Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 370
Dia 27/04/2021 | 4ª Semana da Páscoa | Terça-feira
Evangelho segundo João (10,22-30)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o desejo
de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando: “A Palavra está perto de ti...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de João 10,22-30
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Durante a festa da
dedicação do Templo, Jesus acusara as lideranças de cegueira, e estas acusaram
de estar louco, possuído pelo diabo
· O episódio de hoje está
neste contexto, e dá seguimento à polêmica, que Jesus ilustra com as parábolas
da porta e do pastor
· Jesus foge de uma
discussão teórica e abstrata sobre sua identidade, e, de novo, chama suas ações
em testemunho de sua origem divina
· As lideranças do
judaísmo não fazem parte do seu rebanho e, por isso, não reconhecem sua voz, e
se veem cada vez mais ameaçadas
· Por outro lado,
aqueles/as que o seguem, conhecem sua voz, reconhecem suas ações e, assim,
acessam o caminho da vida plena
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Recomponha na memória os gestos, sinais e palavras de
mais esta polêmica que Jesus trava com as lideranças do judaísmo
· Fazemos parte do rebanho de Jesus Cristo, daqueles/as
que ouvem e seguem a sua voz e continuam seu estilo de vida?
· Reconhecemos a mão de Deus nas ações humanizadora e
libertadoras de Jesus e de todos/as os/as que fazem o bem?
· Como demonstramos isso? Nosso modo de ser testemunha
claramente nossa pertença ao caminho ou “movimento” de Jesus?
· Somos capazes de demonstrar nossa pertença a Jesus
colocando-nos ao lado do ser humano ameaçado?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como você, sua família
ou sua comunidade podem demonstrar que conhecem e seguem a voz de Jesus e seu
Evangelho?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
e reze com canção paulina: “O
Senhor é meu pastor e nada, nada me faltará...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7yhNw_Izyp4)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas pistas sobre João 10,22-30
Este episódio do evangelho nos mantém no
contexto da festa da dedicação do templo de Jerusalém, quando Jesus se
apresenta como porta que conduz à vida e pastor que conhece seu rebanho, cujas
ovelhas reconhecem e seguem sua voz. Mesmo que o templo abrigue seus mais
ferrenhos opositores, que já o ameaçaram com apedrejamento, prisão e morte,
Jesus passeia por ele como quem se sente em casa.
As lideranças que controlam o templo e o
judaísmo como um todo veem Jesus como uma ameaça, têm a impressão que ele lhes
tirava o fôlego. Há pouco haviam dito claramente que ele estava louco ou
possuído pelo diabo. Angustiados e irritados, elas cercam Jesus no templo, numa
clara demonstração de ameaça. E o desafiam a apresentar-se claramente como
Messias, para terem motivo para condená-lo.
O vazio de poder aberto pela espera indefinida
de um messias havia sido ocupado por estas lideranças, e elas temiam perdê-lo.
Jesus havia dito que tais pessoas eram cegas por opção, não fazem parte do seu
rebanho, não reconhecem nele a voz e a mão de Deus, servem e seguem a
mercenários. Orgulham-se de ser descendentes de Abraão e defensores da Lei de
Moisés, mas o são apenas da boca para fora.
Jesus percebe a artimanha deles e, como já
fizera em várias oportunidades, foge de uma discussão teórica e estéril sobre o
Messias. Ele apresenta suas ações de afirmação da dignidade e restauração da
liberdade das pessoas e chama a tomar posição. São suas obras que testemunham
se ele está com Deus ou não, se Deus está com ele ou não. Assumir a defesa do
ser humano humilhado significa estar com Deus. Mas as lideranças do templo são
cegas, não querem ver.
A conclusão da cena é dramática. Jesus adverte
as lideranças a não tentarem recuperar o controle que perderam sobre parte do
povo. Aqueles que o reconhecem e seguem como Pastor Bom acessaram a vida plena,
e ninguém vai arrancá-los das suas mãos, pois o Pai não o permitirá. Jesus diz
que ele e o Pai são um, e as lideranças reagem ameaçando apedrejá-lo.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento do
Papa Francisco
“Precisamos de manter viva a chama da consciência
coletiva, testemunhando às sucessivas gerações o horror daquilo que aconteceu,
que assim aviva e preserva a memória das vítimas, para que a consciência humana se torne cada vez mais forte contra toda a
vontade de domínio e destruição. Precisam disso as próprias vítimas, para não cederem à lógica que leva a
justificar a represália e qualquer violência em nome do mal imenso que sofreram”. (Fratelli Tutti, §
249)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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