Jesus nos reúne e
envia para reinventar as relações humanas | 594 | 16.01.2025 | Marcos 1,40-45
O evangelho que meditamos ontem
terminava dizendo que Jesus andava por toda a Galileia, ensinando, curando e
expulsando demônios. Mas a cena de hoje – a purificação de um leproso – não
situa o acontecimento: o leproso não tem nome, e Marcos não diz o lugar onde o
encontro com Jesus aconteceu.
No oriente do tempo de Jesus, a lepra era uma
espécie de morte social, pois a pessoa acometida desse mal era excluída de toda
convivência familiar e social, era como um cadáver insepulto. Mas, com Jesus, a
humanidade inicia uma etapa realmente nova. É como se Jesus lançasse uma
ofensiva não-violenta contra o multifacetado sistema de opressão, introduzindo
uma prática social alternativa, baseada na inclusão dos não-cidadãos.
Desobedecendo a lei que o obrigava a tomar
distância das pessoas sadias, o leproso se aproxima de Jesus e diz que está nas
mãos dele a possibilidade de purifica-lo. Ele não pede cura (da doença) mas
purificação (da impureza). Jesus também descumpre a lei e, afirmando que quer
ver o homem reinserido na convivência social, toca no leproso, solapando o
poder da lei. A ira de Jesus expressa sua revolta contra o sistema de pureza,
que discrimina e condena.
Advertindo com severidade o homem purificado para
que não faça alarde, Jesus também confia a ele uma missão: apresentar-se aos
sacerdotes no templo, testemunhando tanto a nova vida e a reinserção social que
recebeu de graça como a dureza implacável e a radical incapacidade do templo e
seus acólitos para enfrentar o sistema de exclusão. Além de tratar os leprosos
como não-gente, o templo cobra deles uma taxa quando ficam curados!
A
cena termina com o homem que havia sido leproso e vivera excluído atuando como
o primeiro apóstolo (“o homem foi embora e começou a pregar muito e espalhar a
boa notícia”) e com Jesus tendo que fugir para não ser perseguido (“Jesus não
podia mais entrar publicamente numa cidade”). Com este ataque verbal e
simbólico ao sistema de pureza, Jesus atrai sobre si mesmo a impureza que era
atribuída aos doentes e ao povo pobre em geral.
Meditação:
§ Estimulado
pela atitude e pelo gesto de Jesus, identifique as pessoas e grupos que sofrem
a discriminação e até a exclusão
§ Como
a cena não é localizada e o leproso não tem nome, você é convidado a colocar-se
no lugar dele, acolhendo o dom de Jesus
§ Sinta-se
purificado e também enviado para desmascarar os sistemas que discriminam e
excluem as pessoas mais vulneráveis
§ Como podemos
atuar para fazer da nossa fé uma força capaz de derrubar os muros que separam e
excluem pessoas?
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