Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 685
Dia 07/03/2022 | Primeira Semana da Quaresma | Segunda-feira
Evangelho segundo Mateus (25,31-46)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
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Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo que vivemos
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Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
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Reze, ouvindo ou
cantando: Buscai primeiro o Reino de Deus (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=t_s9DNxkmK0)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
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Leia com toda a atenção o texto de Mateus
25,31-46
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Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Estamos
na primeira semana da quaresma, e a Palavra de Deus alimenta e ilumina nosso
caminho de conversão profunda
·
Nesta
parábola (para muitos, indigesta!), Jesus diz que as pessoas e povos não são
separados por critérios de nacionalidade, de religião, de gênero ou de status
religioso
·
Para
Deus e seu reino, o que separa e distingue as pessoas é a atitude e a resposta
prática diante da pessoa necessitada: indiferença ou atenção e acolhida
solidária
·
Nosso
amor e nossa fidelidade a Jesus Cristo não são medidos pela quantidade de
orações e sacramentos, mas pelo amor aos irmãos
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
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Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?
·
Leia
atentamente, palavra por palavra, e contemple gesto por gesto esta memorável
parábola de Jesus
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Escute
atentamente as perguntas dos dois grupos de personagens e as palavras do juiz
·
Em
qual dos dois grupos você pode se situar, honestamente? Quais suas atitudes e
ações que justificam essa identificação?
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Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
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Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
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Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
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Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
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Repita
calma e repetidamente a declaração final de Jesus a cada um dos dois grupos,
deixando-as ressoar em você
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
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Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Como
podemos aplicar à complexa realidade da educação essa parábola que nos chama à
conversão?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
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Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
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Recite a invocação: “Jesus,
que nos falas com sabedoria e nos ensinas com amor, ajuda-nos a ser tal como
és!”
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Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Ouça e cante o hino
da Campanha da Fraternidade 2022 (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZWX7Iad3fGA)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Mateus 25,31-46
Chegou a hora do julgamento. O Filho
do Homem aparece e reúne ao seu redor todas as nações do mundo. O pastor sabe
discernir. Ele não erra: ovelhas à direita, cabritos à esquerda. Jesus não
julga, nem condena. Ele apenas separa. É a pessoa que se julga e se condena
pelo seu relacionamento com os pequenos.
Os que estão à sua direita são
chamados “Benditos de meu Pai!” Eles são convidados a tomar posse do Reino,
preparado para eles desde a fundação do mundo. Até agora não se disse quem são
as ovelhas que ficam à direita do Juiz. Sabemos apenas que elas acolheram o
Juiz quando estava faminto, sedento, estrangeiro, nu, doente e preso.
Os que acolheram os excluídos são
chamados “justos”. Isto significa que a justiça do Reino não se alcança
observando normas e prescrições, mas sim acolhendo os necessitados. Mas os
próprios justos não sabem quando foi que acolheram Jesus necessitado.
Quem são estes “meus irmãos mais
pequeninos”? São os membros mais abandonados da comunidade, os desprezados que
não recebem lugar e não são bem recebidos. Inclui todos aqueles que na
sociedade não têm lugar. Indica todos os pobres. Jesus se identifica com eles.
E os justos e “benditos de meu Pai” são todas as pessoas que acolhem o outro,
quem quer que seja.
Os que estão do outro lado do Juiz
são chamados de “malditos” e são destinados ao fogo eterno, preparado para o
diabo e seus anjos. E aqui também o motivo é um só: não acolhem Jesus
necessitado. Se trata de gente comportada, pessoas que têm a consciência em
paz. Estão certas de terem praticado sempre o que Deus pedia delas. Não fizeram
coisas más! “Apenas” deixaram de praticar o bem aos pequeninos e de acolher os
excluídos.
Acolhamos esta Boa (e exigente)
Notícia no horizonte da conversão quaresmal à qual somos chamados/as. Para nós,
a pergunta adequada é a segunda: “Quando foi, Senhor, que te vimos com fome,
com sede, doente, migrante, preso, necessitado, e fomos indiferentes, cruzando
os braços diante do teu sofrimento”?
(Frei Carlos Mesters ocd)
“Fala com
sabedoria, ensina com amor”
“Hoje um projeto com
grandes objetivos para o benefício de toda a humanidade soa como um delírio.
Mas cuidar do mundo que nos rodeia e sustenta significa cuidar de nós mesmos.
Precisamos nos construir como um “nós” que habita a casa comum. É necessário
educar para reverter essa tendência de esvaziamento do coletivo e da crise do
compromisso comunitário. A ilusão do individualismo se fortalece em uma distorção
da noção de individualidade e de uma desilusão com vários projetos coletivos”. (Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2022, § 39)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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