sábado, 21 de novembro de 2020

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 214

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 214    

Dia 22/11/2020 |Domingo | Solenidade de Cristo Rei

Evangelho segundo Mateus (25,31-46)

 

(1)   Coloque-se em atitude de oração

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo ou cantando: Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre! Ontem, hoje, e sempre, pelos séculos, amém! (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=K6g_bLwLDkw)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Mateus 25,31-46

·        Leia o texto em voz alta (se possível)

·        No domingo passado celebramos a 4ª Jornada Mundial dos Pobres, recordando Jesus Servo da humanidade

·        Hoje celebramos a solenidade de Cristo Rei e Juiz, que nos separa e “julga” por nossa relação com ele nos pobres

·        Nesta parábola (para muitos, indigesta!), Jesus diz que as pessoas e povos não são separados por critérios de nacionalidade, de religião, de gênero ou de status religioso

·        Para Deus e seu reino, o que separa e distingue é a atitude e a resposta prática diante da pessoa necessitada: indiferença ou atenção e acolhida solidária

·        Para os cristãos, nada vem antes ou está acima disso!

·        O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·        Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

·        Retome esta parábola dramática, insira-se entre os personagens, interaja com eles

·        Escute atentamente as perguntas dos dois grupos de personagens e as palavras do juiz

·        Em qual dos dois grupos você pode se situar, honestamente? Quais suas atitudes e ações que justificam essa identificação?

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·        Repita calma e repetidamente a declaração final de Jesus a cada um dos dois grupos, deixando-as ressoar em você

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·        Se achar conveniente, leia a reflexão complementar que segue

·        Faça uma oração que resuma a experiência de oração de hoje

·        Recite ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Tua Palavra guie os passos meus!

·        Reze com o canto: Entre nós está, e não o conhecemos. Entre nós está, e nós o desprezamos... (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OwvYtpCqySU)

·        Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

 

Reflexão complementar sobre Mateus 25,31-46

Chegou a hora do julgamento. O Filho do Homem aparece e reúne ao seu redor todas as nações do mundo. O pastor sabe discernir. Ele não erra: ovelhas à direita, cabritos à esquerda. Jesus não julga, nem condena. Ele apenas separa. É a pessoa que se julga e se condena pelo seu relacionamento com os pequenos.

Os que estão à sua direita são chamados “Benditos de meu Pai!” Eles são convidados a tomar posse do Reino, preparado para eles desde a fundação do mundo. Até agora não se disse quem são as ovelhas que ficam à direita do Juiz. Sabemos apenas que elas acolheram o Juiz quando estava faminto, sedento, estrangeiro, nu, doente e preso.

Os que acolheram os excluídos são chamados “justos”. Isto significa que a justiça do Reino não se alcança observando normas e prescrições, mas sim acolhendo os necessitados. Mas os próprios justos não sabem quando foi que acolheram Jesus necessitado.

Quem são estes “meus irmãos mais pequeninos”? São os membros mais abandonados da comunidade, os desprezados que não recebem lugar e não são bem recebidos. Inclui todos aqueles que na sociedade não têm lugar. Indica todos os pobres. Jesus se identifica com eles. E os justos e “benditos de meu Pai” são todas as pessoas que acolhem o outro, quem quer que seja.

Os que estão do outro lado do Juiz são chamados de “malditos” e são destinados ao fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. E aqui também o motivo é um só: não acolhem Jesus necessitado. Se trata de gente comportada, pessoas que têm a consciência em paz. Estão certas de terem praticado sempre o que Deus pedia delas. Não fizeram coisas más! “Apenas” deixaram de praticar o bem aos pequeninos e de acolher os excluídos.

 (Frei Carlos Mesters ocd)

 

Uma frase para pensar...

“A presença do Senhor habita na família real e concreta, com todos os seus sofrimentos, lutas, alegrias e propósitos diários. Quando se vive em família, é difícil fingir e mentir. A espiritualidade do amor familiar é feita de milhares de gestos reais e concretos. Deus tem a sua própria habitação nesta variedade de dons e encontros que fazem maturar a comunhão. Esta dedicação une o humano e o divino, porque está cheia do amor de Deus” (Papa Francisco, Amoris Laetitia, 315).

 

Sobre a Leitura Orante do Evangelho...

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 (Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS)

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