Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 884
Dia 23/09/2022 | XXV
Semana do tempo Comum | Sexta-feira
Evangelho segundo
Lucas (9,18-22)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo ou cantando: Toda
semente é um anseio de frutificar, e todo fruto é uma forma de a gente se
dar! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=6zVtdZCdvF0)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 9,18-22
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Mesmo tendo encontrado pessoalmente a Jesus,
Herodes não o conheceu verdadeiramente, pois continuou violento e assassino
· Para conhecer Jesus não basta ler sua biografia,
ler os evangelhos, ser batizado ou acreditar nos seus milagres
· Para conhecer Jesus é preciso ter uma reta
motivação, colocar-se numa perspectiva de solidariedade, busca e esperança
· A vida e a
missão de Jesus têm conotações claramente proféticas, mas
ele é maior que qualquer modelo profético que o antecedeu
· O reconhecimento e o seguimento de Jesus não são
passaporte para o sucesso e a prosperidade, mas risco de rejeição
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Retome a cena, as palavras e as orientações concretas
de Jesus no evangelho de hoje
· Deixe-se surpreender pelo encontro vivo com Jesus e
com seu Evangelho (seu exercício diário de Leitura Orante!)
· Procure superar a expectativa de que em Jesus
seremos beneficiados por eventos grandiosos e miraculosos
· Contemple a
compaixão e a presença ativa de Jesus junto do povo, inclusive na perseguição e
na morte na cruz
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Dialogue com
Jesus, balbuciando e esboçando sua resposta pessoal e existencial à pergunta
que ele lhe dirige
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Há algo a mudar na sua ideia sobre Jesus, na imagem
que você tem dele, naquilo que você diz sobre ele às pessoas?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça e reze com o refrão “Eu creio na semente”
(Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GcYEy0DdYcc)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Lucas 9,18-22
Ontem meditamos sobre o trecho do
evangelho no qual Lucas nos apresenta as perguntas e hipóteses que Herodes
levantava sobre a identidade e a missão de Jesus. Perseguido pelo medo de
enfrentar um concorrente, e de represálias por ter assassinado João Batista, o
rei da Galileia desejava ver Jesus por pura curiosidade, sem nenhuma vontade de
levá-lo a sério.
Depois da multiplicação dos pães para
os famintos, o próprio Jesus dá voz à pergunta sobre quem ele é, pedindo que
seus discípulos o coloquem a par das opiniões que circulam entre o povo, e isso
não porque estivesse preocupado com uma possível baixa do seu índice de
popularidade. As opiniões convergem para sua identidade profética, de que ele é
algum profeta importante que voltou à vida.
Jesus espera dos seus discípulos uma
resposta nova, pessoal, envolvente. Tomando a palavra em nome dos demais, Pedro
embarca na ideia de que a chegada do messias esperado seria precedida pelo
retorno do profeta Elias, e declara que Jesus é o messias/ungido de Deus. Jesus
proíbe que isso seja anunciado ao povo, pois sente necessidade de corrigir e
esclarecer o que isso significa (pois temos outros messias, inclusive um
assentado na cadeira presidencial!).
Para evitar mal-entendidos, Jesus nunca
fala de si mesmo como “Messias”, mas prefere autodenominar-se “Filho do Homem”.
Com isso, sublinha várias coisas: sua consciência da necessidade de enfrentar a
violência e passar pela cruz; que a fidelidade e a coerência com a vontade do
Pai desembocam na perseguição; que isso tudo faz parte do plano de Deus, mas
não é uma espécie de suicídio premeditado; que Deus mostra sua força na
fragilidade, na pobreza e no despojamento.
Para Jesus, a vontade do Pai é absolutamente
soberana, e não passa necessariamente pela religião e seus espaços e agentes,
tanto que faz questão de ressaltar que é nas mãos deles que irá sofrer. Isso pede
obviamente uma revisão da nossa ideia de Deus e uma crítica avaliação das
práticas das Igrejas e seus agentes. Será que o querer de Deus é a
multiplicação de dízimos, orações e cultos?
(Itacir
Brassiani msf)
Vocação: graça e missão
“A espiritualidade vocacional predispõe mente
e coração, desperta a sensibilidade para ouvir e responder ao chamado, evitando
que seja algo apenas teórico ou restrito ao âmbito do discurso. Se a teologia
faz referência à mente ou à razão, a espiritualidade se refere ao coração ou
aos sentimentos. Uma pessoa sensível é capaz de perceber as necessidades do
outro e encher-se de compaixão, como Jesus, ao ver as multidões cansadas e
abatidas como ovelhas sem pastor” (Texto-Base
do 3º Ano Vocacional [2022-2023], §
154).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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