Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 707
Dia 29/03/2022 | Advento | Quarta Semana | Terça-feira
Evangelho segundo João (5,1-16)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
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Tome consciência de si mesmo/a e do tempo
que vivemos
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Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
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Prepare-se ouvindo a canção Fala,
Senhor! (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de João
5,1-16
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Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Nas
duas semanas que separam da festa dos ramos, somos convidados a meditar
episódios narrados pelo evangelista João
·
Ontem
refletimos sobre a cena da cura do filho de um funcionário do rei, em Caná,
região da Galeileia
·
Hoje
encontramos Jesus de novo em Jerusalém, na Judéia, misturado incógnito à
multidão de gente excluída do templo
·
Como
no encontro com a mulher samaritana, Jesus nota que algumas águas (as leis) só
servem para discriminar e dividir
·
Por
isso, à revelia da Lei e do Templo, devolve ao paralítico, símbolo de todos os
excluídos, a autonomia e a dignidade, mas não permite que ele volte a se
submeter àquilo que o escraviza
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
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Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?
·
Situe-se
no interior da cena, observe a atitude de Jesus em meio à multidão que se
acotovelava para conseguir “uma vaga” na água
·
Observe
atentamente cada palavra que Jesus fala e cada gesto ou ação que ele executa,
captando seu sentido profundo
·
Você
consegue perceber como o episódio é uma denúncia forte contra o uso das leis e
cultos para manter as pessoas dominadas?
·
O
que a palavra e a prática de Jesus nos ensina sobre o uso abusivo da religião
para premiar alguns e submeter multidões?
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Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
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Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
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Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
·
Peça
a Jesus a liberdade e a generosidade para estar ao lado das vítimas,
despertando nelas a confiança em si mesmas
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
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Recite a invocação: “Jesus,
que nos falas com sabedoria e nos ensinas com amor, ajuda-nos a ser tal como
és!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com a canção O
viajante (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Cff2DMBGqOc)
·
Assuma um compromisso pessoal de conversão
e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre João 5,1-16
Segundo o
evangelho de João, esta é a segunda vez que Jesus vai a Jerusalém, mas desta
vez não se diz que ele foi ao templo. João também não diz qual era a festa que
se celebrava. Mas isso não importa, porque Jesus relativiza tanto o templo como
todas as festas religiosas promovidas nele. O templo não é o lugar da fé e da
vida!
A piscina conhecida
como casa da misericórdia não tem misericórdia nenhuma. É um retrato da
multidão de gente excluída que se amontoa em Jerusalém. Somente os “puros”, os
“bons” podem entrar no templo, e é o próprio templo que impõe a lei segundo a
qual somente “os primeiros” seriam beneficiados com a esperada cura.
O homem
paralisado há 38 anos é figura da imensa maioria do povo: excluída sem piedade
do templo e suas festas. Nele não há lugar para a fé que liberta, mas vigora a competição
que exclui e a perseguição que mata, como comprovará Jesus. Assim como o templo
e suas festas não servem para nada, também a água da piscina, como a água do
poço de Jacó, só consolidam e aumentam a discriminação.
Jesus visita
Jerusalém sem chamar a atenção sobre si, e nem sequer se apresenta à multidão
excluída e ao homem paralisado. Ele também não dá a mínima importância para o
templo e suas leis. Jesus sabe que as festas são ocasionais, e a exclusão é
permanente. Sabe também que a Lei e o Templo não libertam ninguém, pois são os
próprios causadores da prostração e da exclusão do povo.
Jesus não
mergulha o paralítico na água, nem o manda lançar-se na piscina. Ele ordena que
se levante e caminhe por si mesmo, libertando-o das amarras e fardos da lei. A
cama na qual estava preso é o símbolo da Lei! Estimulado por Jesus, o homem,
emancipado, não leva mais a Lei em conta.
Por isso, Jesus
vai buscar (e não “encontrar”) o homem curado no templo. Ser libertado à margem
da Lei e contra as regras do templo mas continuar submisso a elas significaria
recair no pecado. Na Lei e no Templo ninguém encontra confirmação de sua
liberdade e dignidade, mas apenas discriminação, perseguição e morte
(Itacir Brassiani msf)
“Fala com
sabedoria, ensina com amor”
“Os responsáveis pela
pastoral da educação nas dioceses e nas paróquias, os próprios párocos,
religiosos e leigos comprometidos com a educação são chamados a voltar seu
olhar para a educação pública. Atenção, sensibilidade e apoio serão
fundamentais se quisermos ser presença apostólica neste vasto campo de mais de
42 milhões de estudantes em escolas de educação básica e nas universidades. É
necessário apoiar e promover a pastoral da educação”. (Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2022, § 115)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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