Roteiro
de Leitura Orante do Evangelho 210
Dia
18/11/2020 | Quarta-feira | 33ª Semana do Tempo Comum
Evangelho
segundo Lucas (19,11-28)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e
tome a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio
interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo
ou cantando: Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será
acrescentado... (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ha0LjrEwrNU)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de Lucas 19,11-28
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· O encontro de Zaqueu com Jesus abre a porta para uma
vida honrada e solidária, de partilha e reparação do mal feito
· É desse modo que Deus reina: acolhendo os
marginalizados, abrindo a todos as portas da vida
· Mas há aqueles que esperam uma manifestação grandiosa
e espetacular do Reino de Deus
· Jesus conta esta parábola para enfatizar que o Reino
de Deus deve ser esperado realizando-o, na compaixão e na misericórdia
· Quem não o faz, está enganado com Deus e com seu
Reino, deve deixar a liderança e “pagar aluguel do nome de cristão”
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
· Retome esta parábola com atenção à figura do homem
nobre (Jesus) e do discípulo medroso e preguiçoso
· Observe que o rei é generoso, e não exigente, como
pensa e afirma o discípulo infiel
· Como nós imaginamos hoje a irrupção do Reino de Deus,
a gestação de “um outro mundo possível”, da terra sem males?
· Por que tantos setores da Igreja separam Jesus do
Reino de Deus, ou o substituem pela salvação da alma?
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Reze a oração que Jesus nos ensinou, pronunciando
lentamente cada expressão e percebendo como se relaciona com o Reino
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se achar
conveniente, leia a reflexão complementar que segue
· Faça uma oração
que resuma a experiência de oração de hoje
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!
· Reze com o canto: Dai-me
a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e pra pessoa certa... (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=JeGduLmY9H4)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
Reflexão complementar sobre Lucas 19,11-28
Esta parábola de Jesus é apresentada por Lucas na sequência da cena de
Zaqueu e no finalzinho da caminhada de Jesus a Jerusalém. Esta aproximação de
Jesus da capital e do templo suscita a pergunta pela possibilidade de uma
manifestação gloriosa e poderosa do Reino de Deus.
Jesus recorre a esta parábola para curar a “febre escatológica” que
contaminava parte dos discípulos/as, para desmontar uma expectativa
apocalíptica. O foco para o qual Jesus chama a atenção é para a figura do homem
nobre que viaja para ser coroado e do último empregado.
Os empregados são dez, e todos recebem 100 moedas de prata para
administrar. Não pediu nada mais. Na volta do rei, apenas três empregados são
citados. O primeiro revela que fez o valor recebido se multiplicar por dez. o
segundo, fez render cinco vezes mais. O terceiro devolveu apenas as 100 moedas
recebidas
Enquanto um grupo de concidadãos se manifestam contra a coroação do personagem
como rei, o terceiro empregado age guiado pelo medo, porque o rei seria muito
severo e exigente. Mas o rei não cobra nada, não toma de volta o que confiou
aos empregados e ainda confia àqueles que foram ativos o governo de um conjunto
de cidades.
A figura do rei representa Jesus, que vai a Jerusalém para ser coroado.
Seu reino se manifesta na acolhida de todas as pessoas como filhas de Abraão,
na cura de doenças, na integração dos excluídos. E cabe aos discípulos/as,
segui-lo e fazer o que ele fez e como fez.
A punição mais dura é reservada àqueles que rejeitam o que rei governe
sobre eles, enquanto que o servo medroso e preguiçoso perde a confiança e a
missão a ele confiada, porque não obedeceu e não foi fiel. Quanto mais fiéis
somos à missão, mais crescemos na comunhão com Jesus.
(Itacir
Brassiani msf)
Uma frase para pensar...
“Estender
a mão ao pobre nos leva a descobrir, antes de tudo a quem o faz, que dentro de nós existe a capacidade de
realizar gestos que dão sentido à vida. Infelizmente, sucede sempre com
maior frequência que a pressa faz cair
num turbilhão de indiferença, a tal ponto que se deixa de reconhecer todo o
bem que se realiza diariamente no silêncio e com grande generosidade.” (Papa Francisco, Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres,
2020)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho...
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para
iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em tempos de restrições à convivência e à movimentação
social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de
celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e
estéril.
Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a
liturgia diária. O grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma
sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam
mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos.
(Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)
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