Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 368
Dia 25/04/2021 | 4ª Semana da Páscoa | Domingo
Evangelho segundo João (10,11-18)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando: “A Palavra está perto de ti...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de João 10,11-18
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· No horizonte do tempo
pascal, a Igreja nos propõe a meditação sobre Jesus como Pastor Bom, capaz de
dar a vida pelo seu rebanho
· Sua figura e sua
atitude se contrapõe aos dirigentes (religiosos e políticos) mercenários, que
trabalham por interesse, por dinheiro
· Antes, Jesus acusa as
lideranças do templo de serem são cegos, não quererem ver; depois, estas acusam
de estar louco, possuído pelo diabo
· Em meio a isso, Jesus
interpreta sua possível execução como um ato de livre doação de si por amor ao
seu rebanho, que ele conhece e ama
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Recomponha na memória as principais frases desta
polêmica pregação de Jesus contra as lideranças religiosas e políticas
· Como podemos distinguir hoje a diferença entre as
lideranças mercenárias e as autênticas, como o Bom Pastor?
· Como cristãos e seguidores/as de Jesus, conhecemos realmente
sua Voz, sua Palavra, em meio a tantos ensinos e lições diversas?
· Quais são hoje, em nosso meio, as “outras ovelhas, que
não deste curral”, e que Jesus conduz e ouvem sua voz?
· Em relação à sua família, sua comunidade e sua cidade:
suas atitudes são como aquelas do Pastor Bom?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Reze repetindo estas
palavras: Tu és, Senhor, o meu Pastor; conheço tua voz e teu coração, e, por
isso, sigo teus passos!
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como discernir entre
pastores/as e mercenários em nossas famílias, em nossas comunidades cristãs e
em nossas Igrejas e cidades?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
e reze com canção paulina: “O
Senhor é meu pastor e nada, nada me faltará...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7yhNw_Izyp4)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas pistas sobre João 10,11-18
A imagem do “pastor” é aplicada tanto
ao próprio Deus, como ao futuro rei messiânico e aos líderes
político-religiosos de Israel. Os evangelistas a aplicam a Jesus: ele é
realmente pastor, pois participa da condição humana, inclusive da morte, para
nos conduzir à vida eterna. Em grego, “bom”, significa ideal ou nobre, e não
somente eficiência. Assim é Jesus, pois livremente despoja-se da sua própria
vida para salvar a vida do seu rebanho.
O texto confronta a ação de Jesus com
a dos pastores mercenários, que não defendem o rebanho, mas cuidam somente dos
seus próprios interesses. É uma referência ao profeta Ezequiel, que condenava
os maus pastores do povo de Deus (os líderes religiosos e políticos do seu
tempo), que somente exploravam o povo para o seu próprio proveito,
abandonando-o nas horas de maior necessidade.
O trecho destaca o verbo “conhecer”. Jesus
conhece as suas ovelhas como conhece o Pai e é conhecido pelo Pai. Conhecer
implica um relacionamento íntimo de amor e solidariedade. O conhecimento que
Jesus tem dos seus discípulos nasce e se plenifica no amor entre o Pai e o
Filho. Não é um amor só de emoções ou sentimentos, mas um amor exigente, capaz de
assumir o outro até o ponto de doar a vida. A morte na Cruz, assumida
livremente, é a expressão suprema desse amor.
O amor não pode se restringir aos
irmãos da comunidade. A utopia de Jesus é a união entre todos “os seus”. Isso
não significa um crescimento da Igreja visível até que toda a humanidade faça
parte dela, mas a realização do Pai-nosso (“seja feita a vossa vontade, assim
na terra como no Céu”): a busca do bem, da justiça e da fraternidade, mesmo
fora da Igreja visível, onde se realiza o ou Reinado de Deus.
Como seguidores do Bom Pastor, somos convidados/as a viver desse
mesmo amor que exige o despojamento. Isso não implica necessariamente a morte
física, mas a morte ao egoísmo, e a todos os “ismos” que nos dividem e separam,
seja por causa do gênero, raça, cor, classe ou cultura.
(Tomás Hughes SVD)
Pensamento do
Papa Francisco
“Os meios de
comunicação social podem ajudar a sentir-nos
mais próximos uns dos outros, a perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à
solidariedade e a um compromisso sério para uma vida mais digna. Mas é
necessário verificar continuamente se as formas atuais de comunicação nos orientem efetivamente para o encontro
generoso, a busca sincera da verdade íntegra, o serviço, a aproximação dos
últimos e o compromisso de construir o bem comum”. (Fratelli Tutti, § 205)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para
a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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