Jesus
purifica nosso olhar e liberta nossos pés e nossas mãos | 515 | 27.10.2024 | Marcos
10,46-52
Jesus está na última etapa do seu
caminho de “subida” a Jerusalém. Ele chega à cidade de Jericó, cantada e
idealizada pelos peregrinos, situada na área suburbana e a poucos quilômetros
da capital. Nessa região, os mendigos, dependentes das intensas e constantes
peregrinações populares, aparecem cada vez mais frequentemente. Por outro lado,
os discípulos continuam cegos e fechados à proposta de Jesus, e os ricos
desertam desanimados com as exigências.
Aproxima-se de Jesus um homem chamado
Bartimeu, cego e mendigo, cujo nome significa “filho da impureza”, “sujo”, ou
“impuro”. Os discípulos, que pensam enxergar bem, acompanham Jesus pelo
caminho, mas Bartimeu está fixo à terra e depende da boa vontade dos
peregrinos; enquanto os discípulos imaginam esperam que Jesus seja um messias
poderoso e vitorioso, o mendigo o invoca no horizonte de um messianismo
popular, identificado com a causa dos pobres (“filho de Davi”).
E mais ainda: Jesus faz ao cego Bartimeu
a mesma pergunta que fez aos filhos de Zebedeu, mas enquanto Tiago, João e,
provavelmente, todos os outros 10, desejam e pedem privilégios, o mendigo e
cego deseja e pede unicamente que seus olhos se abram. O jovem rico não é capaz
de distribuir seus bens e seguir Jesus, enquanto que Bartimeu abandona o manto,
o único bem que possui, e põe-se a caminho. Os ricos e nobres acabam sendo os
últimos, enquanto os pobres e “sujos” são os primeiros a reconhecer, acolher e seguir
Jesus.
Bastimeu é um personagem oposto ao jovem rico, e é o
absoluto protagonista nesta cena: grita, torna a gritar, não obedece quando
querem que ele se cale, faz Jesus parar, desfaz-se do manto, dá um pulo, põe-se
de pé, dialoga, pede, caminha. Por isso, ele é uma metáfora de toda pessoa
habitada pelo desejo de ver e conhecer, um modelo ideal ou paradigma de
discípulo. E, de tabela, é também um “teólogo popular”, pois, mesmo cego,
reconhece em Jesus o herdeiro de Davi, e invoca a compaixão daquele que
representa o líder popular que sabe o que significa ser suspeito, excluído e
marginalizado, inclusive pelo pai e pelos irmãos maiores.
Meditação:
· Recomponha a cena, relendo as sucessivas cenas,
gesto por gesto, palavra por palavra, percebendo os sentimentos mais profundos
· Observe bem o papel de protagonista do cego
mendigo, enumere as ações que ele realiza (os verbos que as descrevem)
· Você percebe a diferença radical entre aquilo
que Tiago e João pedem e aquilo que o mendigo Bartimeu pede a Jesus?
· Bartimeu é o primeiro personagem a chamar Jesus
de “filho de Davi”; as palavras que você usa para se dirigir a Jesus falam de
que?
· Qual é seu desejo mais profundo, que queima suas
entranhas, e pelo qual você seria capaz de deixar tudo o mais?
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