Roteiro
de Leitura Orante do Evangelho - 201
Dia 09/11/2020 | Segunda-feira | Dedicação da Basílica de São João de Latrão
Evangelho
segundo João (2,13-22)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha um momento
adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha o lugar no
qual você se sinta bem
· Busque uma posição
corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda uma vela e
tome a bíblia em suas mãos
· Tome consciência
de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça silêncio
interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo
ou cantando: A Palavra está perto de ti: em tua boca, em teu coração! (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=70ikIPVilyM)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
· Leia com toda a
atenção o texto de João 2,13-22
· Leia o texto em
voz alta (se possível)
· Esta cena do evangelho é escolhida para iluminar e dar
sentido à memória de hoje e ao significado dos templos de Pedra
· Jesus não admite que o templo seja usado para
satisfazer interesses mesquinhos à custa do sofrimento do povo
· Deus, o Pai de Jesus, não habita num edifício, mas
onde quer que haja uma pessoa humana
· Se os templos têm algum valor no cristianismo, é para
que ninguém esqueça dessa verdade bela e exigente!
· O que este trecho
da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
· Reconstrua o
cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Procure perceber: O que
a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
· Leia e releia esta cena, tentando visualizar as ações
de Jesus e as reações dos comerciantes, sacerdotes e dos fiéis
· Será que não fizemos pouco caso desse gesto e dessa
lição de Jesus, e ainda valorizamos mais os ritos e leis que as pessoas?
· Será que não estamos mais preocupados com os rótulos
(é cristão ou não) dos movimentos que com o bem que eles fazem?
(4) Reze com o texto
lido e meditado
· Tome consciência
de que este texto é Palavra de Deus
· Depois de escutar
atentamente, agora é sua vez de falar
· Não mude de
assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita que o
próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não se preocupe
com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure perceber o que
a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Agradeça ao Senhor o grande dom de ser seu templo, e
peça a graça de reconhece-lo também no dignidade dos irmãos/irmãs?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure contemplar
a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque meios para
colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba o que você
precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda: O que
Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma um
compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se considerar
conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na
compreensão do texto lido
· Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite ou cante a
invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!
· Ouça e reze com a
canção: Amadurece a cada instante uma esperança... (Clique aqui: https://www.dailymotion.com/video/x7wvjqs)
· Apague a vela,
guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
Leitura complementar sobre João 2,13-22
Hoje a Igreja católica soleniza a dedicação da
Basílica de São João de Latrão, a “Catedral” de Roma. É uma das mais antigas
basílicas cristãs, construída entre 311 e 314, segundo o modelo, depois que o
cristianismo deixou de ser perseguido e de se reunir nas casas. Com ela,
celebramos o significado cristão do templo de pedra.
A cena evangélica escolhida para iluminar o sentido
dessa memória é tirada do evangelho segundo João. Nela, Jesus nos á apresentado
numa perspectiva profética, como aquele que veio limpar e substituir o templo
de pedra. O corpo humano de Jesus é o verdadeiro templo. Nele, o corpo de todas
as pessoas se torna morada de Deus.
Entrando no templo de Jerusalém, Jesus só encontra
comércio. Ali ninguém está buscando Deus. Ele faz um chicote e expulsa todos os
mercadores e seus animais, sinalizando com esse gesto o fim dos sacrifícios.
Deus se relaciona com seu povo dando vida, e não exigindo a morte de animais,
aves ou pessoas.
As pombas eram o único sacrifício acessível aos
pobres. Por isso, com os vendedores de pombas Jesus é mais duro. A venda de
animais e aves para o sacrifício era controlada pela hierarquia sacerdotal. Ao
povo eles oferecem perdão em troca de dinheiro! No templo, em vez de ser
acolhido e apoiado, o povo é desbaratado. Em vez de dar vida em abundância, ele
suga a vida dos pobres.
Os sacerdotes não se importam com o comércio do
templo, e se interessam apenas pela lei, e questionam credenciais de Jesus para
fazer o que ele fez. Mas Deus mora fora do templo. O templo de Deus, o Pai, é o
corpo de Jesus. Os seres humanos, o nosso próximo, são o lugar onde podemos
encontrar a Deus. É em nome do templo, suas leis e seus interesses que os
sacerdotes pedem para matar Jesus.
(Itacir
Brassiani msf)
Uma
frase para pensar...
“Não tem sentido limitar-nos a uma denúncia retórica dos males atuais das famílias,
como se isso pudesse mudar qualquer coisa. De nada serve também querer impor normas pela força da
autoridade. Precisamos apresentar as
razões e os motivos para se optar pelo matrimônio e a família.”
(Papa Francisco, Amoris Laetitia, 35)
Sobre
a leitura orante do Evangelho...
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se
surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo
com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da
fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
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