Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 716
Dia 07/04/2022 | Quaresma | Quinta Semana | Quinta-feira
Evangelho segundo João (8,51-59)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você não seja
interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
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Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo que vivemos
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Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
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Prepare-se ouvindo a canção A
palavra de Deus ouvida ... (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jg_geU66pxE)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
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Leia com toda a atenção o texto de João
8,51-59
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Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Continuamos
com a discussão entre Jesus e o “pessoal do templo”, em frente ao tesouro do
templo
·
O foco da discussão é a identidade e as
pretensões de Jesus, e em nome de quem ele faz o que faz e diz o que diz
·
Ao
distinguir-se de Abraão (o pai dos Judeus) e apresentar-se como Filho de Deus,
Jesus foge das malhas étnicas e nacionalistas
·
Jesus
reivindica para si o conhecimento de Deus como Pai, pois é sua ação que o
demonstra, enquanto é negado pelo templo
·
Acusando
Jesus de estar possuído, e pegando em pedras para mata-lo, os líderes provam
que o templo não é mais casa de Deus
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?
·
Releia o texto atentamente,
participe do debate, interaja com os protagonistas, perceba o que está em jogo
·
Qual é a imagem que fazemos de
Deus, e em que medida essa imagem nos emancipa e nos torna solidários e
libertadores?
·
Nossa imagem de Deus está preso a
ideologias como o machismo, o nacionalismo, o patriarcalismo, o liberalismo?
·
Em que medida, para defender nossa
ideia de Deus e nossa religião, somos capazes de usar de violência contra os
outros?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
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Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
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Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
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Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
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Peça
a Deus a graça de conhece-lo sem apossar-se dele, e de amá-lo amando a todas as
pessoas, em sua diversidade e originalidade
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
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Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
·
O
que fazer para libertar nossas igrejas de visões distorcidas de Deus e
ajuda-las a superar atitudes que discriminam e excluem?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite a invocação: “Jesus,
que nos falas com sabedoria e nos ensinas com amor, ajuda-nos a ser tal como
és!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com a canção A
verdade vos libertará (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=udLw5npxd74)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre João 8,51-59
O texto de ontem
terminava com Jesus indiretamente acusando as lideranças religiosas (“o pessoal
do templo”) de serem assassinas, e justificarem suas ações com uma imagem
pervertida de Deus. Na sequência, nega que eles sejam filhos de Abraão, e diz
que eles são filhos do diabo, ou filhos da mentira. A reação é violente: Jesus é
acusado de ser samaritano e estar possuído pelo demônio.
Quando Jesus
insiste que seu ensino ilumina e conduz à vida e à liberdade, que quem o segue
não será envolvido pelas trevas da morte, o pessoal do templo pensa ter
encontrado uma prova da sua loucura, pois a vida demonstra que todos morrem,
inclusive Abraão e os profetas. Eles não conhecem senão a vida mortal e a morte
amarga. Não conseguem entender que a vida pode ser vazia e tediosa, ou intensa
e indestrutível.
Essa discussão é
permeada de ironia, tanto por parte do pessoal do templo como de Jesus. Isso
aparece tanto nas perguntas como nas respostas de ambas as partes: “Quem
pretendes ser? Acaso és maior que nosso
pai Abraão?” “Não tens 50 anos e vistes Abraão?” Mas a ironia não toma o lugar
do conteúdo em discussão: Quem conhece a Deus e realiza as ações queridas por
ele?
Jesus não
reivindica nem recorre a títulos para falar de si mesmo. Ele conhece a Deus
como Pai, e demonstra que é seu Filho e seu Enviado porque participa da sua
ação em defesa do Homem. Tomando distância de Abraão, e afirmando que ele é pai
“de vocês”, Jesus escapa das amarras de raça e de nação. Deus, enquanto Pai,
alarga e estende nossos laços de fraternidade a toda a humanidade.
Por fim, Jesus
diz que Abraão exultou e se alegrou ao visualizar “o meu dia”. Não é Jesus que
viu Abraão, mas Abraão que viu profeticamente em Jesus o Enviado de Deus e o
início dos esperados tempos messiânicos. Quando Jesus afirma “antes que Abraão
existisse, eu sou”, a taça da raiva das lideranças do templo derrama: eles
pegam em pedras para executar Jesus, comprovando que são assassinos e que o
templo deixou de ser casa de Deus e se tornou lugar de comércio, violência e
morte.
(Itacir Brassiani msf)
“Fala com sabedoria, ensina com amor”
“O Evangelho revela
como Jesus atraía pessoas, grupos e a multidão sobretudo pelo seu modo de
ensinar. As atividades realizadas por ele podem ser resumidas basicamente em
três atitudes: anunciar, ensinar e curar. No entanto, parece que os atos de
ensinar e instruir sobressaem aos outros. Ele inicia seu ministério público
dando testemunho de vida, fazendo e ensinando”. (Texto-Base
da Campanha da Fraternidade 2022, § 144)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para
a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno
fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e
abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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