quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 232

 Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 232   

Dia 10/12/2020 | Quinta-feira | 2ª Semana do Advento

Evangelho segundo Mateus (11,11-15)

 

(1)   Coloque-se em atitude de oração

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo: Ó vem, Senhor, não tardes mais! Vem saciar nossa sede de paz! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=W6ZD8_OrOgQ)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Mateus 11,11-15

·        Leia o texto em voz alta (se possível)

·        João Batista havia enviado discípulos para “entrevistar” Jesus e saber se ele era o Messias anunciado e esperado

·        Jesus os convidou a observar e contar a João o que Jesus estava fazendo para resgatar a vida dos pobres e sofredores

·        Em seguida, Jesus fala de João Batista aos seus próprios discípulos, dizendo que ele é mais que profeta, o maior entre eles

·        Mas também fala com clareza sobre a importância dos seus discípulos, daqueles que aderem a Jesus e ao Reino de Deus

·        O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·        São poucas as pessoas que conseguem pensar evangelicamente no advento sem visualizar a voz e o personagem de João Batista

·        Se Isabel e Zacarias, e Maria e José, são exemplos de espera ansiosa, João encarna o precursor que prepara

·        Abracemos também nós o caminho do seguimento de Jesus, pois é assim que estaremos à altura de João Batista

·        Você é capaz de diminuir para que outros/as cresçam, de viver com alegria a condição de quem prepara e não usufruiu?

·        Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·        O que fazer para não ignorar que também hoje os poderosos se apropriam do Natal e do Evangelho com violência?

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·        Se achar conveniente, leia a reflexão complementar que segue

·        Faça uma oração que resuma a experiência de oração de hoje

·        Recite ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Que tua Palavra e teu toque abra os olhos meus!

·        Reze com a nação: Preparai os caminhos do Senhor! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=afJCFRWuoWA&list=RDafJCFRWuoWA&start_radio=1&t=115)  

·        Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

 

Reflexão complementar sobre Mateus 11,11-15

João Batista sempre gozou de admiração por parte dos cristãos, desde os primórdios. Embora ele não tenha feito parte dos discípulos de Jesus, tem um lugar proeminente na galeria das primeiras testemunhas. O tempo dele foi o tempo da profecia, não do discipulado. Ele chegou a conhecer Jesus, e conduziu a ele seus discípulos, mas a violência de Herodes o impediu de ver a novidade do Reino de Deus.

Nos dias que antecedem e preparam o Natal de Jesus, a liturgia recorre frequentemente a João Batista. Como Maria e José, ou até mais que eles, João prepara o povo para acolher Jesus, não como menino, mas como Messias esperado. É impossível ouvi-lo e não buscar e aderir a Jesus.

João Batista é um sinal que aponta para o Reino que está próximo, como o dedo do pai que mostra a estrela-guia ao filhinho. Permanecer discípulo de João seria como olhar para o dedo e não perceber a estrela. Ele sabia que sua missão de precursor era transitória e breve. Ele sempre enfatizou que era menor que aquele que ele anunciava, e desejava diminuir para que o Messias aparecesse.

É nessa perspectiva que Jesus reconhece a imponência de João, sua ousadia de falar sem medo: “Dentre os nascidos de mulher, nenhum é maior que ele!” Mas também sublinha a radical novidade do Reino que se inaugura e o valor supereminente dos discípulos/as que o seguem; “O menor no Reino dos céus é maior que ele!” É isso: João Batista é um mensageiro, um precursor, anuncia a chegada de Outro.

É isso que preparamos e celebramos no Natal que se aproxima: reconhecer Jesus na pobreza como o Enviado do Pai para inaugurar novos céus e nova terra. Mas sem esquecer que hoje também o Reino de Deus é atacado violentamente; os poderosos e violentos querem se apropriar dele e esvaziá-lo. Também a isso precisamos ficar atentos. “Quem tem ouvidos, ouça!”, insiste Jesus.

(Itacir Brassiani msf)

 

Uma frase para pensar...

Convido à esperança que nos fala duma realidade que está enraizada no mais fundo do ser humano, independentemente das circunstâncias concretas e dos condicionamentos históricos em que vive; que nos fala duma sede, duma aspiração, dum anseio de plenitude, de vida bem-sucedida, de querer agarrar o que é grande, o que enche o coração e eleva o espírito para coisas grandes, como a verdade, a bondade e a beleza, a justiça e o amor.” (Papa Francisco, Fratelli Tutti, 55)

 

Sobre a Leitura Orante do Evangelho...

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

Nenhum comentário: