Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 718
Dia 09/04/2022 | Quaresma | Quinta Semana | Sábado
Evangelho segundo João (11,45-56)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você não seja
interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo que vivemos
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Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
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Prepare-se ouvindo a canção A
palavra de Deus ouvida ... (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jg_geU66pxE)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de João
11,45-56
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Depois
da longa e tensa discussão com as lideranças do templo, Jesus se dedica à
pregação, quando é avisado da morte de Lázaro
·
Depois
de “chamar Lázaro para fora” e mandar que o desamarrem e o deixem andar, muita
gente aderiu a Jesus
·
Sem
nenhum interesse pela vida do povo, a elite religiosa se reúne e decreta a
morte de Jesus, sem nenhum processo
·
Justificam
esta decisão recorrendo à “lei de segurança nacional”: defesa do “lugar
sagrado” e “segurança da nação”
·
Jesus
se retira desse ambiente perigoso e perverso, e, longe do templo, acolhe
novos/as discípulos/as e oferece-lhes formação
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?
·
Releia o texto com calma, prestando
atenção aos personagens, ao que eles fazem e ao que eles dizem
·
Qual é o verdadeiro motivo da
reunião do Conselho, e o que eles temem a respeito de Jesus?
·
Que tipo de “leitura da realidade”
eles fazem? O que dizem de Jesus? Isso é verdade?
·
Como entender que as ações
emancipadoras e restauradoras de Jesus provoquem tanta indignação e violência
nas lideranças?
·
Elas
podem se arrogar a autoridade de representantes de Deus? O que isso significa
para as autoridades e lideranças cristãs de hoje?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
·
Peça
a Deus pela sua comunidade eclesial: que ela não use o nome de Deus para
oprimir, dominar e perseguir ninguém
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite a invocação: “Jesus,
que nos falas com sabedoria e nos ensinas com amor, ajuda-nos a ser tal como
és!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com a canção A
verdade vos libertará (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=udLw5npxd74)
·
Assuma um compromisso pessoal de conversão
e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre João 11,45-56
Na meditação de
ontem, Jesus concluía o debate com as lideranças do templo reafirmando sua
filiação divina – suas ações o fazem parecido com o Pai – e que a elite
religiosa é filha da idolatria (que a tradição judaica chama de prostituição),
pois rejeita, persegue e quer matar Jesus, assim como os discípulos fiéis a
ele.
Na cena de hoje,
que está situada depois da ressurreição de Lázaro, estas mesmas “autoridades”
confirmam a decisão de eliminar Jesus, dispensando qualquer processo
minimamente legal. Diante da crescente adesão do povo a Jesus, elas sentem
estar perdendo a influência e terreno. Então, reúnem o “conselho superior” (o
Sinédrio) para tomar uma decisão.
As lideranças
religiosas do templo não toleram pessoas livres, conscientes e vivas. Como
Jesus e sua pregação são os responsáveis por isso, reúnem-se os que pretendem
representar os “interesses de Deus”, seja pelo cargo que exercem, seja pelo
saber que administram. Reunidos, fazem uma leitura negativa e tendenciosa dos
acontecimentos, não conseguem ver nada de bom e somente ameaça naquilo que
Jesus faz.
Pode parecer
incrível, mas esta gente não está interessada no cumprimento da vontade de Deus
e em proteger e melhorar a vida do povo, mas apenas com o risco de perder da
“clientela religiosa” para Jesus. Mas disfarçam, e justificam sua decisão
assassina acenando para o risco de que Jesus, agitando as esperanças do povo, provoque
uma represália romana. Em outras palavras, apelam à “lei de segurança nacional”
para defender seus interesses.
Ironicamente,
Caifás, em nome do conselho e como chefe que encarna perfeitamente a
instituição, opõe-se à ação de Deus em Jesus para “salvar” o “lugar de Deus”,
que é o templo. Isso faz com que Jesus se afaste do templo e se esconda, onde
atrai mais discípulos/as e se dedica à última etapa de formação deles/as antes
de ser levado à morte. Mas, com a morte na cruz, Jesus acaba decretando o fim
da identificação do povo de Deus com a nação judaica, pois abre as portas para
os “filhos de Deus dispersos”.
(Itacir Brassiani msf)
“Fala com
sabedoria, ensina com amor”
“O modo de ensinar de
Jesus transformou e ainda hoje pode mudar a vida de muitas pessoas. Ele ensina
a misericórdia e a acolhida que conduz à conversão. Dentre todas as
transformações que os ensinamentos de Jesus suscitaram, talvez a mais extraordinária
tenha ocorrida com os seus apóstolos. Pedro, por exemplo, deixou de ser
impetuoso. Na Paixão, era medroso, mas cheio de coragem em Pentecostes. Mateus
aceita deixar a vida de cobrador de impostos para se tornar discípulo”. (Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2022, § 151)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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