quinta-feira, 31 de março de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 710

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 710

Dia 01/04/2022 | Advento | Quarta Semana | Sexta-feira

Evangelho segundo João (7,1-10.25-30)

(1)  Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo a canção Fala, Senhor! (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de João 7,1-10.25-30

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Segundo o evangelista João, Jesus vai diversas vezes a Jerusalém, e sempre que vai provoca conflitos e enfrentamentos

·        Na Galileia, sua fama profética cresce, e não faltam aqueles que querem levar vantagem com isso, inclusive entre seus familiares

·        Nesta perspectiva, os parentes pressionam Jesus a subir a Jerusalém para a festa das tendas e ampliar seu apelo social

·        Jesus tem outro projeto, e vai a Jerusalém para esvaziar o sentido da festa e se legitimar como filho e enviado do Pai

·        No debate com os cidadãos da capital, Jesus questiona suas crenças e afirma que eles não conhecem o Deus que dizem cultuar

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)  Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·        Situe-se no coração do debate de Jesus com seus familiares e com os cidadãos da capital, lendo o texto inteiro (v. 1-30)

·        Você conhece pessoas, grupos ou igrejas que “usam” o nome de Jesus para levar algum tipo de vantagem?

·        Você é capaz de perceber o alcance político e social da pregação e da prática de Jesus, ou vê nele apenas um líder espiritualista?

·        Você tem levado a sério Jesus (seu ensino e sua prática) para fazer uma ideia de Deus e falar dele?

·        Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·        Jesus, tu és a Luz dos olhos meus! Jesus, brilhe essa luz nos passos meus seguindo os teus!

 

(5)  Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite a invocação: “Jesus, que nos falas com sabedoria e nos ensinas com amor, ajuda-nos a ser tal como és!”

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Medite e reze com a canção O viajante (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Cff2DMBGqOc)

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Pistas sobre João 7,1-2.10.25-30

A proposta litúrgica do tempo quaresmal não obedece à sequência literária nem ao progresso temporal dos textos do evangelho, mas a uma lógica temática, enfatizando o progresso na conversão pessoal, comunitária e social. O texto de hoje está localizado em plena ação apostólica de Jesus, num momento especialmente crítico.

Estando na Galileia, Jesus é abordado pelos seus próprios familiares, que fazem pressão para que ele suba a Jerusalém para ampliar sua influência sobre o povo. Isso revela que seus parentes esperam usufruir das vantagens de ter um familiar famoso. Este não é o projeto de Jesus, e nem seus familiares acreditam nele.

Diante da recusa de Jesus, seus parentes sobem sozinhos a Jerusalém para a festa das tendas, que fazia memória da travessia do deserto. Jesus segue mais tarde, discreto e, ao mesmo tempo, absolutamente convicto de que o templo e suas instituições não tinham nada a dizer sobre os novos tempos do Reino de Deus que ele inaugurava com suas ações e anunciava com sua pregação.

A discrição de Jesus, entretanto, não impediu que sua presença fosse percebida. E as pessoas se questionavam sobre ele, já que ele não tinha nada de especial que o identificasse com o profeta esperado, a não ser suas ações de emancipação e libertação, aliás, radicalmente questionadas e questionadas pelas lideranças religiosas. E se perguntavam por que as autoridades não o prendiam.

Os cidadãos de Jerusalém, mergulhados na ideologia veiculada pelo templo e seus ministros, refutam a identidade messiânica de Jesus e afirmam que sabem de onde ele vem: seu sotaque denuncia que ele é galileu. Quanto ao messias, ninguém saberia de onde viria. Mas Jesus responde a eles com ironia e coragem: eles não sabem de onde virá o messias, nem conhecem aquele que o envia.

Na verdade, Jesus questiona o saber usado como muro protetivo contra as surpresas de Deus e como álibi para evitar a conversão. Não podemos falar de Deus ou imaginá-lo passando ao largo de Jesus, seu filho amado e seu enviado autorizado.

 (Itacir Brassiani msf)

“Fala com sabedoria, ensina com amor”

“A polarização social, que se acirrou nos últimos anos, trouxe às instituições educativas os conflitos a que estão expostos todos os cidadãos em decorrência de suas opções políticas e ideológicas. De Norte a Sul do país, verificam-se casos de agressão a professores, chegando muitas vezes a situações de abuso e violência dentro e fora da escola”. (Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2022, § 120)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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