Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 729
Dia 20/04/2022 | Oitava da Páscoa | Quarta-feira
Evangelho segundo Lucas (24,13-35)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você não seja
interrompido/a
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o Salmo 117: “Este
é o dia...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7sFZ_4fZJOE)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Lucas
24,13-35
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Diversamente
daquilo que imaginamos, a ressurreição de Jesus não é uma evidência que se
impõe de modo indiscutível
·
Os
registros bíblicos deixam muito claro que trata-se de uma convicção que vai se
criando lentamente e contra as evidências
·
É
uma experiência de consolo, paz e confirmação, mas, ao mesmo, tempo, de
chamamento ao risco, ao conflito, à profecia perigosa
·
Pode
parecer contradição: a ressurreição de Jesus não nos livra da morte, mas nos
coloca num caminho que pode conduzir à morte
·
Trata-se
de uma reviravolta nos nossos projetos, da prioridade absoluta da justiça e da
fraternidade sobre todas as coisas
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?
·
Leia
atentamente, sem pressa e com todos os sentidos, palavra por palavra, gesto por
gesto, esta cena dos discípulos de Emaús
·
Preste
atenção na atitude de Jesus, nas perguntas que faz, na sua forma de conduzir ao
entendimento da vida e das escrituras
·
Como
entender a cegueira e falta de discernimento para entender a realidade de Jesus
por parte dos discípulos de Emaús e de hoje?
·
O
que significa para nós hoje, voltar a Jerusalém, mesmo no escuro? Apenas
encontrar os irmãos, ou também enfrentar riscos?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
·
Procure
verbalizar em sua oração o que a experiência destes dois discípulos e deste
tempo pascal suscita e faz germinar em você
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
·
O
que a fé em Jesus crucificado e ressuscitado coloca em cheque na Igreja e na
sociedade de hoje?
(6)Retorne à vida
cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite a invocação: “Jesus
ressuscitado, vencendo a opressão e a morte, tu fazes a nossa esperança a cada
dia mais forte!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com canção pascal “Fica
conosco, Senhor!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=G7UNHSbjl_U)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Lucas 24,13-35
Os evangelhos
fazem questão de revelar as dificuldades e a lentidão com que os discípulos e
discípulas vão acolhendo a ressurreição de Jesus Cristo. Nisso, o episódio de
hoje é paradigmático. Os discípulos estão desolados, e caminham como cegos.
Para eles, o fracasso de Jesus fora completo e arrasador. Eles não conseguem
conciliar a esperança suscitada por Jesus com ele pregado na cruz.
Mas o próprio
Jesus se aproxima deles, discretamente, e puxa conversa. Começa perguntando pelo
assunto sobre o qual falam e pelo motivo da tristeza. Com a sabedoria de
mestre, Jesus conduz os discípulos ao coração da própria dor e ao aspecto
central dos acontecimentos. E faz isso caminhando, voltando ao passado, ao
secreto e misterioso lugar onde dormiam as esperanças deles.
Caminhando e
dialogando com os discípulos, Jesus provoca neles a abertura a uma imagem de
Deus despida de poder e de saber. E sua catequese paciente e lúcida acaba
abrindo algumas pequenas brechas na terra seca dos pensamentos e sentimentos
deles. Eles percebem que é tarde, e que um caminho sem esperanças não leva a
lugar nenhum. E convidam o inesperado companheiro a desfrutar da hospitalidade
e a dividir com eles o pão seco da dor.
A sede de
companhia, somada ao desejo de partilhar o pouco que lhes resta, acaba
abrindo-lhes as portas e acendendo uma luz. Acolhendo o “forasteiro” e
partilhando com ele a vida e o pão, os discípulos passam da cegueira à visão,
da frustração à alegria, da escuridão à luz. E o paradoxal disso tudo, é que
isso ocorre no mesmo momento em que Jesus deixa de ser visível a eles. Quando a
luz da fé começa a brilhar, dispensamos o apoio de algumas experiências
demasiadamente sensíveis.
O exercício da
hospitalidade e da partilha abre-lhes a possibilidade de fazer uma releitura
daquilo que viveram, compreender melhor o que sentem e descobrir o significado
daquilo que acontecera. Só então eles dão atenção ao que sentiam na estrada:
“Não estava o nosso coração ardendo quando ele nos falava pelo caminho?” Que o
Evangelho de Jesus aqueça, também hoje, nosso coração!
(Itacir Brassiani msf)
Alegria e esperança
“O mistério do ser humano só se ilumina de fato à luz do
mistério do Verbo encarnado. O primeiro homem, Adão, era imagem do futuro, o
Cristo Senhor. Ao revelar o mistério do Pai e de seu amor, Jesus Cristo manifesta
plenamente aos seres humanos o que é o ser humano e a sublimidade da vocação
humana. Ele é imagem do Deus invisível
homem perfeito, que restituiu aos filhos de Adão a integridade
violada. Pela sua encarnação, o Filho de Deus, de certo modo, uniu-se a todos
os seres humanos”. (Vaticano
II, Gaudium et Spes, § 22)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário