Quem resiste ao Evangelho se fecha ao Espírito Santo | 605 | 27.01.2025
| Marcos 3,22-30
No
texto evangélico de hoje, Jesus continua sob “fogo cruzado”, ataques vindos de
todos os lados. Os defensores e professores da Lei, com a cabeça formada pelo
templo de Jerusalém, não conseguem entender a ação de Jesus, e fazem-lhe uma
acusação muito grave: ele seria um colaborador de Satanás, e sua ação
libertadora não viria de Deus, mas seria sustentada pelo Diabo.
Jesus entra na
discussão para se defender, e procura mostrar a falácia da acusação que dirigem
contra ele recorrendo a duas breves parábolas. Ele pergunta se um reino ou uma
família dividida internamente tem força para se manter de pé; e se um ladrão
pode entrar na casa de alguém para roubar seus bens sem antes sequestrar ou prender
seu proprietário.
Jesus passa das
parábolas à realidade concreta. Se ele está expulsando demônios em nome de
Satanás, então o Diabo estaria dividido internamente, e o fracasso seria
inevitável. Mas se ele está expulsando demônios por força e mandato de Deus,
ele dominou e amarrou aquele que mantinha o domínio e o controle das pessoas
doentes ou possuídas pelos espíritos maus.
E Jesus vai adiante,
com uma afirmação forte e desconcertante: qualquer blasfêmia será perdoada,
menos a blasfêmia contra o Espírito Santo. O que seria esta blasfêmia que fecha
toda e qualquer possibilidade de perdão, colocando limites à misericórdia e à
vontade reconciliadora de Deus?
Trata-se da negação da
realidade na sua mais profunda evidência, ou da afirmação que rotula a ação
libertadora de Deus como maldade e as injustiças mais horrendas como
beneficência. Nestes casos, a rigidez e o fechamento são tais que impedem a
entrada de qualquer raio de luz, recusam toda e qualquer iniciativa de Deus, torcem
tudo o que é reto e adoça tudo o que é podre.
É verdade que Jesus dirige estas palavras aos doutores da lei. Mas
elas nos colocam no mínimo em atitude de alerta. Basta lembrar aqui aqueles que
estão sempre prontos a acusar toda e qualquer postura humanitária e profética
como comunista ou herética. E batizam com beneméritas projetos e práticas de
dominação.
Meditação:
§ Contemple
a cena: os doutores da lei acusando Jesus, e Jesus debatendo com eles e
mostrando a falsidade da acusação
§ Você
percebe que hoje há gente que entorta o que é reto e desacredita muitas
iniciativas que libertam os pobres?
§ Quais
seriam as razões para que pessoas católicas sejam tão resistentes à dimensão
social do Evangelho de Jesus?
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