Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 239
Dia 17/12/2020 | Quinta-feira | 3ª Semana do Advento
Evangelho segundo Mateus (1,1-17)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo: Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor; e da flor nasceu Maria,
de Maria o Salvador! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ffv9Q8dwLWA)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 1,1-17
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· As genealogias servem para assegurar a
pertença de uma pessoa a uma família ou a um povo, e garantir uma origem
legítima
· Na genealogia de Jesus, Mateus rompe
com a tradição e inclui nela figura de mulheres, todas humilhadas e
marginalizadas
· Com isso, sublinha que o nascimento de
Jesus e a irrupção do Reino de Deus rejeita também o poder patriarcal
· Tanto Jesus como Maria têm suas raízes
no pai do povo hebreu, do qual são legítimos herdeiros
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Retome a genealogia, prestando atenção
na inserção das figuras femininas e em algumas omissões (Moisés, os
Profetas...)
· Perceba a mudança da lógica narrativa
quando fala da geração de Jesus em Maria
· Qual é a relevância, e o que
significa, para você, lembrar que Maria pertence a um povo e faz parte do grupo
de mulheres desprezadas?
· Procure identificar, entre seus
antepassados, as pessoas que a família não gosta de citar como parentes
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que fazer para que nossas
comunidades cristãs sejam um lugar especial de acolhida e proteção às pessoas
marginalizadas?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se
achar conveniente, leia a reflexão complementar que segue
· Faça
uma oração que resuma a experiência de oração de hoje
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Que tua Palavra
e teu Espírito abram os olhos meus!
· Reze
com a nação que lembra São João Batista (Clique aqui: https://www.facebook.com/watch/?v=1647987662124241)
· Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
Reflexão
complementar sobre Mateus 1,1-17
Os relatos de genealogia, como esse de Jesus, nos
parecem hoje enfadonhos e inúteis. Mas, para a cultura do oriente antigo, era
um modo de assegurar a pertença a um povo. No caso do evangelho de hoje, o
evangelista Mateus, mesmo sem apresentar uma genealogia completa (Moisés e os
profetas não são citados), demonstra que Jesus pertence ao povo hebreu, é um
israelita legítimo, um descendente de Davi.
As genealogias são tradições patriarcais, centradas
nas figuras masculinas. Mas Mateus incluiu cinco mulheres na genealogia de
Jesus: Tamar (filha de prostituta), Raab (protitura cananéia), Rute
(estrangeira, de um povo acusado de ter se originado de um incesto), a “mulher
de Urias” (sem nome, abusada por Davi) e Maria de Nazaré.
Incluindo estas mulheres nas origens de Jesus,
Mateus deslegitima o patriarcado, sublinha a providência de Deus e a inclusão
de pessoas e povos marginalizados nos seus planos e intervenções. Silenciando
sobre o pai biológico de Jesus (“José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus”,
Mateus deslegitima mais uma vez a ideologia patriarcal
Maria é incluída no grupo das outras quatro mulheres
(ela é filha da humanidade e, como Jesus, descendente de Abraão, o pai do povo
hebreu). Ao mesmo tempo, expressa uma novidade: em Maria se manifesta a
encarnação de um Deus que intervém na história elevando os humilhados e
relativizando os poderes e ideologias, inclusive o patriarcado. E Jesus,
compartilhando conosco as raízes humanas, é o Filho de Deus, enviado para que
sejamos plenamente humanos.
A luz do evangelho de hoje ilumina o primeiro dia
da novena que antecede o Natal. Ele nos convoca a contemplar a acolher Jesus
como Filho enviado por Deus, como irmão da humanidade. Como ele, somos
acolhidos pelo Pai e por ele enviados para levar todos os homens e mulheres a
ser a grande família de Deus, sem exclusões. “Fratelli tutti”, como diz o Papa.
(Itacir
Brassiani msf)
Uma frase para pensar...
Sobre a Leitura Orante do Evangelho...
Sobre a Leitura Orante do Evangelho...
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário