Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 693
Dia 15/03/2022 | Segunda Semana da Quaresma | Terça-feira
Evangelho segundo Mateus (23,1-12)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Reze, ouvindo ou
cantando: “Quero ouvir teu apelo, Senhor” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZHACwFpiA4k)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Mateus
23,1-12
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Jesus
está em Jerusalém, centro econômico e religioso de Israel, e tem sucessivos
confrontos com os grupos que exercem autoridade
·
No
texto de hoje, o confronto não é direto, e Jesus apenas se refere a eles para
orientar seus discípulos a viverem corretamente
·
Criticando
os fariseus e escribas, Jesus pede insistentemente que seus discípulos não se
comportem como eles
·
E,
por fim, apresenta seu mandamento: os/as discípulos/as tem todos a mesma
dignidade, e um só Pai, um só Mestre e um só Guia
·
O
que caracteriza a comunidade do Reino de Deus são as relações de igualdade,
fraternidade e serviço mútuo
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?
·
Leia
atentamente, palavra por palavra, a crítica de Jesus aos escribas e fariseus,
assim como o que ele pede dos/as discípulos/as
·
O
que Jesus critica nos fariseus e escribas? Que exemplos de ambiguidade deles
Jesus apresenta?
·
O
que Jesus manda e pede aos seus discípulos? Como vivemos hoje este tríplice
mandamento?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Ajuda-me
a viver minha fé em ti sem jamais fazer dela um trampolim para o sucesso ou uma
máscara para meus interesses
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
·
Em
que que nossa comunidade e a Igreja como um todo precisam mudar para levar a
sério o que Jesus manda no evangelho de hoje?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite a invocação: “Jesus,
que nos falas com sabedoria e nos ensinas com amor, ajuda-nos a ser tal como
és!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Ouça e cante “Voz
e luz” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fBHxrFcTRWA)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre Mateus 23,1-12
Esta página do ensino de Jesus aos discípulos, a
partir da observação crítica da atitude dos fariseus e doutores da lei, ocorre
em Jerusalém, no templo, alguns dias antes da sua prisão e condenação à morte. E
nós a lemos na perspectiva da conversão ao Evangelho, que é o apelo especial e
predominante desse tempo.
Do ponto de vista literário, este episódio vem
antes dos sete “ais” dirigidos aos fariseus, e antecipa cinco exemplos do
esforço deles para impressionar o povo. Por fim, a partir do contraexemplo dos
fariseus, cuja imitação os discípulos devem evitar, Jesus anuncia três
mandamentos aos seus discípulos.
É preciso considerar que o objetivo desta cena,
apesar da linguagem polêmica e do recurso aos clichês, não é propriamente
acusar os fariseus e escribas, mas instruir e prevenir aqueles que seguem a
Jesus. Os interlocutores de Jesus são membros da comunidade, e Jesus quer que
eles façam uma autocrítica madura e responsável.
Inicialmente, Jesus pede que seus discípulos
escutem o que os escribas leem e proclamam (leis e profetas), mas não deem
crédito à interpretação que fazem e ensinam, e não imitem suas atitudes. A fé
em Deus e a conversão ao Reino de Deus implica na coerência entre ler, falar e
agir. E é nisso que, segundo Jesus, os escribas e fariseus pecam, e seus
discípulos devem evitar.
A crítica de Jesus aos fariseus se concentra em
três atitudes: eles fazem tudo para serem vistos e causar boa impressão sobre o
povo; eles multiplicam preceitos e proibições sem levar em conta o peso que
representam para o povo; eles se recusam a mexer um dedo para ajudar o povo.
Por isso, buscam os primeiros lugares e querem ser chamados e tratados como
mestres, líderes e pais.
Isso não pode ser imitado, de modo nenhum, pelos/as
discípulos/as de Jesus! Todos somos irmã/os e servidores/as uns dos outros,
iguais em dignidade, filhos do Pai, guiados e instruídos por Jesus. A
igualdade, a fraternidade, a coerência e o serviço configuram nossa identidade
como discípulos/as missionários/as de Jesus.
(Itacir Brassiani msf)
“Fala com
sabedoria, ensina com amor”
“A educação para a
formação integral parte do reconhecimento mútuo entre as realidades sociais,
culturais e econômicas, nas quais cada pessoa é levada a ampliar suas
competências críticas em relação às suas próprias condições reais. Por essa
razão, precisam ser criadas novas formas de educar não baseadas em uma
racionalidade técnica e utilitária, mas em um reconhecimento básico: o ato
educativo pressupõe ações amplas e complexas que demandam um reconhecimento do
lugar que a pessoa ocupa na sociedade em que está inserida”. (Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2022, § 56)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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