentro da frustração de uma noite de trabalho inútil, pregou a boa notícia do Reino de Deus. Depois, pediu que Pedro tentasse lançar as redes mais uma vez, e ele atendeu à Palavra de Jesus. A cena terminou com uma pesca abundante e um chamado a deixar de pegar peixe para reunir gente em torno de Jesus e do Reino de Deus.

Acompanhado dos primeiros seguidores, Jesus se dedica à formação deles, atende às necessidades do povo e tem seu primeiro encontro com os fariseus e doutores da lei que atuavam na Galileia. Um grupo de pessoas faz o possível e o impossível para levar até Jesus um homem paralítico.  Eles mostram que a fé gera, além de perseverança, criatividade e insistência.

Jesus observa atentamente o esforço daquela gente e, diante do olhar estupefato dos homens da religião, diz que é sinal inequívoco de fé, e declara que aquele paralítico está perdoado, que ele está em comunhão com Deus. Jesus não se detém a pronunciar belas palavras ou fazer promessas animadoras, mas atua em nome de Deus, defendendo a dignidade das pessoas.

A iniciativa de se dirigir ao paralítico é de Jesus, que age comovido pelo gesto inusitado daqueles que o carregavam. Os escribas e fariseus reagem, pois não admitem que Jesus possa agir em nome de Deus e perdoar pecados sem passar pelo templo, pelos ritos e sacrifícios. Mas Jesus não faz caso, e deixa claro que ele oferece uma salvação integral. Por isso, manda que o paralítico se levante.

Vendo isso, ao contrário do que fazem os líderes religiosos, o povo louva a Deus, pois reconhece em Jesus a ação salvadora de Deus. E o homem curado mostra que a cura foi integral: enfrenta os dirigentes judeus e louva a Deus, reconhecendo em Jesus a visita de Deus. Tornou-se um homem novo, capaz de caminhar e crer por si mesmo. É isso que celebraremos no Natal que se aproxima e preparamos no Advento. Que o Senhor nos faça nascer de novo!

 (Itacir Brassiani msf)

 

Reflexão do Papa Francisco

O Filho de Deus vem ao mundo, assumindo uma condição de grande fragilidade. Necessita de José para ser defendido, protegido, cuidado e criado. Deus confia neste homem. Neste sentido, São José não pode deixar de ser o Guardião da Igreja, porque a Igreja é o prolongamento do Corpo de Cristo na história. José, continuando a proteger a Igreja, continua a proteger o Menino e sua mãe; e também nós, amando a Igreja, continuamos a amar o Menino e sua mãe”. (Patris Corde, 5)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: