Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 356
Dia 13/04/2021 | 2ª Semana da Páscoa | Terça-feira
Evangelho segundo João (3,7-15)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o desejo
de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando: “O
Ressuscitado vive entre nós, amém, Aleluia!” (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5nQ8crGGZMk)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de João 3,7-15
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· No encontro com
Nicodemos, Jesus enfaticamente que, para entender o Reino de Deus e participar
dele, é preciso “nascer de novo”, recomeçar
· Mais que isso, é
preciso “nascer do alto”, do crucificado por amor, porque o apego exterior à
Lei produz a morte, e não a vida
· Por mais incrível que
possa parecer, Jesus inclui a Lei entre “as coisas da carne”, limitadas e
precárias, superadas pelas “coisas do Espírito”
· Deixar-se conduzir pelo
Espírito significa percorrer o caminho de Jesus, abrindo mão de coisas seguras
e arriscando-se a chegar ao mesmo fim
· Jesus é Aquele que “desceu”
e aquele que “foi elevado”, por isso, o único caminho no qual os discípulos
podem encontrar vida, saúde e liberdade
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Leia atentamente, sem
pressa, palavra por palavra, este episódio e este diálogo tenso entre Nicodemos
e Jesus
· Retome o texto de
ontem, pois ambos estão interligados, e a compreensão de um depende do entendimento
do outro
· Para ser conduzido pelo
Espírito não basta rezar e cantar com emoção, falar coisas incompreensíveis: é
preciso renascer no amor solidário
· Todos corremos o risco
de imaginar-nos “mestres” nos assuntos de religião, esquecendo que, sobre Deus,
estamos sempre no “bê-á-bá”
· Tenhamos bem presente,
especialmente neste tempo pascal, que o Jesus glorificado e exaltado o é,
especialmente, enquanto crucificado por amor
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
e reze com canção pascal “Banhados em Cristo, somos uma nova criatura!
As coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo...” (Acessível
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WiUioVo_DIM&t=3s)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre João 3,7-15
No diálogo com o fariseu Nicodemos, Jesus
insiste que, para nascer de novo e participar do Reino de Deus, é preciso nascer
do alto significa nascer da cruz, do crucificado, do “levantado”, no seguimento
dele no amor que esvazia para servir. Para Jesus, a vida não está na volta ao
passado, está no novo começo. Mas, Nicodemos se apega ao passado, a um
determinismo que exclui a possibilidade de mudança.
“Nascer do alto” significa também renascer no
Espírito. “Carne” representa o ser humano inacabado, a condição humana frágil,
sem plenitude, incapaz de amar: a mãe, a raça, o povo. Os fariseus e o aparato
da Lei fazem parte da carne, mas os fariseus imaginam que ela seja acabada e
perfeita. Espírito representa o reino de Deus, a universalidade, a esfera
divina, excelente e invisível, não manipulável.
Na perspectiva do “diálogo formativo” de Jesus
com Nicodemos, percebemos que Jesus crucificado, Verbo encarnado, ocupa o lugar
da Lei. Se entramos no dinamismo do Reino de Deus, somos guiados e julgados
pelo amor e é por esse critério que são aferidas a bondade ou a maldade das
ações humanas. Em Jesus, seu Filho amado, Deus não age como juiz, mas como
amante e doador da vida.
O conhecimento suscitado pelo Espírito não se
opõe à reflexão e ao estudo, mas atesta a insuficiência destes. Para acessar o coração
do mistério de Deus a fé ´-e necessária, mas ela é mais que simples confiança
na palavra de uma pessoa considerada superior. Fé é uma espécie de elevação e
universalização do nosso pensar e do nosso agir.
Podemos falar então de iluminação interior.
Mas esse dom da iluminação supõe uma disponibilidade de coração e uma
verdadeira liberdade interior para abandonar saberes aparentemente seguros.
Esta sabedoria é fruto da Palavra de Deus, aquela sabedoria que cada um/a de
nós, como discípulos/as de Jesus, somos chamados/as a descobrir na leitura e meditação
da Palavra de Deus. Como Nicodemos, também nós estamos na noite, o momento especial
da Palavra.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento do Papa Francisco
“É grande nobreza ser capaz de desencadear processos
cujos frutos serão colhidos por outros, com a esperança colocada na força
secreta do bem semeado. Ao amor, a boa política une a esperança, a confiança
nas reservas de bem que estão no coração do povo. Por isso, esta política renova-se
com a convicção de que cada mulher, cada
homem e cada geração encerram em si uma promessa que pode irradiar novas
energias relacionais, intelectuais, culturais e espirituais”. (Fratelli Tutti, § 195)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio
Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a
surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um
caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”
(Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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