Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 237
Dia 15/12/2020 | Terça-feira | 3ª Semana do Advento
Evangelho segundo Mateus (21,28-32)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo: Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor; e da flor nasceu Maria,
de Maria o Salvador! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ffv9Q8dwLWA)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 21,28-32
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· No templo, onde voltou para curar e
ensinar, Jesus é questionado pelos chefes dos sacerdotes e anciãos (judiciário
leigo)
· Jesus os provoca com uma parábola, e
diz que eles são piores que os cobradores dos impostos e as prostitutas
· Escutando a pregação de João Batista,
estes endireitaram seus caminhos em direção à justiça e a retidão
· A preparação para o Natal implica em
ações concretas e coerentes com Jesus e seu Evangelho
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia atentamente a parábola e a
interpretação que o próprio Jesus dá a ela, chamando-nos a um caminho de
justiça
· Será que às vezes também nós
estaríamos reduzindo a fé a puras intenções, palavras e promessas?
· Será que também hoje, nós, que
animamos nossas Igrejas, não estaríamos sentindo-nos melhores e superiores que
os outros/as?
· Será que a adesão ao Evangelho e a
mudança de vida de muitas pessoas pobres e incultas não nos chamam a uma
mudança?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Reconheça humildemente o que você
ainda precisa e pode melhorar concretamente para acolher Jesus e seu Evangelho
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se
achar conveniente, leia a reflexão complementar que segue
· Faça
uma oração que resuma a experiência de oração de hoje
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Que tua Palavra
e teu Espírito abram os olhos meus!
· Reze
com a nação que lembra São João Batista (Clique aqui: https://www.facebook.com/watch/?v=1647987662124241)
· Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
Reflexão
complementar sobre Mateus 21,28-32
Os versículos do
evangelho de hoje prosseguem o trecho que meditamos ontem. Jesus segue no mesmo
lugar (o templo) e a discussão segue com os mesmos interlocutores: a elite religiosa
e social (chefes dos sacerdotes e anciãos). A menção a João Batista e o tempo
litúrgico de Advento que vivemos dão conotações especiais a esta passagem.
Esta é a primeira
de três parábolas que Jesus dirige à elite religiosa que o persegue, no próprio
templo. Ele começa com uma pergunta, convocando os interlocutores a tomar
posição, e é Jesus mesmo quem propõe uma interpretação da parábola. A ênfase
está claramente colocada sobre a figura do pai e a prática concreta da sua
vontade.
Os dois filhos mencionados
na parábola são personagens que correspondem aos pecadores/as, que aceitam a
pregação de João Batista e de Jesus e se tornam discípulos/as, e à elite
religiosa, que se fecha tanto a João como a Jesus. A própria interpretação de
Jesus não deixa dúvidas. Convocados a emitir um juízo sobre a atitude
contrastante dos personagens, os sacerdotes e anciãos se autocondenam.
A sentença de Jesus
é clara e provocadora: os cobradores de impostos e as prostitutas (vistos como
os piores pecadores) precedem a elite religiosa no Reino de Deus (no presente!),
porque aceitaram o caminho da justiça e da conversão pregado por João. A elite,
em vez disso, não acreditou em João, e, nem mesmo vendo o testemunho deles,
mudaram de atitude.
A adesão à vontade
do Pai e ao caminho do discipulado deve ser firme e duradoura; é demonstrada em
ações concretas, e não em palavras, intenções ou promessas. Trata-se de um “caminho
de justiça”, ou seja, de ação coerente com a pauta de justiça, solidariedade e
transformação do Reino de Deus.
Nossa adesão ao
espírito natalino é adesão coerente ao Evangelho de Jesus, e não pode se
resumir a belos cânticos e frases com bonitos desejos nos cartões e redes
sociais...
(Itacir
Brassiani msf)
Uma frase para pensar...
“O fato de crer e adorar a Deus não é garantia de viver como
agrada a Deus. Uma pessoa de fé pode não
ser fiel a tudo o que essa mesma fé exige dela e, no entanto, sentir-se perto
de Deus e julgar-se com mais dignidade do que os outros. Mas há maneiras de viver a fé que facilitam a
abertura do coração aos irmãos, e esta será a garantia duma autêntica abertura
a Deus.” (Papa
Francisco, Fratelli Tutti, 74)
Uma frase para pensar...
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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