Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 713
Dia 04/04/2022 | Quaresma | Quinta Semana | Segunda-feira
Evangelho segundo João (8,12-20)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você não seja
interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
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Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo que vivemos
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Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
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Prepare-se ouvindo a canção A
palavra de Deus ouvida ...! (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jg_geU66pxE)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de João
8,12-20
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Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Jesus
estava correndo um perigo cada vez maior, mas nem por isso deixa de ir ao
templo e confrontar-se com as autoridades
·
Na
verdade, o deus do templo era o dinheiro, e a ele as lideranças sacrificavam a
vida do povo mediante as taxas e a exclusão
·
Aproveitando
as tochas acesas por ocasião da festa das tendas, Jesus se apresenta como luz
do mundo, colocando-se acima da Lei
·
A
reação dos fariseus não tarda, e vem como questionamento da credibilidade da
sua pretensão de ser o Messias, a luz do mundo
·
Jesus
recorre à sua experiência interior de ser filho e enviado do Pai, e acusa seus
opositores de nada saberem sobre Deus
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
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Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?
·
Estamos
entrando na última semana da quaresma, e o apelo à mudança de atitude se torna
cada vez mais contundente
·
Leia
atentamente o texto, participe da cena, interaja com os diversos personagens,
acolha a lição formativa de Jesus
·
Podemos
dizer que conhecemos realmente Jesus, de onde ele vem, o que ele faz, e para
onde nos conduz?
·
Será
que não estamos reduzindo Jesus a um homem piedoso, a um ser divino que ensina
leis, pune os culpados e premia os bons?
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Levando
a sério o que Jesus faz e diz, qual é o rosto e o coração de Deus que nele se
revela?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
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Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
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Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
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Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
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Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
·
O
que fazer para evitar que nossos templos e liturgias mais dificultam que
favorecem o encontro com Jesus e o Pai?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite a invocação: “Jesus,
que nos falas com sabedoria e nos ensinas com amor, ajuda-nos a ser tal como
és!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com a canção A
verdade vos libertará (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=udLw5npxd74)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre João 8,12-20
Embora estes
versículos estejam situados logo após o encontro de Jesus com a adúltera no
templo, eles estão tematicamente ligados ao final do capítulo 7. (Segundo a
maioria dos exegetas, o texto de João 8,1-11 é uma inserção tardia e não
pertence a João).
Jesus continua no
templo, próximo à sala do tesouro. Para Jesus, desde o início da sua missão, o
templo não é lugar da presença de Deus mas de exploração do povo e de ameaça e
risco para si mesmo. O deus do templo é o dinheiro, e é ali que a prisão de
Jesus é tramada.
Eram os dias da
festa das tendas, que recordava a peregrinação do povo pelo deserto. Fazia
parte da festa o acendimento de tochas luminosas em toda a área do templo, e a
luz das tochas remetia à espera do Messias, que, segundo Isaías, seria luz para
as nações.
Jesus desafia as
lideranças do templo e apresenta a si mesmo como a luz do mundo, a luz que
significa vida plena e liberta aqueles que estão envolvidos pela escuridão da
morte. Os fariseus reagem imediatamente, pois assim Jesus quer tomar o lugar da
Lei.
Mas Jesus não
está apelando a nenhum testemunho, mas falando da sua experiência interior e da
consciência de ser enviado pelo Pai, e convidando a seguir seus passos e,
assim, viver plenamente. Segui-lo implica em sair fora, ou libertar-se das
malhas do templo.
Ouvindo Jesus
afirmar sua origem divina e a retidão do seu projeto, os fariseus reagem com
ironia e hostilidade. Isso fica evidente na pergunta “onde está o teu pai?”
Jesus os acusa de não saberem nada sobre Deus, que é seu Pai e revela nela seu
rosto e seu coração. Quem não reconhece e aceita sua ação humanizadora também
não conhece o Pai, que afirma a dignidade humana.
No templo, lugar
que há tempo deixara de ser sagrado, ocorre um confronto radical entre Jesus e
os dirigentes, a vida e a morte, a luz e a escuridão, a verdade e a mentira. A
vida, a luz e a verdade estão em Jesus; a morte, a escuridão e a mentira estão
no templo. Mesmo contanto com o apoio do dinheiro e do poder, o templo nada
pode contra Jesus, que se mostra autônomo e toma a iniciativa.
(Itacir Brassiani msf)
“Fala com
sabedoria, ensina com amor”
“É preciso construir
caminhos educacionais em uma perspectiva de ecologia humana, que tenham como
ponto de partida a diversidade, e de uma “fala-ação” que constrói sistemas
capazes de promover o bem viver em uma perspectiva do humanismo solidário. Não
se pode precarizar o trabalho e a vida em nome da economia. Temos o desafio
permanente do diálogo como possibilidade de transformação do mundo, por ser um
caminho democrático”. (Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2022,
§ 135)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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