Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 253
Dia 31/12/2020 | Quinta-feira | Oitava do Natal
Evangelho segundo João (1,1-18)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo o “Prólogo” cantado pelo Pe. Zezinho (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=3WpxcjYOKRM)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de João 1,1-18
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Para o calendário litúrgico, o ano
terminou no dia 28 de novembro, e o ano novo começou no dia 29 de novembro, com
o Advento
· Meditamos o início do Evangelho
segundo João embalados pelo clima do Natal, sabendo que ele foi escrito quase
100 anos depois
· Jesus abre uma nova fase da história
da humanidade, Ele é o início de uma Nova Criação, o Novo Adão, o modelo de
Homem
· Em Jesus, a humanidade se identifica
com a divindade: quanto mais humanos/as formos, mais parecidos com Deus
seremos!
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o texto lentamente, detendo-se em
cada palavra, pois os conceitos se inspiram em imagens e comparações
· Detenha-se nas expressões “se fez
carne e habitou entre nós”, e “a graça e a verdade nos chegam através de Jesus
Cristo”
· O que estas duas expressões nos ajudam
a perceber ao terminar este inesperadamente complexo ano de 2020?
· Com que palavras ou imagens podemos
falar hoje do significado de Jesus e seu Evangelho para as pessoas ao nosso
redor?
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
a canção “Chegou a hora de sonhar de novo” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=btmd4w8JSq0)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas ideias
sobre João 1,1-18
Na perspectiva da nossa liturgia, o fim do ano
foi celebrado no dia 28 de novembro, já que, no dia 29, iniciamos o Advento.
Neste horizonte, o dia 31 de dezembro faz parte da oitava de Natal e é por ele
iluminado. Por isso, retomamos o trecho do Evangelho de João, que meditamos na
manhã do Natal. Voltemos a ele, à sua densidade e inspiração.
Esta introdução ao Evangelho segundo João
apresenta Jesus de forma resumida e poética, mas o faz a partir de uma
experiência de fé exigente e madura dos/as discípulos/as, mais de 60 anos
depois da morte e ressurreição de Jesus. Este texto supõe o conhecimento da sua
vida e sua missão, que pode ser resumida como a Palavra que se fez carne para
estabelecer uma viva comunicação com a Humanidade.
Segundo o evangelho de João, com Jesus se abre
uma nova fase da história da humanidade. Ele é o início e o artífice de uma
Nova Criação, o Novo Adão, o modelo de Homem e Mulher. Nele, Deus assume nossa
condição humana, a humanidade se identifica com a divindade. Quanto mais
humanos/as formos, mais parecidos com Deus seremos! E caminhar com Ele significa
caminhar com Deus.
A expressão “Verbo” significa “palavra”,
“projeto”. Assim, Jesus é a palavra de Deus dita mediante as palavras humanas,
o projeto de Deus realizada nas relações humanas e humanizantes de Jesus. Nele,
na fragilidade da carne que ele compartilha conosco, se manifesta a “Charis”
(graça, amor, generosidade, benevolência) de Deus. E também o “charme” de toda
criatura humana!
Sendo o início da Nova Criação, o abraço de
Deus que nos reconcilia com ele, Jesus significa também o fim da Lei. É ele que
nos justifica e torna bons e agradáveis a Deus. E caminhando com ele, no amor,
que somos salvos. É ele que nos capacita para a perfeita e graciosa comunhão
com Deus. Ele é a “mensagem” de Deus para a humanidade, e o dom da humanidade a
Deus. Nele, a Vida precede a Palavra, o Amor precede a Verdade. Não é a Lei,
mas a Vida que nos ilumina!
(Itacir Brassiani msf)
Uma frase para pensar...
“Para se caminhar rumo à amizade social e à
fraternidade universal, há que fazer um reconhecimento basilar e essencial: dar-se conta de quanto vale um ser humano,
de quanto vale uma pessoa, sempre e em qualquer circunstância. Se cada um
vale assim tanto, temos de dizer clara e firmemente que o simples fato de ter nascido num lugar com menores recursos ou menor
desenvolvimento não justifica que estas pessoas tenham que viver menos
dignamente”. (Papa Francisco, Fratelli Tutti,
106)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho...
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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