Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 735
Dia 26/04/2022 | Segunda Semana da Páscoa | terça-feira
Evangelho segundo João (3,7-15)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “Cristo venceu, aleluia!” (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5nQ8crGGZMk)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de João 3,7-15
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· No encontro com
Nicodemos, Jesus diz que, para entender o Reino de Deus e participar dele, é
preciso “nascer de novo”, recomeçar
· Mais que isso, é
preciso “nascer do alto”, do crucificado por amor, porque o apego exterior à
Lei produz a morte, e não a vida
· Jesus inclui a Lei
entre “as coisas da carne”, limitadas e precárias, superadas pelas “coisas do
Espírito”
· Deixar-se conduzir
pelo Espírito significa percorrer o caminho de Jesus, abrindo mão de coisas
seguras e arriscando-se com ele
· Jesus é Aquele que
“desceu” e aquele que “foi elevado”, o único caminho no qual os discípulos
podem encontrar vida e liberdade
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Leia atentamente, sem
pressa, palavra por palavra, este episódio e este diálogo tenso entre Nicodemos
e Jesus
· Retome o texto de
ontem, pois ambos estão interligados, e a compreensão de um depende do
entendimento do outro
· Para ser conduzido
pelo Espírito não basta rezar e cantar com emoção, falar em línguas: é preciso
renascer no amor solidário
· Todos corremos o risco
de imaginar-nos “mestres” nos assuntos de religião, esquecendo que, sobre Deus,
estamos sempre no “bê-á-bá”
· Tenhamos bem presente que
o Jesus glorificado e exaltado o é, especialmente, enquanto crucificado por
amor
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Que caminhos a Igreja
precisa trilhar para reconhecer que não sabe tudo sobre Deus e seu Reino, que
está em busca dele?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus ressuscitado, vencendo a opressão e a morte, tu fazes a nossa
esperança a cada dia mais forte!”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite
e reze com canção “Quando o Espírito de Deus soprou” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=m7vCLckRvMM)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e conclua seu momento de oração
Pistas sobre João 3,7-15
No diálogo com o
fariseu Nicodemos, Jesus insiste que, para nascer de novo, para ver e
participar do Reino de Deus, é preciso nascer do alto significa, o que significa
nascer da cruz, do crucificado, do “levantado”, no seguimento dele no amor que
esvazia para servir. Para Jesus, a vida não está na volta ao passado, está no
novo começo. Mas, Nicodemos se apega ao passado, a um determinismo que exclui a
possibilidade de mudança.
“Nascer do alto”
significa também renascer no Espírito. “Carne” representa o ser humano
inacabado, a condição humana frágil, sem plenitude, incapaz de amar: a mãe, a
raça, o povo, a estrutura, a instituição. Os fariseus e o aparato da Lei fazem
parte da carne, mas os fariseus imaginam que ela seja acabada e perfeita.
Espírito representa o reino de Deus, a universalidade, a esfera divina,
excelente e invisível, não manipulável.
Na perspectiva do
“diálogo formativo” de Jesus com Nicodemos, percebemos que Jesus crucificado,
Verbo encarnado, ocupa o lugar da Lei. Se entramos no dinamismo do Reino de
Deus, somos guiados e julgados pelo amor e é por esse critério que são aferidas
a bondade ou a maldade das ações humanas. Em Jesus, seu Filho amado, Deus não
age como juiz, mas como amante e doador da vida.
O conhecimento
suscitado pelo Espírito não se opõe à reflexão e ao estudo, mas atesta a
insuficiência destes. Para acessar o coração do mistério de Deus a fé é
necessária, mas ela é mais que simples confiança na palavra de uma pessoa
considerada superior. Fé é uma espécie de elevação e universalização do nosso
pensar e do nosso agir orientados à busca de soluções para os problemas
humanos.
Podemos falar
então de iluminação interior. Mas esse dom da iluminação supõe uma
disponibilidade de coração e uma verdadeira liberdade interior para abandonar
saberes aparentemente seguros. Esta sabedoria é fruto da Palavra de Deus,
aquela sabedoria que cada um/a de nós, como discípulos/as de Jesus, somos
chamados/as a descobrir na leitura e meditação da Palavra de Deus. Como
Nicodemos, estamos na noite, o momento especial da Palavra.
(Itacir Brassiani msf)
Alegria e esperança
“A inteligência humana domina o tempo, conhece melhor o
passado, graças à história, e analisa o futuro com métodos de prospecção e de
planejamento. O progresso das ciências biológicas, psicológicas e sociais, além
de possibilitar um melhor conhecimento do próprio ser humano, ajudam-no a
interferir tecnicamente na vida social, levando a humanidade a prever e a
programar o seu próprio desenvolvimento demográfico. Em conseqüência, as
comunidades locais tradicionais, passam
por profundas transformações” (Vaticano II, Gaudium et Spes, § 5-6).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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