domingo, 22 de novembro de 2020

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 215

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho  215    

Dia 23/11/2020 | Segunda-feira | 34ª Semana Comum

Evangelho segundo Lucas (21,1-4)


(1) COLOQUE-SE EM ATITUDE DE ORAÇÃO

      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos 

      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

      Prepare-se ouvindo ou cantando: Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre! Ontem, hoje, e sempre, pelos séculos, amém! (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=K6g_bLwLDkw)

 

(2) LEIA O TEXTO DA PALAVRA DE DEUS

      Leia com toda a atenção o texto de Lucas 21,1-4

      Leia o texto em voz alta (se possível)

      Na semana passada, lemos e meditamos o episódio de Jesus expulsando os comerciantes do interior do templo

      Nos versículos que antecedem a cena de hoje, Jesus diz que doutores da lei roubam as viúvas e disfarçam com a oração

      A cena de hoje, com os ricos dando migalhas e a viúva dando tudo o que tem, ilustra a exploração que acontece no templo

      Jesus levanta os olhos e a voz para denunciar que aquela pobre viúva teve que “dar” ao templo tudo o que tinha para viver

      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3) MEDITE A PALAVRA DE DEUS

      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você 

      Releia com paciência e demoradamente esta cena, assim como os versículos que a antecedem

      As palavras de Jesus são um elogio para a viúva pobre ou uma acusação aos ricos e aos doutores da lei?

      Você observa algo semelhante nas igrejas e templos de hoje?

      O que fazer para que, ensinando que todos são iguais perante a lei, não escondamos a exploração dos mais fracos?

      Como evitar que o dízimo, que é expressão de partilha responsável, se converta em uma prática injusta?

 

(4) REZE COM O TEXTO LIDO E MEDITADO

      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

      Peça a Deus a bênção para as pessoas que repartem com alegria, e a conversão para os que querem tudo para si

 

(5) CONTEMPLE A VIDA À LUZ DA PALAVRA

      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6) RETORNE À VIDA COTIDIANA

      Se achar conveniente, leia a reflexão complementar que segue 

      Faça uma oração que resuma a experiência de oração de hoje

      Recite ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!  

      Reze com o canto: Entre nós está, e não o conhecemos. Entre nós está, e nós o desprezamos... (Clique aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=OwvYtpCqySU) 

      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

 

Reflexão complementar sobre Lucas 21,1-4    

 

Uma interpretação muito comum dessa passagem a generosidade da viúva: ela simboliza a atitude de todos os pobres, que entregam tudo a Deus e vivem da confiança nele. Nisso se diferenciam dos ricos, que o são porque só confiam em si mesmos e são pouco generosos no dar.

Uma interpretação correta parte da constatação de que Jesus não alimenta nenhuma simpatia pelo templo. Ele sabe muito bem que o templo se tornou meio para roubar e oprimir os pobres. Ele recém havia expulsado os vendedores (19,45-48). E, minutos antes da cena de hoje, pedira cuidado com os doutores da lei, pois eles “devoram as casas das viúvas” e disfarçam o roubo com orações”.

Ao que parece, Jesus observa atentamente o que fazem os ricos e que os pobres devem fazer no templo. E vê na cena de hoje exatamente um exemplo de como os doutores da lei, agindo no templo com aparente piedade e retidão, devoram os poucos bens das viúvas. Jesus não elogia a viúva, mas acusa os doutores da lei, que dirigem o templo!

Observando tanto a viúva como os ricos, Jesus afirma que, ofertando apenas duas moedas, a viúva depositou “mais do que todos”. Na verdade, pressionada pela pregação dos doutores da lei e dos fariseus, ela acabando entregando ao templo “tudo quanto tinha para viver”. Eis a razão da ira de Jesus contra essa gente hipócrita!

Interpretando o Evangelho dessa forma não estamos traindo o ensino de Jesus. Ao contrário, desmascaramos as interpretações feitas sob medida para expropriar dos pobres e humilhados as migalhas que lhes restam, como ainda hoje costumam fazer muitos “apóstolos”, em nome de Jesus. Jesus e sua Igreja são boa notícia aos pobres, e não uma alfândega sem coração, direcionada ao enriquecimento de quem já tem muito.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Uma frase para pensar...

“O matrimônio é uma vocação, sendo uma resposta à chamada específica para viver o amor conjugal como sinal imperfeito do amor entre Cristo e a Igreja. Por isso, a decisão de se casar e formar uma família deve ser fruto dum discernimento vocacional” (Papa Francisco, Amoris Laetitia, 75).

Sobre a Leitura Orante do Evangelho...

 
 


 A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade. 

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril. 

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS


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