segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Leitura Orante do Evangelho 195 (03.11.2020)

Dia 03 de Novembro| Terça-feira | 31ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Lucas (14,15-24)

 

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. O grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 (Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo ou cantando: Cada vez que eu venho para te falar, na verdade eu venho para te escutar! (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=2zdRFNQ7oRY)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Lucas 14,15-24

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Jesus continua à mesa, na casa do líder dos fariseus, onde curara um doente em dia de sábado e contara duas parábolas

·      Ouvindo o ensino e vendo a prática de Jesus (dar prioridade aos pobres e doentes), alguém proclama bem-aventurado quem come o pão na mesa do Reino de Deus

·      E Jesus responde com uma parábola, na qual mostra como os mais piedosos se recusam a participar dessa mesa inclusiva

·      E confirma que a vontade de Deus é que a mesa fique cheia, e nela sejam recebidos os excluídos e marginalizados

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Reconstrua o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

·      Você alimenta a convicção de que é realmente feliz quem acolhe a Boa Notícia e come do pão do Reino de Deus?

·      Diante do convite a participar da mesa solidária, imagem do mundo inclusivo, você costuma apresentar desculpas?

·      Como você se sente diante da afirmação de que os últimos da escala social devem ser os primeiros e preferidos?

·      Como podemos mobilizar nossas famílias e comunidades cristãs num empenho efetivo para que diminuam as exclusões?

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·      Faça sua a oração jubilosa daquele ouvinte anônimo de Jesus: “Felizes aqueles/as que comem o pão na festa do Reino de Deus!”

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·      O que fazer para tomar consciência de que Deus quer a sala da vida cheia de gente, e não as igrejas e templos cheios de fieis?

·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·      Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·      Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!

·      Ouça e reze com a canção: São muitos os convidados, quase ninguém tem tempo... A decisão é tua! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ROv-VbHb_vs)

·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

O casal que ama e gera a vida é a verdadeira escultura viva (não a de pedra ou de ouro) capaz de manifestar Deus criador e salvador. Por isso, o amor fecundo chega a ser o símbolo das realidades íntimas de Deus (Papa Francisco, Amoris Laetitia, 11).

 

LEITURA COMPLEMENTAR

A cena de hoje apresenta Jesus ainda na casa do líder dos fariseus, onde curara um homem em dia de sábado. O convívio à mesa, embora marcado pela tensão, assim, como a exclamação de um anônimo entusiasmado, proporciona a Jesus a oportunidade para falar das pessoas acolhidas na festa da vida pela sua pregação e missão.

Tendo ouvido Jesus falar de que o Pai prioriza os pobres e doentes no convite para a festa do Reino, alguém proclama: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus”. Jesus responde, à luz do que anunciara no início da sua missão, em Nazaré (cf. Lc 4,18-19): no Reino de Deus, a prioridade é dos oprimidos, os pobres, dos excluídos.

Mas, na cena de hoje, Jesus não o diz em discurso direto, exortativo ou crítico, mas através de uma parábola, com a qual também evidencia e explica a auto exclusão do Reino de Deus decidida pelos setores mais piedosos e poderosos. O próprio Jesus se dirigiu primeiro a eles, mas eles se armaram de desculpas e “caíram fora”.

O chamamento de Jesus à novidade do reino representa um momento crítico e decisivo na vida dos discípulos/as. A responsabilidade pela resposta é nossa. No Reino de Deus os hábitos e posses não contam. Ninguém pode reivindicar direitos adquiridos, méritos acumulados. O Reino chegou, está no meio de nós, a devemos decidir hoje!

Deus pensa o mundo como uma mesa na qual totós os povos são acolhidos. Aqueles que se sentiam os únicos chamados na verdade são os primeiros a declinar do convite. Querem ser os primeiros, os “cidadãos de bem”, e não admitem se misturar com o povo. Mas Deus continua no seu objetivo: encher a sala da festa. Não há pandemia ou isolamento social que justifique nosso esfriamento na fé e na missão de ajudar Deus a realizar essa vontade de Deus!

(Itacir Brassiani msf)

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