Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 725
Dia 16/04/2022 | Semana santa | Sábado | Vigília pascal
Evangelho segundo Lucas (24,1-12)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você não seja
interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
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Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo que vivemos
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Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
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Prepare-se cantando o Salmo 117
(pascal): “Este é o dia...” (Aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=7sFZ_4fZJOE)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Lucas
24,1-12
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
A
crucifixão e morte de Jesus tornou-se pedra de tropeço a impedir a continuidade
do caminho daqueles que acreditaram nele
·
Para
eles estava claro que Aquele que abriu as portas da vida para muitos, estava
agora definitivamente entre os mortos
·
Mas
uma caravana de mulheres, habituadas às perdas e esperas, suspeita de que isso
não seja bem assim, e que a história continua
·
O
testemunho de que a pedra havia sido rolada e de que ele ressuscitara soou como
absurdo, inclusive aos apóstolos
·
Mas
o ousado anúncio das mulheres suscitou e sustentou os sutis brotos de
resistência e utopia, que acabaram florescendo
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?
·
Releia o texto com calma, prestando
atenção aos personagens, ao que eles fazem e ao que eles dizem
·
O que significa que, diante da
sepultura vazia, as mulheres ficaram sem saber o que fazer? Por que elas
sentiram medo?
·
Para você e para nós, comunidade
de discípulos, Jesus continua entre os mortos, é um personagem do passado?
·
Como testemunhamos hoje a
ressurreição de Jesus, de forma que nossa geração possa crer e aderir a Jesus e
seu Evangelho?
·
Quais são os anúncios e esperanças
que costumamos classificar como absurdos e sem sentido nos dias de hoje?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer
a Deus
·
Fale
a Deus das suas crises e escuridões interiores, das pedras que impedem que você
visualize outro mundo e creia que seja possível
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6)Retorne à vida
cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite a invocação: “Jesus,
que nos falas com sabedoria e nos ensinas com amor, ajuda-nos a ser tal como
és!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com canção pascal “Aleluia”,
de Handel (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=M-7KdocrTLc)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Lucas 24,1-12
O vazio da sepultura não é prova da
ressurreição, mas convida a perceber que as marcas dos pregos e o corpo
torturado não são a última palavra de Deus sobre a história. Na tumba vazia,
anjos e mulheres estão anunciando que o caos do lixo pode dar lugar a uma
criação harmoniosa, que o mar ameaçador pode ser atravessado a pé enxuto, que
os grupos dispersos podem ser reunidos, que os crucificados caminham à nossa
frente.
Aquelas mulheres madrugadoras estão a
nos dizer que, para entender o mistério da vida e da morte, precisamos retomar
a Palavra de Jesus, o dinamismo da sua compaixão e doação. Como discípulos
seus, não podemos insistir em buscar entre os mortos aquele que está vivo, em
enclausurar no passado aquele que é presente e futuro. A admiração diante do
túmulo vazio é apenas o começo, e não pode ser um convite a ‘voltar para casa’.
A ressurreição se multiplica como
semente no testemunho e nas iniciativas de discípulos e discípulas, comunidades
e Igrejas, grupos e movimentos. Como na ressurreição de Jesus, os sinais
pequenos e desprezíveis passam a ser reais e promissores. O batismo, recordado
e celebrado comunitariamente na vigília pascal, expressa este dinamismo na vida
de cada um de nós e da comunidade eclesial. Morreu o velho homem, nasceu uma
nova criatura!
Já vivemos e sofremos o bastante para
saber que esta passagem não é nem automática, nem evidente. Trata-se de um
projeto de vida que, para ser realizado, exige disciplina e empenho. A luta não
é apenas contra inimigos externos, mas pede vigilância sobre a permanente
tentação de ser o primeiro. Mas esta não é uma luta inglória, pois Jesus de
Nazaré, nosso irmão maior, já venceu a batalha, removeu muitas pedras, derramou
sobre nós seu Espírito.
Jesus é como uma pedra que os
construtores jogaram na caçamba de entulhos e que Deus transformou em que
sustenta todo o teto em forma de abóbada. Por isso, a páscoa pede que abramos
os olhos e as portas às pessoas e grupos sociais descartados como
desnecessários ou eliminados como incômodos.
(Itacir Brassiani msf)
“Fala com sabedoria, ensina com amor”
“Sendo a educação o meio que propicia o
amadurecimento integral ou a humanização da pessoa, a Igreja compreende que se
trata de um direito universal, seja na infância e juventude, seja na formação
continuada do adulto, para que cada pessoa possa desenvolver suas próprias
capacidades e colaborar com a sociedade. A esse direito inalienável a uma
educação digna corresponde, da parte da sociedade, uma obrigação também
fundamental de propiciar os meios necessários para que tal direito seja
concretizado para todos”. (Texto-Base da Campanha
da Fraternidade 2022, § 187)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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