Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 601
Dia 14/12/2021 | 3ª Semana do Advento | Terça-feira
Evangelho segundo Mateus (21,28-32)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo do Advento
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando: “Ó vem, Senhor, não tardes mais!”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GV-waMJLivY)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Mateus 21,28-32
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
No templo, onde voltou para curar e ensinar,
Jesus é questionado pelos chefes dos sacerdotes e anciãos (judiciário leigo)
·
Jesus os provoca com uma parábola, e diz que
eles são piores que os cobradores dos impostos e as prostitutas
·
Escutando a pregação de João Batista, estes
endireitaram seus caminhos em direção à justiça e a retidão
·
A preparação para o Natal implica em ações
concretas e coerentes com Jesus e seu Evangelho
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, nesse momento?
·
Releia atentamente a parábola e a
interpretação que o próprio Jesus dá a ela, chamando-nos a um caminho de
justiça
·
Será que às vezes também nós estaríamos
reduzindo a fé a puras intenções, palavras e promessas?
·
Será que também hoje, nós, que animamos nossas
Igrejas, não estaríamos sentindo-nos melhores e superiores que os outros/as?
·
Será que a adesão ao Evangelho e a mudança de
vida de muitas pessoas pobres e incultas não nos chamam a uma mudança?
·
Se achar oportuno
e possível, leia as “pistas” (página 3)
(4)
Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Cante ou reze: Eis-me aqui, Senhor! Eis-me
aqui, Senhor! Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor! Eis-me aqui,
Senhor! (https://www.youtube.com/watch?v=6bFx0GZZE3Y)
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus?
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Como superar a tentação de aprisionar a força
da fé a meras declarações formais e teóricas, essa tentação que ronda muitos/as
de nós?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: “Jesus,
que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade desperta e
em pé!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com a canção “Vem,
Senhor, vem salvar teu povo...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=w_m8tqzljkA)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Mateus 21,28-32
Os versículos do evangelho de hoje
prosseguem o trecho que meditamos ontem. Jesus continua no mesmo lugar (o
templo) e a discussão prossegue com os mesmos interlocutores: a elite religiosa
e social (chefes dos sacerdotes e anciãos). A menção a João Batista e o tempo
litúrgico de Advento que vivemos dão conotações especiais a esta passagem.
Esta é a primeira de três parábolas
que Jesus dirige à elite religiosa que o persegue, nas imediações do templo.
Ele começa com uma pergunta, convocando os interlocutores a tomarem posição, e
é Jesus mesmo quem propõe uma interpretação da parábola. A ênfase está colocada
claramente sobre a figura do pai e a prática concreta da sua vontade.
Os dois filhos mencionados na
parábola são personagens que correspondem, por um lado, aos pecadores/as, que
aceitam a pregação de João Batista e de Jesus e se tornam discípulos/as, e, por
outro lado, à elite religiosa, que se fecha tanto a João como a Jesus. A
própria interpretação de Jesus não deixa dúvidas. Convocados a emitir um juízo
sobre a atitude contrastante dos personagens, os sacerdotes e anciãos se
autocondenam.
A sentença de Jesus é clara e
provocadora: os cobradores de impostos e as prostitutas (ambos catalogados
entre os piores pecadores) precedem (no presente!) a elite religiosa no Reino
de Deus, porque aceitaram o caminho da justiça e da conversão pregado por João.
A elite, em vez disso, não acreditou em João, e, nem mesmo vendo o testemunho
deles, mudaram de atitude.
Nossa adesão à vontade do Pai deve
ser firme e duradoura, e ser demonstrada em ações concretas. Trata-se de um
“caminho de justiça”, ou seja, de ação coerente com a pauta de justiça,
solidariedade e transformação do Reino de Deus. Nossa adesão ao espírito
natalino é coerência com o Evangelho de Jesus, e não pode se resumir a belos
cânticos e palavras bonitas.
(Itacir
Brassiani msf)
Reflexão do Papa Francisco
“A realidade, na sua misteriosa
persistência e complexidade, é portadora dum sentido da existência com as suas
luzes e sombras. Longe de nós pensar que crer signifique encontrar fáceis
soluções consoladoras. Antes, pelo contrário, a fé que Cristo nos ensinou é a
que vemos em São José, que não procura atalhos, mas enfrenta de olhos abertos
aquilo que lhe acontece, assumindo pessoalmente a responsabilidade por isso” (Gl 4, 19)”. (Patris Corde, 4)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada
Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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