Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 346
Dia 03/04/2021 | Semana Santa | Vigília Pascal
Evangelho segundo Marcos (16,1-7)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o Salmo 117
(pascal): “Este é o dia que o Senhor fez...” (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7sFZ_4fZJOE)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 16,1-7
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Esta narração da
ressurreição de Jesus é um dos muitos textos bíblicos sugeridos para a vigília
pascal
· As mulheres fazem uma
espécie de contraponto à atitude de José de Arimatéia e dos discípulos, para os
quais Jesus havia fracassado, e tudo terminara em tragédia, sepultado sob uma
pesada pedra
· Maria Madalena e as
companheiras compram perfumes para ungir o corpo morto de Jesus e dar-lhe uma
sepultura digna
· Mas elas descobrem que
a pedra fora rolada, que a sepultura estava vazia, que os sinais eram de vida,
que “o Crucificado” não estava lá
· E são enviadas como
apóstolas, com a missão de reconstruir a comunidade e anunciar que Jesus
caminha à frente na Galileia
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Leia atentamente, sem pressa
e com todos os sentidos, palavra por palavra, gesto por gesto, esta cena
inusitada e com final aberto
· Por que as mulheres, ao
invés de se animarem, ficam amedrontadas? Estariam convencidas que tudo
terminara em tragédia irremediável?
· Marcos nos convoca a
escrever o final dessa história: voltaremos, com Pedro e os demais
discípulos/as, à periferia para recomeçar nossa adesão a Jesus Cristo, com a
disposição de compartilhar seu destino?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que devemos mudar a
partir da convicção de que a vida de Jesus não termina em fracasso ou tragédia,
mas que caminha à nossa frente?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
e reze com canção pascal “Aleluia”, de Handel (Acessível aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=M-7KdocrTLc)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre Marcos 16,1-7
A cena da paixão e morte de Jesus terminara
laconicamente: ele morre abandonado pelos discípulos, e acompanhado somente por
dois outros executados com ele; José de Arimatéia, numa ação ambígua compra um
lençol, enrola nele e corpo sem vida de Jesus, deposita-o num túmulo e fecha o
túmulo com uma grande pedra, como que dizendo que tudo estava terminado; mas
duas observam tudo à distância.
Na cena de hoje, Maria Madalena e duas outras
mulheres fazem exatamente o contrário de José de Arimatéia: compram perfumes
para ungir dignamente o corpo de Jesus; saem de casa de madrugada e vão ao
túmulo de Jesus, preocupadas com a dificuldade de rolar a enorme pedra; dão-se
conta com surpresa que a pedra fora rolada e que a sepultura estava aberta;
entraram na sepultura e encontram um jovem vivo, sentado à direita, vestido com
uma túnica branca.
Assustadas com o que veem (túmulo vazio, roupas
que vestem um mártir, vida em vez de morte), recebem a notícia boa e inesperada:
Jesus Nazareno, o Crucificado, não está ali, como fora a vontade de José de
Arimatéia e a elite religiosa de Jerusalém. E recebem uma missão: avisar os
discípulos e Pedro, que haviam abandonado Jesus e tudo o mais, que Jesus vai na
frente deles para a Galileia, onde será encontrado.
Suspendendo aqui sua narrativa, o evangelista
nos convida a fazer parte desta cena como protagonistas e dar a ela um final.
Voltaremos nós, com Pedro e os demais discípulos/as à Galileia para recomeçar a
utopia do Reino de Deus e reunir a comunidade estraçalhada pela cruz, compartilhando
a compaixão solidária do Crucificado? Continuaremos iludidos, esperando uma
vitória espetacular do Reino de Deus e da Igreja? Ou lamentaremos a falência e
o fracasso de Jesus e do reino de Deus, como parece entender Arimatéia?
Somos nós que daremos um final a essa
história. É certo que o nosso mundo não gosta de hospedar sonhadores/as; prefere-os
na cruz, na sepultura ou nos livros. Mas há uma certeza: Jesus nos precede vivo
nas periferias e nas fronteiras.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“A crucificação todos testemunharam, mas ficou uma dúvida: a história da ressurreição seria verdadeira,
ou apenas o resultado do abalo emocional das mulheres? Afirmações e
perguntas sobre os tais acontecimentos são feitas por nós todos os dias. As certezas e as dúvidas são inerentes
quando o assunto é a realidade em que vivemos, principalmente mediante crises e
sofrimentos”.
(Texto-Base, § 23)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio
Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a
surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um
caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”
(Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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