Somos todos filhos e
filhas, a “querência” mais amada de Deus | 590 | 12.01.2025 | Lucas 3,15-22
Depois do batismo, estando Jesus
recolhido em oração, o céu se abre e o Espírito Santo desce sobre ele em forma
de pomba. Do céu aberto ressoa uma voz: “Tu és meu filho amado; em ti encontro
o meu agrado”. E nada mais. Nenhuma reação. Nenhuma aclamação. Tudo transcorre
como se fosse um fato normal. Depois, Jesus segue sozinho para o deserto, firme
na decisão de buscar luzes para entender melhor sua identidade e sua missão.
O batismo proposto por João Batista sinalizava o cancelamento dos
débitos do povo frente ao judaísmo e desobrigava o fiel frente às estruturas do
sistema judaico. Expressava também o desejo de endireitar as estradas, de
preparar os caminhos para o encontro com o Messias, o Ungido de Deus que todos
esperavam. No batismo, Jesus entende que é o filho querido e ungido que se opõe
aos poderosos da terra (cf. Sl 2), o servo fiel que tira o pecado do mundo (cf.
Is 42,1-7), o broto que cresce na terra seca (cf. Is 11,1-2).
No batismo, Jesus também cresce na consciência de que uma nova criação
está em gestação. Ao participar de um rito que proclama o cancelamento dos
pecados e torna o povo livre frente às leis discriminadoras, Jesus se descobre filho,
porta-voz e herdeiro de Deus, uma pessoa livre de tudo, uma espécie de ‘fora da
lei’ do sistema judaico. Ele não é mais leal com o sistema religioso ou com um
‘capitão’ prepotente, mas com Deus Pai. Todos os são batizados ouvem a
declaração de que são filhos amados e vivem nesta certeza.
E é
por aqui que começa a nova criação, simbolizada pelo céu aberto e pela descida
da pomba, sinais que nos remetem à nova humanidade que recomeça na Aliança de
Deus com Noé. Os doutores da lei e os sacerdotes pecavam não porque
desobedeciam a lei, mas porque cumpriam a lei nas suas minúcias e esqueciam a
compaixão e a misericórdia. A nova sociedade e a nova criação começam
exatamente com a renúncia a esta velha ordem, opressora e corruptora. Jesus
enfrentará este sistema nas tentações que virão em seguida e durante toda a sua
vida, e pagará um alto preço por tamanha ousadia.
Meditação:
·
Releia o texto, observe o lugar, acompanhe
o movimento dos personagens, escute atentamente a voz e o sentido das palavras
·
O que significa o fato de que Jesus tenha
“entrado na fila dos pecadores”, anonimamente, como mais um deles?
·
O que significa dizer que Jesus viu o céu
aberto, e que o Espírito repousou sobre ele, numa figura como a de uma pomba?
·
A voz que diz que Jesus é “o filho amado, o
bem-querer” de Deus refere-se também ao povo no meio do qual estava Jesus?
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