Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 369
Dia 26/04/2021 | 4ª Semana da Páscoa | Segunda
Evangelho segundo João (10,1-10)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando: “A Palavra está perto de ti...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de João 10,1-10
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Neste trecho, cujo
seguimento é o trecho que meditamos ontem, Jesus se apresenta tanto como o
pastor como como a porta
· Antes, Jesus acusa as
lideranças do templo de serem cegos, de não quererem ver, e depois estas acusam
de estar louco, possuído pelo diabo
· Como porta do redil ou
curral, Jesus é passagem, é caminho, tanto para a segurança do rebanho como
para libertá-lo das prisões
· Quem não entra por essa
porta (que acolhe, que protege e que estimula à autonomia) revela-se inimigo
daqueles que diz liderar
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Recomponha na memória as principais comparações desta
polêmica pregação de Jesus contra as lideranças
· Como a imagem da porta pode nos ajudar a entender a
identidade e a missão da comunidade cristã e da Igreja de hoje?
· Nossas comunidades e Igrejas se parecem mais com
portas abertas, que ajudam a entrar e sair, ou com redis ou currais fechados?
· Em tempos de indiferença doentia e de proliferação de
Igrejas, o que significa entrar por Jesus, sair e encontrar pastagem?
· Num contexto de crescente distância entre ricos e
pobres, como e através de quem Jesus concede vida abundante a todos/as?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Reze repetindo estas
palavras: Tu és, Senhor, o meu Pastor! Quero conhecer cada vez mais tua palavra
e seguir teus passos!
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Que iniciativas
poderíamos tomar para que nossas Igrejas não sejam apenas currais que protegem,
mas não estimulam ninguém a sair?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
e reze com canção paulina: “O
Senhor é meu pastor e nada, nada me faltará...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7yhNw_Izyp4)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas pistas sobre João 10,1-10
Jesus entra em nossa casa e nos conduz para
fora. O Bom Pastor não quer isolar o rebanho dentro de um redil e conservá-lo
seguro, mesmo que este redil se chame Igreja. Ele não quer reduzir a vida dos/as
discípulos/as ao ambiente doméstico, indiferente ao mundo exterior. Ele chama
pelo nome e conduz aqueles/as que o ouvem para fora de si mesmos e para fora de
um sistema que anestesia e, ao mesmo tempo, separa, hierarquiza e aprisiona as
pessoas.
Jesus, o Bom Pastor, chama pelo nome e manda
sair às periferias! Neste percurso, ele mesmo caminha à nossa frente, livre e
solidário, cordeiro e pastor. Ele não considera suficiente despertar os homens
e mulheres, e mostrar-lhes um caminho. Ele se faz caminho e companheiro de
caminhada, um pouco à frente para dissipar medos e incertezas, mas sempre
próximo para curar as feridas e fortalecer nos tropeços. No fim, ele é porta
aberta em forma de cruz, passagem-páscoa para a liberdade, seta que aponta para
um outro mundo possível e urgente. O importante é reconhecer sua voz que nos
chama pelo nome e nos manda sair.
Além de manter uma relação personalizada com
cada pessoa, Jesus também reúne um rebanho, uma comunidade, uma coletividade.
Mesmo consentindo com um distanciamento social necessário, ele nos aponta um
caminho de saída, um estilo de vida comunitário, solidário. Somos ovelhas do
seu rebanho, membros de um povo solidário. Recebemos o bônus e o ônus de
estarmos ligados a um povo e a um mundo que caminha para a liberdade tropeçando
nos próprios pés, mas que também mantem o olhar fixo naquele que vai à sua
frente.
O sonho de Deus é ver a vida florescendo em
todas as dimensões. Não se trata de uma vida miúda, apertada e resignada, mas
de uma vida abundante, transbordante. É entrando e saindo do redil de Jesus
Cristo, vivendo nossa vida como dom, que encontraremos pastagem. É na ousadia
de ir além dos limites e muros erguidos para defender ideologias mesquinhas que
encontraremos o alimento que sustenta esta vida tão sonhada.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento do
Papa Francisco
“A Igreja não relega a
sua missão à esfera do privado, não pode nem deve ficar à margem na construção
de um mundo melhor, nem deixar de despertar as
forças espirituais que possam fecundar toda a vida social. A Igreja
tem um papel público na busca da fraternidade universal.
Queremos ser uma Igreja que serve, que
sai de casa, que sai dos seus templos, que sai das suas sacristias, para
acompanhar a vida, sustentar a esperança, ser sinal de unidade, para lançar
pontes, abater muros, semear reconciliação”. (Fratelli Tutti, § 276)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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