quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Jesus nos envia para reinventar as relações

Jesus nos reúne e envia para reinventar as relações humanas | 594 | 16.01.2025 | Marcos 1,40-45

O evangelho que meditamos ontem terminava dizendo que Jesus andava por toda a Galileia, ensinando, curando e expulsando demônios. Mas a cena de hoje – a purificação de um leproso – não situa o acontecimento: o leproso não tem nome, e Marcos não diz o lugar onde o encontro com Jesus aconteceu.

No oriente do tempo de Jesus, a lepra era uma espécie de morte social, pois a pessoa acometida desse mal era excluída de toda convivência familiar e social, era como um cadáver insepulto. Mas, com Jesus, a humanidade inicia uma etapa realmente nova. É como se Jesus lançasse uma ofensiva não-violenta contra o multifacetado sistema de opressão, introduzindo uma prática social alternativa, baseada na inclusão dos não-cidadãos.

Desobedecendo a lei que o obrigava a tomar distância das pessoas sadias, o leproso se aproxima de Jesus e diz que está nas mãos dele a possibilidade de purifica-lo. Ele não pede cura (da doença) mas purificação (da impureza). Jesus também descumpre a lei e, afirmando que quer ver o homem reinserido na convivência social, toca no leproso, solapando o poder da lei. A ira de Jesus expressa sua revolta contra o sistema de pureza, que discrimina e condena.

Advertindo com severidade o homem purificado para que não faça alarde, Jesus também confia a ele uma missão: apresentar-se aos sacerdotes no templo, testemunhando tanto a nova vida e a reinserção social que recebeu de graça como a dureza implacável e a radical incapacidade do templo e seus acólitos para enfrentar o sistema de exclusão. Além de tratar os leprosos como não-gente, o templo cobra deles uma taxa quando ficam curados!

A cena termina com o homem que havia sido leproso e vivera excluído atuando como o primeiro apóstolo (“o homem foi embora e começou a pregar muito e espalhar a boa notícia”) e com Jesus tendo que fugir para não ser perseguido (“Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade”). Com este ataque verbal e simbólico ao sistema de pureza, Jesus atrai sobre si mesmo a impureza que era atribuída aos doentes e ao povo pobre em geral.

 

Meditação:

§   Estimulado pela atitude e pelo gesto de Jesus, identifique as pessoas e grupos que sofrem a discriminação e até a exclusão

§   Como a cena não é localizada e o leproso não tem nome, você é convidado a colocar-se no lugar dele, acolhendo o dom de Jesus

§   Sinta-se purificado e também enviado para desmascarar os sistemas que discriminam e excluem as pessoas mais vulneráveis

§   Como podemos atuar para fazer da nossa fé uma força capaz de derrubar os muros que separam e excluem pessoas?

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