Roteiro
de Leitura Orante do Evangelho 216
Dia
24/11/2020 | Terça-feira | 34ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo
Lucas (21,5-11)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
·
Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
·
Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
·
Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
·
Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
·
Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se
ouvindo ou cantando: Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre! Ontem,
hoje, e sempre, pelos séculos, amém! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=K6g_bLwLDkw)
(2) Leia o texto da
Palavra de Deus
·
Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 21,5-11
·
Leia
o texto em voz alta (se possível)
·
Jesus continua no
templo, depois de expulsar os exploradores do seu interior e de criticar a
exploração das viúvas pelos escribas
·
O templo
impressionava o povo pela sua grandiosidade e pela sua tradição, mas tudo tinha
mudado
·
Recorrendo a uma
linguagem figurada, Jesus anuncia que o templo vai ser destruído, pois Deus não
tem lugar nele
·
Essa destruição,
sem sinais precursores e sem data marcada, é sinal da libertação que está
começando
·
O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3) Medite a Palavra
de Deus
·
Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
·
Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
·
Releia com calma
esta cena e as palavras de Jesus, dando atenção às comparações misteriosas
·
Será que os
cristãos levamos a sério de verdade que o templo de Deus somos nós, que ele
está onde nos reunimos em seu nome?
·
Que atitudes e
caminhos precisamos tomar para evitar as pregações que assustam e intimidam o
povo?
·
Quais são hoje os
sinais que anunciam de modo discreto ou impressionante que um Novo Tempo está
despontando?
(4) Reze com o texto
lido e meditado
·
Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
·
Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
·
Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
·
Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
·
Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
·
Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
·
Peça a Deus a
bênção para as pessoas que repartem com alegria, e a conversão para os que
querem tudo para si
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
·
Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
·
Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
·
Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·
O que fazer para
ajudar nossa Igreja a falar com coragem das estruturas e projetos que parecem
bons mas oprimem o povo?
·
Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
·
Se
achar conveniente, leia a reflexão complementar que segue
·
Faça
uma oração que resuma a experiência de oração de hoje
·
Recite
ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie
os passos meus!
·
Reze
com o canto: Entre nós está, e não o conhecemos. Entre nós está, e nós o
desprezamos... (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OwvYtpCqySU)
·
Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
Reflexão complementar sobre Lucas 21,5-11
No trecho do evangelho que lemos meditamos ontem Jesus denunciava o modo
descarado como o templo e os doutores da lei exploravam os pobres. No episódio
que estamos meditando hoje, Jesus continua criticando o templo, e afirma que
ele não é mais o lugar de Deus.
É importante que o templo de Jerusalém tem pouco a ver com os templos de
hoje, como a Basílica de São Pedro (Roma), a Basílica de Nossa Senhora
Aparecida (São Paulo) ou o Santuário do Divino Pai Eterno (Trindade). Ele era
um símbolo da identidade nacional, o banco central e o lugar onde se reunia o
tribunal do Sinédrio.
Jesus havia dito que, não obstante sua história e sua origem, o templo
se tornara uma espelunca de rapinadores. Mesmo assim, a grandiosidade do
edifício, a riqueza da sua decoração, o movimento intenso que ele atraía,
causava forte impressão no povo. Dava-lhe um caráter de estabilidade, de poder
e de relevância.
Como já sabemos, Jesus não se deixa impressionar por tudo isso. Ele tem
a convicção de que Deus fora expulso de lá fazia tempo. Por mais que ele
parecesse sólido e indispensável, viria a ser destruído, não sobraria nada. E
isso não seria ruim para o povo, mas uma libertação, o fim de uma época, uma
reviravolta desejada por Deus.
Mas não adiante gastar tempo calculando quando isso deverá acontecer, e
quais os sinais que o anunciarão. O importante é não se apavorar com sinais
como esse, pois trata-se da destruição das estruturas de opressão. Alarmistas e
falsos messias existirão sempre. Mas não há lugar também para uma espera
passiva, sem fazer nada.
Jesus e a comunidade dos discípulos substituem o templo. Onde dois ou
três se reúnem em seu nome e para prosseguir o que ele fez, Deus está ali. Essa
é a boa notícia.
(Itacir Brassiani msf)
Uma frase para pensar...
“O matrimônio cristão é um sinal que não só indica o quanto Cristo amou sua
Igreja na Aliança selada na Cruz, mas torna esse presente amor na comunhão dos
esposos. Quando se unem numa só carne, marido e mulher representam a união do
Filho de Deus com a natureza humana” (Papa
Francisco, Amoris
Laetitia, 73).
Sobre a Leitura Orante do Evangelho...
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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