Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 252
Dia 30/12/2020 | Quarta-feira | Oitava do Natal
Evangelho segundo Lucas (2,36-40)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo a canção Quando chegar o Natal e um sonho bom iluminar toda cidade feliz,
do Pe. Zezinho (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=A7Bhr2LHeww)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 2,36-40
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Este texto faz parte dos “evangelhos
da infância”, que antecipam aquilo que será a vida adulta de Jesus e dos
cristãos
· Para Lucas, tudo começa e termina em
Jerusalém, e o foco central da cena de hoje é o testemunho da profetiza Ana
· O nascimento de Jesus põe fim aos
ritos do templo e a relativiza a pertença ao povo de Israel, pois a salvação é
para todos os povos
· O crescimento de Jesus aos olhos de
Deus e da humanidade acontece em Nazaré, na periferia social e religiosa, e não
no templo
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o texto lentamente, detendo-se
nos personagens, nos gestos, nas atitudes e nas palavras deles
· Perceba nas palavras e atitudes de Ana
sinais da vida e da missão do Jesus adulto e dos cristãos
· Com que palavras, atitudes e
sentimentos falamos do nosso encontro com Jesus aos homens e mulheres de hoje?
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Louve a Deus por tudo o que você e sua
família tem descoberto sobre Jesus mediante outras pessoas, especialmente no
ano que termina
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
a canção “Chegou a hora de sonhar de novo” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=btmd4w8JSq0)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas ideias sobre Lucas 2,36-40
O texto de hoje á parte do relato natalino mais
amplo que meditamos no último domingo. Ontem vimos que o breve e belo cântico
de Simeão é uma síntese do credo dos primeiros cristãos: Jesus é Boa Notícia e
caminho de libertação para todos os povos. É também o paradigma da
responsabilidade missionária da Igreja: sair do estreito âmbito dos seus
interesses e sua cultura para ser presença consoladora e libertadora para todas
as pessoas e povos.
Hoje, é-nos oferecido o encontro da Família de
Nazaré (ainda no templo, onde foram apresentar Jesus e inseri-lo no povo de
Deus) com uma mulher idosa chamada Ana. Ela é viúva e piedosa, dedicada a Deus
e suas promessas. O testemunho dela completa e confirma o de Simeão: ela
proclama que Jesus representa a redenção do povo de Deus.
Ana é a única profetiza nomeada como tal no
Novo Testamento. No Antigo Testamento aparecem apenas Hulda e a mulher de
Isaías. Nas tradições do povo de Israel, a vida longa era vista como sinal de
maturidade e sabedoria. E Ana havia alcançado 84 anos de vida, a maioria deles
dedicados à oração e ao jejum, expressões típicas da piedade sincera.
Em Ana aparece o perfil da viúva cristã. Sua
comunhão e sintonia com Deus desenvolve a sensibilidade e o discernimento que a
fazem capaz de identificar a realização das mais nobres promessas de Deus
naquele bebê frágil, filho de um casal de galileus, olhados suspeita pelos
judeus que viviam em Jerusalém e falavam em nome do templo. Sua convicção e sua
fé a movem a louvar a Deus pelo cumprimento de suas promessas de modo tão
inesperado.
Simeão e Ana nos convidam a ver um novo
sentido por trás dos ritos tradicionais. A pertença a Israel, o templo e seus
ritos estão caducos, não asseguram mais a presença salvadora de Deus. Em Jesus,
a salvação de Deus é para todos os povos.Com Jesus e como Jesus, precisamos
“descer a Nazaré” e crescer em humanidade e comunhão com Deus.
(Itacir Brassiani msf)
Uma frase
para pensar...
“O individualismo não nos torna
mais livres, mais iguais, mais irmãos. A
mera soma dos interesses individuais não é capaz de gerar um mundo melhor para
toda a humanidade. Nem pode sequer preservar-nos de tantos males, que se
tornam cada vez mais globais. Mas o
individualismo radical é o vírus mais difícil de vencer. Ilude. Faz-nos
crer que tudo se reduz a deixar à rédea solta as próprias ambições, como se,
acumulando ambições e seguranças individuais, pudéssemos construir o bem
comum”. (Papa
Francisco, Fratelli Tutti, 105)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho...
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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