Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 710
Dia 01/04/2022 | Advento | Quarta Semana | Sexta-feira
Evangelho segundo João (7,1-10.25-30)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
tempo que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se ouvindo a canção Fala,
Senhor! (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de João
7,1-10.25-30
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Segundo
o evangelista João, Jesus vai diversas vezes a Jerusalém, e sempre que vai
provoca conflitos e enfrentamentos
·
Na
Galileia, sua fama profética cresce, e não faltam aqueles que querem levar
vantagem com isso, inclusive entre seus familiares
·
Nesta
perspectiva, os parentes pressionam Jesus a subir a Jerusalém para a festa das
tendas e ampliar seu apelo social
·
Jesus
tem outro projeto, e vai a Jerusalém para esvaziar o sentido da festa e se
legitimar como filho e enviado do Pai
·
No
debate com os cidadãos da capital, Jesus questiona suas crenças e afirma que
eles não conhecem o Deus que dizem cultuar
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?
·
Situe-se
no coração do debate de Jesus com seus familiares e com os cidadãos da capital,
lendo o texto inteiro (v. 1-30)
·
Você
conhece pessoas, grupos ou igrejas que “usam” o nome de Jesus para levar algum
tipo de vantagem?
·
Você
é capaz de perceber o alcance político e social da pregação e da prática de
Jesus, ou vê nele apenas um líder espiritualista?
·
Você
tem levado a sério Jesus (seu ensino e sua prática) para fazer uma ideia de
Deus e falar dele?
·
Se achar oportuno
e for possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
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Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus
·
Jesus,
tu és a Luz dos olhos meus! Jesus, brilhe essa luz nos passos meus seguindo os
teus!
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite a invocação: “Jesus,
que nos falas com sabedoria e nos ensinas com amor, ajuda-nos a ser tal como
és!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite e reze com a canção O
viajante (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Cff2DMBGqOc)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e conclua seu momento de
oração
Pistas sobre João 7,1-2.10.25-30
A proposta
litúrgica do tempo quaresmal não obedece à sequência literária nem ao progresso
temporal dos textos do evangelho, mas a uma lógica temática, enfatizando o progresso
na conversão pessoal, comunitária e social. O texto de hoje está localizado em
plena ação apostólica de Jesus, num momento especialmente crítico.
Estando na
Galileia, Jesus é abordado pelos seus próprios familiares, que fazem pressão
para que ele suba a Jerusalém para ampliar sua influência sobre o povo. Isso
revela que seus parentes esperam usufruir das vantagens de ter um familiar
famoso. Este não é o projeto de Jesus, e nem seus familiares acreditam nele.
Diante da recusa
de Jesus, seus parentes sobem sozinhos a Jerusalém para a festa das tendas, que
fazia memória da travessia do deserto. Jesus segue mais tarde, discreto e, ao
mesmo tempo, absolutamente convicto de que o templo e suas instituições não
tinham nada a dizer sobre os novos tempos do Reino de Deus que ele inaugurava
com suas ações e anunciava com sua pregação.
A discrição de
Jesus, entretanto, não impediu que sua presença fosse percebida. E as pessoas
se questionavam sobre ele, já que ele não tinha nada de especial que o
identificasse com o profeta esperado, a não ser suas ações de emancipação e
libertação, aliás, radicalmente questionadas e questionadas pelas lideranças
religiosas. E se perguntavam por que as autoridades não o prendiam.
Os cidadãos de
Jerusalém, mergulhados na ideologia veiculada pelo templo e seus ministros,
refutam a identidade messiânica de Jesus e afirmam que sabem de onde ele vem:
seu sotaque denuncia que ele é galileu. Quanto ao messias, ninguém saberia de
onde viria. Mas Jesus responde a eles com ironia e coragem: eles não sabem de
onde virá o messias, nem conhecem aquele que o envia.
Na verdade, Jesus
questiona o saber usado como muro protetivo contra as surpresas de Deus e como
álibi para evitar a conversão. Não podemos falar de Deus ou imaginá-lo passando
ao largo de Jesus, seu filho amado e seu enviado autorizado.
(Itacir Brassiani msf)
“Fala com
sabedoria, ensina com amor”
“A polarização
social, que se acirrou nos últimos anos, trouxe às instituições educativas os
conflitos a que estão expostos todos os cidadãos em decorrência de suas opções
políticas e ideológicas. De Norte a Sul do país, verificam-se casos de agressão
a professores, chegando muitas vezes a situações de abuso e violência dentro e
fora da escola”. (Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2022,
§ 120)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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