Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 234
12/12/2020 | Sábado | Nossa Senhora de Guadalupe
Evangelho segundo Lucas (1,39-47)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze,
ouvindo e repetindo o cântico: Imaculada Maria de Deus, coração pobre
acolhendo Jesus! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ajpDGExuMN4)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 1,39-56
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Releia
o texto uma ou mais vezes (se necessário)
· O texto que meditamos está no contexto
do anúncio da encarnação do Filho de Deus em Maria de Nazaré
· É um prolongamento da anunciação e a
confirmação dos sinais da fidelidade ativa de Deus antecipado pelo anjo
· Na casa de Isabel, Maria é saudada e
celebrada como a Arca da Nova Aliança, e é dita feliz por acreditar na força da
Palavra
· Leia este texto para encontrar nele a
luz para compreender a manifestação de Maria ao índio Diego, no contexto da
colonização
· Feche
a bíblia e responda: O que este trecho da Palavra de Deus diz em
si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Reconstrua
o cenário do texto, incluindo a si mesmo/a na cena
· Reconstrua a cena, acompanhando Maria
na sua caminhada de Nazaré à Judéia, inclusive no seu encontro com sua parenta
Isabel
· Deixe-se envolver pela alegria
messiânica que ilumina e comove Maria, Isabel e João Batista
· Repita, com Isabel, a saudação mística
e profética com a qual recebe e celebra a visita de Deus ao seu povo
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Reze a Ave Maria, deixando ressoar
profundamente em você o significado de cada expressão e cada pedido
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Ouça
e cante o cântico de Maria na versão do Pe. Zezinho. (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LyT4THCudeo)
· Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
Reflexão
complementar sobre Lucas 1,39-47
O texto de hoje é escolhido para iluminar a festa
de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. Esta manifestação
de Maria a um indiozinho insignificante no contexto da opressão colonial
patrocinada pelos colonizadores espanhóis e católicos tem grande significado.
O episódio que estamos lendo traduz de modo
plástico a presença libertadora de Deus na história e a serena alegria que isso
desperta na oração e no cântico dos pobres. Não se trata de um sonho utópico
mas de uma esperança segura, que se fundamenta na fidelidade de Deus revelada
ao longo da história do povo de Israel e das comunidades cristãs.
Inicialmente, a cena apresenta uma ampliação do
episódio da anunciação e uma confirmação dos sinais indicados pelo anjo a
Maria. Isabel proclama e saúda a
presença do Messias no seio de Maria, com a mesma surpresa e alegria com as
quais Davi e o povo de Israel saúdam a presença fiel e libertadora de Deus na
Arca da Aliança.
O próprio João Batista, desde o ventre de Isabel,
antecipa essa alegria messiânica, e, com a mãe, reconhecem a presença de Deus
no meio do povo. Maria é aclamada como bem-aventurada porque acreditou na
verdade e na força fecunda da Palavra de Deus. A seu modo, desvenda o
significado profundo da maternidade de Maria.
Na sequência, Maria intervém com um cântico
profético no qual celebra a intervenção de Deus no passado e assegura a
fidelidade da sua misericórdia no futuro. Ela, serva e humilhada, representa
todos os pobres agraciados por Deus que visualizam um mundo novo, que vence e
supera forças as estruturas que dominam e excluem.
Em Maria com traços indígenas e grávida, o êxodo do
povo de Deus se renova, e as bem-aventuranças são antecipadas. E os humildes, e
pobres e excluídos são os privilegiados.
(Itacir
Brassiani msf)
Uma frase para pensar...
“Diante de tanta dor, à
vista de tantas feridas, a única saída é ser como o bom samaritano. Qualquer
outra opção deixa-nos ou com os salteadores ou com os que passam ao largo, sem
se compadecer com o sofrimento do ferido na estrada. A parábola mostra-nos as
iniciativas para refazer uma comunidade a partir de homens e mulheres que
assumem como própria a fragilidade dos outros, não se conformam a uma sociedade
excludente, mas fazem-se próximos, levantam e reabilitam o caído, para que o
bem seja comum.” (Papa Francisco, Fratelli Tutti, 67)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho...
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário