Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 888
Dia 27/09/2022 | XXVI
Semana do tempo Comum | Terça-feira
Evangelho segundo
Lucas (9,51-56)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo ou cantando “Palavra de
salvação somente o céu tem pra dar” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=V12GZpBGNwM)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 9,51-56
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
·
Jesus está dedicado à formação dos discípulos, mas
percebe que eles resistem à ideia de um Messias despojado
·
Jesus percebe também a crescente rejeição que vem
sofrendo, mas toma a firme decisão de viver como quer o Pai: fazendo o dom da
própria vida
·
Por isso, Jesus reafirma sua decisão de “subir” a
Jerusalém, o que equivale a “ser elevado” na cruz e “descer” aos infernos
·
Enviados à frente de Jesus para preparar sua
passagem pela Samaria, os discípulos voltam a mostrarem intolerância, agora
diante da rejeição
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Contemple com a razão e com o coração a cena, e
perceba a firmeza estampada no semblante de Jesus
· Observe também os sinais de intolerância e raiva
chispando nos olhos de João e Tiago, e dos demais discípulos
· Será que também nós ainda vemos e esperamos em
Jesus apenas glória e triunfo, e desejamos fugir do rebaixamento e da cruz?
· Em que medida também
nós pensamos que somos enviados para julgar e punir, e não para preparar
espaços para Jesus?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Contemple Jesus em sua condenação e crucifixão, e
peça a ele a graça da simplicidade, da menoridade e da confiança
· Peça a Jesus a capacidade de invocar a conversão bênção
sobre quem hostiliza ou persegue aqueles/as que anunciam o Evangelho
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Que iniciativas
poderíamos tomar para “preparar espaços para Jesus”, mas sem afastá-lo do
caminho que o leva à Cruz?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça e reze com a “Canção dos
imperfeitos” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=W5U1WXzRv70)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Lucas 9,51-56
Este breve texto é uma espécie de
dobradiça que une as duas partes do Evangelho segundo Lucas. Ele nos diz que
“estava chegando o momento de Jesus ser elevado” (na cruz) e que, percebendo
isso, Jesus “tomou a firme decisão de partir para Jerusalém”. A primeira parte
apresenta o anúncio do reino de Deus e a formação dos discípulos, e a segunda,
o desfecho da sua missão, em Jerusalém.
Lucas usa palavras que revelam uma
decisão brusca e solene por parte de Jesus. “Subir” a Jerusalém, “ser elevado”
na cruz, “descer aos infernos” e “ser elevado ao céu” são expressões que
apontam para o único e mesmo projeto predominante na caminhada de Jesus. A
decisão firme de Jesus (“rosto retesado”) denota a percepção dos conflitos e
das tensões que o esperavam.
Tendo tomado esta decisão e em plena
consciência, e tendo que atravessar a região da Samaria, Jesus envia seus discípulos
à frente para preparar sua passagem. Desta vez, eles não são encarregados de
anunciar nada, mas para organizar a hospedagem da caravana. Como havia
previsto, a hospedagem foi rejeitada quando os samaritanos souberam que Jesus
estava se dirigindo a Jerusalém.
Lucas quer chamar a nossa atenção
para a atitude dos discípulos, e não para a rejeição por parte dos samaritanos.
A reação de Tiago e João (que haviam participado com Pedro da cena da
transfiguração) é uma reedição daquela que esboçaram diante de uma pessoa que
expulsava demônios em nome de Jesus mas não os seguiam.
O desejo de fazer descer fogo do céu
e destruir os samaritanos, já discriminados pelos judeus, é uma reação
ilustrativa de quem ainda não havia entendido e aceitado o caminho de Jesus, e
ainda esperava dele apenas triunfo e glória. É uma visão fanática e uma atitude
integrista e intolerante, como está em moda de novo hoje.
Jesus repreende Tiago e João, assim
como todos os que esperamos dele apenas triunfo e glória. Ele não nos chamou e
enviou para antecipar o castigo, mas para preparar espaços para acolhê-lo.
Diante da rejeição, não cabe a violência.
(Itacir
Brassiani msf)
Vocação: graça e missão
“O Papa Francisco nos convida a ser gente mais
de primavera do que de outono. O cristão vê nos galhos os botões de um mundo
novo mais que as folhas amarelas que vão cair. Não nos refugiamos na nostalgia
e no lamento, porque sabemos que Deus nos quer herdeiros de uma promessa e
cultivadores incansáveis de sonhos. Com os braços da esperança cristã, os
braços da cruz de Cristo, queremos lançar um olhar especial à pessoa humana
como vocacionada” (Texto-Base
do 3º Ano Vocacional [2022-2023], §
167).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar
a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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