Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 251
Dia 29/12/2020 | Terça-feira | Oitava do Natal
Evangelho segundo Lucas
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo a canção Quando chegar o Natal e um sonho bom iluminar toda cidade feliz,
do Pe. Zezinho (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=A7Bhr2LHeww)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 2,22-35
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Este texto faz parte dos “evangelhos
da infância”, que são cenas que antecipam aquilo que foi a vida adulta de Jesus
· Para Lucas, tudo começa e termina em
Jerusalém, e o foco central da cena de hoje são as palavras de Simeão e Ana
· O “Doce Menino” não veio para alimentar
fantasias românticas, mas para “incomodar” alguns: ele será sinal de
contradição
· Tanto Maria como os futuros
discípulos/as de Jesus participarão da sua missão e do seu destino
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o texto lentamente, detendo-se
nos personagens, nos gestos, nas atitudes e nas palavras deles
· Procure perceber como, nas palavras de
Simeão e de Ana, transparece a vida e a missão do Jesus adulto e dos cristãos
· Com que palavras e atitudes precisamos
hoje apresentar Jesus às pessoas? Em que medida nossa adesão a ele é
consequente?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Reze com suas palavras e a partir de
sua experiência a bela oração de Simeão (v. 29-31)
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como podemos apresentar e testemunhar
lucidamente Jesus e seu Evangelho nos dias de hoje?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Elementos
complementares sobre Lucas 2,22-35
O momento alto e
revelador não desta cena não é o cumprimento das leis por Maria e José, mas o
encontro, à margem dos dirigentes do templo, com Simeão e Ana, assim como o que
eles anunciam. Na cena “pintada” por Lucas, tudo chama a atenção para o
significado do filho que Maria e José apresentam ao povo e ao templo.
Simeão toma o Menino nos braços e, com seu
olhar penetrante, é capaz de discernir a presença libertadora de Deus na
fragilidade humana. É uma salvação que desborda as fronteiras étnicas e
religiosas de Israel: ela se destina a todos os povos, é luz que ilumina. E Ana
também fala do Menino a todas as pessoas que viviam de esperança. Como os
pastores representavam a acolhida de Jesus pelos excluídos, Simeão e Ana
expressam a acolhida pelo resto piedoso e fiel.
Ali, naquele suntuoso templo, Maria e José observam
a alegria consoladora do quem esperou longamente, e experimentam um certo
brilho. Poucas coisas estão claras, mas cresce a percepção de que o filho que
lhes foi confiado é especial para todos os povos. Mas este entusiasmo logo é
ofuscado pelas palavras misteriosas que Simeão dirige a Maria. Jesus vai
incomodar, pois veio para desmascarar o colocar pedras no caminho dos
exploradores.
José e Maria precisam avançar e crescer no
escuro da fé. Como Abraão, eles se lançam na estrada sem saber onde chegarão.
Ousam acreditar, e isso lhes é creditado como justiça. Abrem-se, pouco a pouco,
à novidade que Deus manifestava através do nascimento daquele inesperado filho.
Eis o caminho dos/as discípulos/as missionários/as.
O breve cântico de Simeão é uma síntese do
credo dos primeiros cristãos: Jesus é Boa Notícia e caminho de libertação para
todos os povos: ele é também o paradigma da responsabilidade missionária da
Igreja: sair do estreito âmbito dos seus interesses e sua cultura para ser
presença consoladora e libertadora para todas as pessoas e povos.
(Itacir Brassiani msf)
Uma frase para pensar...
“Não se alcança a igualdade definindo, abstratamente, que
«todos os seres humanos são iguais». A
igualdade é resultado do cultivo consciente e pedagógico da fraternidade. As
pessoas que são capazes apenas de ser sócias, criam mundos fechados. Em
semelhante esquema, que sentido pode ter a pessoa que não pertence ao círculo
dos sócios e chega sonhando com uma vida melhor para si e sua família?” (Papa Francisco, Fratelli Tutti, 104)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho...
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário