Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 242
Dia 20/12/2020 | Domingo | 4ª Semana do Advento
Evangelho segundo Lucas (1,26-38)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo: Ave, Maria! Ave, Maria! Ave! Ave! Ave, Maria! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DxLW6ISHXGQ)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 1,26-38
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Esta cena, cujo protagonista é a jovem
Maria de Nazaré é preparado pela cena anterior, que nos apresenta Isabel e
Zacarias
· No antigo testamento, são raros os
relatos de diálogo e revelação de Deus a uma mulher
· Lucas nos apresenta esta parceria
entre Deus e uma jovem e desprezada mulher como o início de uma nova humanidade
· A encarnação do Filho de Deus é mais
uma expressão da sua compaixão misericordiosa e proximidade ao seu povo
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia atentamente este trecho do
Evangelho, prestando atenção ao diálogo entre Maria de Nazaré e o mensageiro de
Deus
· Observe o diálogo e o questionamento
ativo e maduro de Maria à proposta recebida através do anjo
· Perceba a atitude de abertura,
acolhida e cooperação de Maria de Nazaré com a vontade e a Palavra de Deus
· Quais são os frutos que seu exercício
de escuta e meditação da Palavra de Deus tem produzido em você neste ano de
2020?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Reze repetindo as palavras da saudação
do anjo como dirigidas a você: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está
contigo!”
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que as perguntas e a resposta de
Maria nos ensinam hoje?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se
achar conveniente, leia a reflexão complementar que segue
· Faça
uma oração que resuma a experiência de oração de hoje
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Que tua Palavra
e teu Espírito abram os olhos meus!
· Reze
com a canção que lembra a anunciação a Maria (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1h2IcN8QPC0)
· Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
Reflexão
complementar sobre Lucas 1,26-38
Mais do que uma crônica
histórica como fazemos hoje, este
texto é uma reflexão pós-pascal sobre a pessoa de Jesus Cristo. É mais um
relato de cristologia do que de história.
A menção ao sexto mês da gravidez de Isabel lembra o sexto dia da criação, o
dia da criação do homem e da mulher. Agora começa a formação do novo Adão. Por
isto, faz-se necessário compreender o que Lucas queria dizer aos seus leitores.
Maria, a moça fiel, representa o contrário do povo infiel de
Israel, comparado a uma prostituta infiel. Assim, Maria é a imagem do novo povo que
se forma na fé e na fidelidade.
Maria é a total novidade que vem da periferia, onde Deus realiza seu plano nas
pessoas de fé. Há, portanto, em Maria,
uma ruptura com o antigo Israel: sem a participação de homem, a
descendência de Davi é interrompida.
Lucas mostra que
em Jesus os planos de Deus se realizam. O que aconteceu no
Antigo Testamento foi uma preparação. Jesus é a revelação máxima de Deus. Tudo
o que vem antes é aperitivo daquilo que se realizará na pessoa de Jesus. Nos
relatos da infância de Jesus, Lucas apresenta o fim do AT e o início do NT, ou
da plenitude dos tempos que se realizam na pessoa de Jesus, que superam os
tempos antigos.
A saudação do anjo é uma retomada da profecia: “Alegra-te,
Maria, eleita, cheia de graça...” Aqui está subjacente a divindade de Jesus,
pois, no AT, o adjetivo “grande” só se refere a Deus. Jesus é concebido pelo
Espírito e pela sombra de Deus, portanto, nele Deus está presente na história.
Jesus veio ao mundo não mais pelas leis humanas (linhagem
paterna tão valorizada pelo judaísmo), mas pela fé e disponibilidade de uma
mulher. O próprio Jesus afirmará, mais tarde: “Minha mãe, meus irmãos, minhas
irmãs, são aqueles que ouvem as minhas palavras”. Neste quesito, Maria é
protótipo. Sua grandeza consiste em, mais do que ser mãe biológica de Jesus, em
ser alguém que ouviu e acolheu a palavra: “Faça-se em mim segundo a tua
Palavra!”
(Equipe
de biblistas da ESTEF)
Uma frase para pensar...
“O samaritano do caminho partiu sem esperar
reconhecimentos nem agradecimentos. A dedicação ao serviço era a grande
satisfação diante do seu Deus e na própria vida e, consequentemente, um dever. Todos temos uma responsabilidade pelo
ferido que é o nosso povo e todos os povos da terra. Cuidemos da
fragilidade de cada homem, cada mulher, cada criança e cada idoso, com a mesma
atitude solidária e solícita, a mesma atitude de proximidade do bom samaritano.” (Papa
Francisco, Fratelli Tutti, 79)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho...
A Leitura Orante da Palavra de Deus é
um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de
Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar
a lectio divina, deixar-se
surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo
com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da
fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em tempos de restrições à convivência e
à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples
assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo
pesado e estéril.
Os textos propostos são aqueles
indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher
apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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