domingo, 17 de abril de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 727

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 727

Dia 18/04/2022 | Oitava da Páscoa | Segunda-feira

Evangelho segundo Mateus (28,8-15)

(1)Coloque-se em atitude de oração  

·          Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·          Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·          Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·          Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·          Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·          Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·          Prepare-se cantando o Salmo 117: Este é o dia...(Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7sFZ_4fZJOE)

 

(2)Leia o texto da Palavra de Deus

·          Leia com toda a atenção o texto de Mateus 28,8-15

·          Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·          Em movimento oposto aos apóstolos, as mulheres não se deixam dominar pela frustração e pelo medo, e vão à sepultura de Jesus

·          E acabam sendo as primeiras e saber que nenhuma pedra imobiliza Jesus, que a morte não o aprisionou

·          E são também as primeiras a ver Jesus e a anunciar essa boa notícia com alegria, reunindo de novo a Igreja desfeita pela cruz

·          No lado oposto, e no “andar de cima”, elabora-se mais uma mentira sofisticada e financiada por dinheiro, na tentativa de matar a esperança que é gerada nos “porões” da sociedade

·          O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)Medite a Palavra de Deus

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·          Leia atentamente, sem pressa e com todos os sentidos, palavra por palavra, gesto por gesto, esta cena protagonizada pelas discípulas

·          Por que elas, os fios mais frágeis que tecem a rede social e eclesial, são as primeiras a saber, a ver e a anunciar a ressurreição?

·          Terá o corpo masculino da Igreja caído sob a influência dos “podres poderes”, esquecido a força criadora e desconfiado delas?

·          Como podemos resgatar hoje o papel essencial das mulheres no testemunho da ressurreição e na reconstrução da Igreja?

·          O que significa hoje afirmar que Jesus “vai à nossa frente” e poderemos vê-lo na Galileia, onde iniciara sua missão?

·          Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)Reze com o texto lido e meditado

·          Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·          Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·          Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·          Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·          Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·          Procure verbalizar em sua oração aquilo que este tempo pascal suscita e faz germinar em você

 

(5)Contemple a vida à luz da Palavra

·          Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·          Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·          Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·          Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)Retorne à vida cotidiana

·          Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·          Recite a invocação: “Jesus ressuscitado, vencendo a opressão e a morte, tu fazes a nossa esperança a cada dia mais forte!”

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Medite e reze com canção pascal “Aleluia”, de Handel (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=M-7KdocrTLc)

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Pistas sobre Mateus 28,8-15

Crer na ressurreição de Jesus Cristo é mais uma tarefa que um ato de submissão ou concessão intelectual. Crer é caminhar, e crer em Jesus crucificado e ressuscitado significa percorrer com ele os caminhos do Reino de Deus, fazendo-se semente que não teme desfazer-se no ventre da terra, em gestos e sinais sempre frágeis mais infinitamente potentes e eloquentes.

Maria Madalena e “as outras marias” presenciaram um anjo rolando a pedra que lacrava a sepultura de Jesus, em meio a um terremoto que derrubou e adormeceu os guardas, souberem que a sepultura não reteve Jesus e que ele caminhava à frente delas para a Galileia, onde elas poderiam vê-lo.  Mas antes mesmo de fazerem o percurso de volta de onde haviam vindo seguindo Jesus, ele se manifesta a elas e lhes confere um mandato apostólico: “Vão avisar meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Aí eles me verão”.

Em clara oposição a esta alvissareira notícia e percurso do centro à periferia, os guardas vão à chefia do templo. E ali foi selada a mentira que acompanhou todo o processo movido contra Jesus: a elite subornou os guardas para que divulgassem a fake new, segundo a qual Jesus continuava morto, mas seu corpo havia sido roubado pelos discípulos. Na verdade, a memória viva de Jesus havia “tomado corpo” na missão e no testemunho corajoso dos/as discípulos/as.

Aquelas duas mulheres madrugadoras haviam intuído os dois pilares fundamentais da fé em Jesus Cristo: ele não faz parte do clube dos mortos, eliminados e anulados pelos poderosos; ele se deixa encontrar nas periferias e nas fronteiras, onde a dominação assume mil formas e os sinais do Reino de Deus avançam discreta e irreversivelmente. Os/as discípulos/as de Jesus não se deixam intimidar e menos ainda derrotar pela execução patrocinada pelos poderes estabelecidos, enquanto estes tremem, mentem e subornam para não aceitar a reviravolta.

Estas mulheres, sustentadas pelos sutis fios da esperança, confiam plenamente naquilo que ouvem, e se tornam alegres testemunhas, reúnem os discípulos e “refundam” a Igreja.

 (Itacir Brassiani msf)

Alegria e esperança

O cristão precisa sem dúvida lutar contra o mal através de todas as dificuldades, aceitando, inclusive, a morte. Associado ao mistério pascal e configurando-se ao Cristo na morte, caminha animado pela esperança da ressurreição. Isto não vale somente para os fiéis, mas para todos os homens de boa vontade, em cujo coração atua a graça, de maneira invisível. Como Cristo morreu por todos, todos são chamados a participar da mesma vida divina”. (Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, § 22)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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