Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 731
Dia 22/04/2022 | Oitava da Páscoa | Sexta-feira
Evangelho segundo João (21,1-14)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você não seja
interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
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Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo que vivemos
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Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o Salmo 117: “Este
é o dia...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7sFZ_4fZJOE)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de João
21,1-14
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
A
ressurreição de Jesus não é uma evidência; isso não acontece nem com os
discípulos!
·
Os
vários registros bíblicos deixam muito claro que trata-se de uma convicção que
se desenvolve muito lentamente
·
Depois
de se manifestar a Maria Madalena, e duas vezes aos discípulos, os apóstolos
têm dificuldades de reconhece-lo no lago
·
A
tentativa de voltar a ser pescadores termina em frustração, e a realidade só
muda quando eles obedecem à Palavra de Jesus
·
Mais
uma vez, Jesus trata seus discípulos desertores com ternura de amigo, e os
acolhe com peixe assado e pão
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?
·
Leia
atentamente, palavra por palavra, gesto por gesto, esta cena depois da
manifestação de Jesus a Tomé e aos demais apóstolos
·
Preste
atenção nos gestos e palavras: pergunta se eles têm pão; manda lançar as redes
de novo; oferece peixe e pão
·
O
que significa a decisão de voltar à pesca, o insucesso que experimentam, e uma
nova tentativa à ordem de Jesus?
·
O
que esse terceiro encontro de Jesus crucificado e ressuscitado com seus
discípulos significa para nós hoje?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
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Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
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Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
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Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
·
Procure
verbalizar em sua oração o que a contemplação da experiência destes discípulos
suscita em você
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
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Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
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Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
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Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
·
Á
luz da obediência dos discípulos à Palavra de Jesus à beira do lago, o
precisamos mudar em nossas comunidades e Igrejas?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite a invocação: “Jesus
ressuscitado, vencendo a opressão e a morte, tu fazes a nossa esperança a cada
dia mais forte!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com canção pascal “Fica
conosco, Senhor!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=G7UNHSbjl_U)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre João 21,1-14
O conjunto dos
relatos dos evangelhos nos leva a compreender que a ressurreição de Jesus está
ligada ao testemunho da tumba vazia, mas passa pela experiência pessoal da
presença do crucificado e ressuscitado, e nos leva ao testemunho vivo, corajoso
e público de que ele vive, e seu projeto de vida continua válido. É para isso
que recebemos seu Espírito.
No trecho do
evangelho de hoje, nos João conta como Jesus ressuscitado aparece uma terceira
vez, a sete apóstolos, às margens do lago de Tiberíades. É difícil entender por
quê, mesmo depois da manifestação a portas fechadas na noite da páscoa, do
sopro do Espírito Santo sobre eles, e da nova manifestação com a presença de
Tomé, os discípulos continuam desanimados e incrédulos.
Envolvidos por
uma noite existencial e ideológica, sete deles, liderados por Pedro, decidem
voltar atrás, e, aparentemente, retomar o ofício que haviam abandonado para
seguir Jesus. É como se o sonho tivesse acabado em pesadelo, e o único desejo deles
fosse voltar à “velha normalidade”. Mas, apesar da experiência e do empenho,
experimentam uma frustração ainda mais forte e profunda que aquela provocada
pela crucifixão de Jesus.
Além de estarem
sem rumo, os discípulos sentem também a falta de algo que os alimente. Eles haviam
esquecido que o alimento do discípulo é fazer a vontade do Pai e completar sua
obra (cf. Jo 4,34), e que só Jesus tinha palavras de vida eterna (cf. Jo 6,68).
Na fuga para trás, vivem a noite escura da fé. Para reencontrar a vida,
precisam confiar de novo na Palavra de Jesus. E é isso que fazem.
Meio a
contragosto, e sem saberem de quem partia exatamente a ordem, eles lançam de
novo a rede. E, além de um surpreendente e inesperado êxito na pesca, recuperam
a coragem de se jogar no mar bravio do testemunho e da profecia. Diante da pesca abundante, mas ainda dolorido
pelo seu “papelão” durante a paixão, Pedro se joga no mar e vai ao encontro de
Jesus, que esperava e recebe os discípulos, com peixe e pão. Mas a reação deles
parece uma mistura de vergonha e desconfiança, sem sinais de alegria. Por quê?
(Itacir Brassiani msf)
Alegria e esperança
“O Concílio manifesta sua
união, atenção e amor para com toda a família humana em que se acha inserido. A melhor maneira de fazê-lo é abrir um diálogo com todos os seres humanos a respeito de nossos
problemas comuns, recorrendo à luz do Evangelho e se colocando a serviço do
gênero humano, com as forças salutares que a Igreja, conduzida pelo Espírito
Santo, recebeu de seu fundador. A pessoa
deve ser salva e a sociedade, consolidada!” (Vaticano II, Gaudium et Spes, § 3)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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