sexta-feira, 4 de outubro de 2024

O Reino de Deus parece estar escondido aos grandes

O Reino de Deus é escondido aos grandes, mas se revela aos pequenos | 493 | 05.10.2024 | Lucas 10,17-24

Ao enviar os 72 discípulos para uma espécie de “estágio missionário”, Jesus havia insistido sobre o despojamento e a confiança, e havia também falado claramente que a rejeição e a perseguição estariam na agenda do missionário. Mas eles voltam e contam entusiasmados o sucesso obtido, e mostram-se deslumbrados com o poder que pensam ter sobre os espíritos maus.

Jesus joga “um balde de água fria” no fogo desse entusiasmo, e desloca o foco dos motivos de alegria dos discípulos missionários. A questão da derrota dos espíritos maus é relevante, pois significa o bloqueio e a anulação da resistência contra a novidade do Reino de Deus. Nessa perspectiva, a missão dos discípulos faz parte da derrota do mal e do restabelecimento da justiça. Quando Jesus diz que viu Satanás caindo, assinala claramente o fim do poder que ele tem sobre as pessoas e organizações e estruturas sociais.

Entretanto, para Jesus, a alegria dos seus enviados não deve estar nos fatos grandiosos e empolgantes que realizam, nas experiências de poder que fazem, mas no serviço eficaz ao Reino de Deus, na experiência de serem servidores e enviados dele, de serem mediadores da ação libertadora de Deus em favor dos oprimidos. Esta alegria claramente não vem do prestígio nem dos privilégios, mas da participação eficaz e generosa na missão de Jesus.

Depois de mais esta lição na escola de formação dos seus discípulos missionários, Jesus irrompe numa oração de júbilo e gratidão, na qual convida seus enviados a perceberem que eles fazem parte do coração ou do vértice da história da salvação: através deles se realiza aquilo que tantos crentes esperaram. Na inacreditável força da fraqueza está o coração da revelação cristã! Apesar da prepotência dos grandes, e por causa da fraqueza dos pequenos, o Reino de Deus vai abrindo caminho.

Jesus louva o Pai por dois motivos: porque Deus se revela aos pequenos e humildes, e mostra sua força exatamente na fraqueza deles; porque ele se esconde daqueles que se consideram sábios e entendidos, e não conta com eles como seus mediadores. Como Jesus está longe de tantos que hoje se apresentam como seus enviados, e gostam de contabilizar moedas, poderes e milagres...

 

Meditação:

§  Releia atentamente os versículos deste trecho do evangelho, perceba o entusiasmo infantil dos “estagiários na missão”

§  Acolha com atenção e serenidade de um discípulo a lição de Jesus sobre a verdadeira alegria

§  Você já sentiu entusiasmo diante do sucesso pastoral, imaginando que isso era unicamente mérito seu?

§  Como ajudar os evangelizadores a superar a tentação de valorizar apenas os grandes acontecimentos e os “evangelizadores” que fazem sucesso e tem poder?

Nenhum comentário: