Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 727
Dia 18/04/2022 | Oitava da Páscoa | Segunda-feira
Evangelho segundo Mateus (28,8-15)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você não seja
interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o Salmo 117: “Este
é o dia...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7sFZ_4fZJOE)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Mateus
28,8-15
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Em
movimento oposto aos apóstolos, as mulheres não se deixam dominar pela
frustração e pelo medo, e vão à sepultura de Jesus
·
E
acabam sendo as primeiras e saber que nenhuma pedra imobiliza Jesus, que a
morte não o aprisionou
·
E
são também as primeiras a ver Jesus e a anunciar essa boa notícia com alegria,
reunindo de novo a Igreja desfeita pela cruz
·
No
lado oposto, e no “andar de cima”, elabora-se mais uma mentira sofisticada e
financiada por dinheiro, na tentativa de matar a esperança que é gerada nos
“porões” da sociedade
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?
·
Leia
atentamente, sem pressa e com todos os sentidos, palavra por palavra, gesto por
gesto, esta cena protagonizada pelas discípulas
·
Por
que elas, os fios mais frágeis que tecem a rede social e eclesial, são as
primeiras a saber, a ver e a anunciar a ressurreição?
·
Terá
o corpo masculino da Igreja caído sob a influência dos “podres poderes”,
esquecido a força criadora e desconfiado delas?
·
Como
podemos resgatar hoje o papel essencial das mulheres no testemunho da
ressurreição e na reconstrução da Igreja?
·
O
que significa hoje afirmar que Jesus “vai à nossa frente” e poderemos vê-lo na
Galileia, onde iniciara sua missão?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
·
Procure
verbalizar em sua oração aquilo que este tempo pascal suscita e faz germinar em
você
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6)Retorne à vida
cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite a invocação: “Jesus
ressuscitado, vencendo a opressão e a morte, tu fazes a nossa esperança a cada
dia mais forte!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com canção pascal “Aleluia”,
de Handel (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=M-7KdocrTLc)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Mateus 28,8-15
Crer na
ressurreição de Jesus Cristo é mais uma tarefa que um ato de submissão ou
concessão intelectual. Crer é caminhar, e crer em Jesus crucificado e
ressuscitado significa percorrer com ele os caminhos do Reino de Deus,
fazendo-se semente que não teme desfazer-se no ventre da terra, em gestos e
sinais sempre frágeis mais infinitamente potentes e eloquentes.
Maria Madalena e
“as outras marias” presenciaram um anjo rolando a pedra que lacrava a sepultura
de Jesus, em meio a um terremoto que derrubou e adormeceu os guardas, souberem
que a sepultura não reteve Jesus e que ele caminhava à frente delas para a
Galileia, onde elas poderiam vê-lo. Mas
antes mesmo de fazerem o percurso de volta de onde haviam vindo seguindo Jesus,
ele se manifesta a elas e lhes confere um mandato apostólico: “Vão avisar meus
irmãos que se dirijam para a Galileia. Aí eles me verão”.
Em clara oposição
a esta alvissareira notícia e percurso do centro à periferia, os guardas vão à
chefia do templo. E ali foi selada a mentira que acompanhou todo o processo
movido contra Jesus: a elite subornou os guardas para que divulgassem a fake new, segundo a qual Jesus
continuava morto, mas seu corpo havia sido roubado pelos discípulos. Na
verdade, a memória viva de Jesus havia “tomado corpo” na missão e no testemunho
corajoso dos/as discípulos/as.
Aquelas duas
mulheres madrugadoras haviam intuído os dois pilares fundamentais da fé em
Jesus Cristo: ele não faz parte do clube dos mortos, eliminados e anulados pelos
poderosos; ele se deixa encontrar nas periferias e nas fronteiras, onde a dominação
assume mil formas e os sinais do Reino de Deus avançam discreta e
irreversivelmente. Os/as discípulos/as de Jesus não se deixam intimidar e menos
ainda derrotar pela execução patrocinada pelos poderes estabelecidos, enquanto
estes tremem, mentem e subornam para não aceitar a reviravolta.
Estas mulheres,
sustentadas pelos sutis fios da esperança, confiam plenamente naquilo que
ouvem, e se tornam alegres testemunhas, reúnem os discípulos e “refundam” a
Igreja.
(Itacir Brassiani msf)
Alegria e esperança
“O cristão precisa sem dúvida lutar contra o mal através de
todas as dificuldades, aceitando, inclusive, a morte. Associado ao mistério
pascal e configurando-se ao Cristo na morte, caminha animado pela esperança da
ressurreição. Isto não vale somente para os fiéis, mas para todos os homens de
boa vontade, em cujo coração atua a graça, de maneira invisível. Como Cristo
morreu por todos, todos são chamados a participar da mesma vida
divina”. (Concílio
Vaticano II, Gaudium et Spes, § 22)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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