Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 704
Dia 26/03/2022 | Terceira Semana do Advento | Sábado
Evangelho segundo Lucas (18,9-14)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo que vivemos
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Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se ouvindo a canção Cada
vez que eu venho para te falar (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Lucas
18,9-14
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Depois
da parábola do juiz insensível, que sublinha a importância da oração insistente
e atenção de Deus ao clamor das pessoas vulneráveis, Jesus alerta para a
atitude na oração
·
Fariseus
(=separados, bons) e publicanos (=vulgares, suspeitos) representam a divisão
social e religiosa daquele tempo
·
O
fato de ambos rezarem no templo não desfaz o muro que os separa e hierarquiza;
apenas escancara essa divisão
·
Para
Jesus, a questão central não é propriamente a oração, mas a atitude social de
quem reza e o objetivo da oração
·
A
oração não pode reforçar os muros que dividem as pessoas, mas abrir mentes,
portas e mãos, construir pontes, reconciliar
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?
·
Situe-se
no templo, como quem foi rezar com o fariseu e o publicano, e observe a postura
e as palavras de cada um
·
Com
qual deles você se parece quando reza? Você se apresenta diante de Deus
ostentando seus méritos?
·
Você
considera a humildade uma limitação à sua personalidade e o orgulho e o mérito
uma expressão de sua grandeza?
·
Como
assumir com serenidade e verdade diante de Deus a nossa condição de pecadores e
devedor necessitados de misericórdia?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
·
Reze
pedindo a Jesus a consciência daquilo que você e os outros são, sem orgulho
vazio e sem desprezo danoso
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite a invocação: “Jesus,
que nos falas com sabedoria e nos ensinas com amor, ajuda-nos a ser tal como
és!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com a canção Paz
na terra (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lAgmswgz0VU)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Lucas 18,9-14
Só não vê quem
não quer, para não ter que mudar de atitude: vivemos numa sociedade polarizada,
com grupos contrapostos por ideologias e por disputa de espaços e poderes. O
argumento moral – “nós, os cidadãos de bem; eles, os malfeitores, preguiçosos”
– é usado com uma frequência espantosa. E a ideologia da meritocracia acabou
oferecendo uma justificação adequada a esta divisão social.
Alguém pode se
surpreender ao constatar que esta mesma postura estava presente na sociedade e
no contexto cultural no qual Jesus de Nazaré viveu e atuou. Naquele tempo,
vigorava o muro ideológico e religioso que separava e opunha puros e impuros. A
ideologia da pureza – que misturava critérios sanitários, religiosos, morais,
étnicos e sociais – definia quem era puro e impuro, quem era “cidadão de bem”
ou “elemento suspeito”.
Na parábola de
hoje, estes dois grupos ou setores sociais estão tipificados no fariseu e no
publicado. O primeiro, se considera e é tratado como homem correto, merecedor,
justo, superior, ou cidadão digno. O segundo, é visto e tratado como suspeito,
sujo, herege, sem dignidade e sem direito ao respeito e à cidadania. A prática
da oração não os torna iguais perante a Deus, apenas escancara as diferenças.
Para Jesus e seu
Evangelho, ninguém pode se arrogar o status de melhor, superior, honrado,
merecedor. Todos, fariseus e publicanos, são pecadores e necessitam de
conversão. O fariseu, que manifesta na oração seu orgulho e desprezo pelos
outros, exatamente por isso também é pecador. A diferença é que o publicano,
explicitando a dor da exclusão e a percepção das próprias contradições, é
acolhido e justificado, enquanto que o fariseu, que se considera justo, melhor
e superior aos demais, continua devendo.
A humildade não é
um simples ou falso sentimento de inferioridade, mas a consciência justa e
correta daquilo que somos: vazio, dependência, ambiguidade, desejo. É o
reconhecimento de que somos todos devedores uns aos outros, de que ninguém –
começando por mim mesmo/a – é maior e melhor que ninguém. Somos o que somos por
graça de Deus.
(Itacir Brassiani msf)
“Fala com
sabedoria, ensina com amor”
“A condição de
analfabetismo é causa de pobreza e de extrema vulnerabilidade social. Uma
pessoa não é plenamente cidadã se não consegue fazer uma leitura crítica,
argumentação e interação em uma sociedade letrada. A UNESCO qualifica afirma
que alfabetização é funcional quando é suficiente para que os indivíduos possam
inserir-se adequadamente em seu meio, sendo capazes de desempenhar tarefas em
que a leitura, a escrita e p cálculo são necessários”. (Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2022, § 87)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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