Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 236
Dia 14/12/2020 | Segunda-feira | 3ª Semana do Advento
Evangelho segundo Mateus (21,23-27)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo: Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor; e da flor nasceu Maria,
de Maria o Salvador! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ffv9Q8dwLWA)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 21,23-27
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· A relação que Jesus estabelece entre a
origem da sua autoridade e a de João Batista insere esta leitura no tempo do
Advento
· Jesus terminara sua longa peregrinação
de subida a Jerusalém e provocara um rebuliço no templo, expulsando dele os
vendedores
· Voltando ao templo para curar e
ensinar, Jesus é questionado pela elite política, social, econômica e religiosa
que usufruía do templo
· Eles querem “pegar Jesus no contrapé”
e acabam sendo encurralados por ele
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia atentamente estes versículos
densos e tensos, que nos pedem abertura para reconhecer a ação libertadora de
Jesus
· Há quem hoje se comporte como os
chefes dos sacerdotes e os saduceus, que “fazem olho grande” aos abusos contra
os pobres?
· Em que você baseia sua autoridade para
anunciar o Evangelho e denunciar profeticamente os abusos contra os pobres e
humildes?
· O que precisamos “expulsar” de nossas
preocupações e projetos para reconhecer Jesus e acolhê-lo de fato entre nós
neste Natal?
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Diga a Deus quem é você no mistério do
amor dele
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que fazer para evitar que as
autoridades religiosas atuem guiadas apenas pelo medo e pela conveniência?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se
achar conveniente, leia a reflexão complementar que segue
· Faça
uma oração que resuma a experiência de oração de hoje
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Que tua Palavra
e teu Espírito abram os olhos meus!
· Reze
com a nação que lembra São João Batista (Clique aqui: https://www.facebook.com/watch/?v=1647987662124241)
· Apague
a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração
Reflexão
complementar sobre Mateus 21,23-27
O
que esta passagem do evangelho segundo Mateus tem a ver com o tempo do Advento,
da preparação para o Natal? Ela está localizada no final da peregrinação
missionária e libertadora de Jesus, no templo central, em Jerusalém. Jesus
havia chegado no templo, com o chicote na mão, expulsando os vendedores que
exploravam o povo.
Os
sumos sacerdotes ficam incomodados com o gesto e o ensino de Jesus. Ele
desafiava a sacralidade do templo e a autoridade dos seus controladores.
Sacerdotes e anciãos constituíam uma elite social, econômica, política e
religiosa, baseada na origem no saber, nas riquezas e nas alianças políticas.
Eram legitimadas pelo império romano.
Os
sumos sacerdotes não se importam se o templo deixou de ser casa de oração e de
encontro e se transformou numa espelunca de rapinadores. Eles questionam a
autoridade de Jesus para fazer o que ele faz, perguntam quem o legitima, com
que licença ou autorização ele age. É claro que a autoridade e a liberdade de
ação de Jesus incomoda eles.
Eles
apresentam a Jesus uma pergunta, que, na verdade, é uma armadilha. Jesus não
pode basear sua autoridade na origem social, nos bens, no estudo ou em alguma
aliança política. E se disser que sua autoridade ou legitimidade vem de Deus,
deslegitima frontalmente os sacerdotes e anciãos e pode ser acusado de
blasfêmia.
Jesus
sabia que sua vida e missão estavam intimamente ligadas a João Batista. Astutamente,
escolhe responder à pergunta deles com outra pergunta. Os examinadores passam a
ser analisados. Eles sabem a resposta, mas calam. Se reconhecem João como
profeta, reconhecem também a Jesus; se negam a inspiração da sua profecia,
perdem o apoio popular.
Nossa
preparação para o Natal de Jesus, para o encontro com ele, passa pelo seu reconhecimento
como enviado de Deus para transformar as pessoas, as sociedades e as religiões.
(Itacir
Brassiani msf)
Uma frase para pensar...
“É cada vez mais evidente
que a incúria social e política faz de
muitos lugares do mundo estradas desoladas, onde as disputas internas e
internacionais e o saque de oportunidades deixam tantas pessoas marginalizadas,
atiradas para a margem da estrada. Na sua parábola, Jesus não se detém na
proposição de vias alternativas concretas, mas confia na parte melhor do espírito humano, e nos anima a aderir ao
amor, a reintegrar o ferido e a construir uma sociedade digna de tal nome.” (Papa Francisco, Fratelli Tutti, 71)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho...
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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