Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 348
Dia 05/04/2021 | Oitava da Páscoa | Segunda-feira
Evangelho segundo Mateus (28,8-15)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o Salmo 117
(pascal): “Este é o dia que o Senhor fez...” (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7sFZ_4fZJOE)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 28,8-15
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Em movimento oposto ao
que fazem os apóstolos, as mulheres não se deixam dominar pela frustração e
pelo medo, e vão à sepultura de Jesus
· E acabam sendo as
primeiras e saber que nenhuma pedra imobiliza Jesus, que a morte não o
aprisionou, que ele continua seu caminho
· E são também as
primeiras a ver Jesus e a anunciar essa boa notícia com alegria, reunindo de
novo a comunidade-igreja desfeita pela cruz
· No lado oposto, e no
“andar de cima”, elabora-se mais uma mentira sofisticada e financiada por
dinheiro, na tentativa de matar a esperança
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Leia atentamente, sem
pressa e com todos os sentidos, palavra por palavra, gesto por gesto, esta cena
protagonizada pelas discípulas
· Por que elas, que são
um dos fios mais frágeis que tecem a rede social e eclesial, são as primeiras a
saber, a ver e a anunciar a ressurreição?
· Terá o corpo masculino
da Igreja caído sob a influência dos “podres poderes”, esquecido a força
criadora e desconfiado delas?
· Como podemos resgatar
hoje o papel absolutamente essencial das mulheres no testemunho da ressurreição
e na reconstrução da Igreja?
· O que significa hoje
afirmar que “ele vai à nossa frente” e poderemos vê-lo na Galileia, onde Jesus
iniciara sua pregação e sua missão libertadora?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Procure verbalizar em
sua oração aquilo que este tempo pascal suscita e faz germinar em você
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que devemos mudar a
partir da convicção de que a vida de Jesus não termina em fracasso ou tragédia,
mas que caminha à nossa frente?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
e reze com canção pascal “Aleluia”, de Handel (Acessível aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=M-7KdocrTLc)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre Mateus 28,8-15
Crer na ressurreição de Jesus Cristo é mais
uma tarefa que um ato intelectual. Crer é caminhar, e crer em Jesus crucificado
e ressuscitado e percorrer com ele os caminhos do Reino de Deus, fazendo-se
semente que não teme desfazer-se no ventre da terra, em gestos e sinais sempre
frágeis mais infinitamente potentes e eloquentes.
Maria Madalena e “as outras marias”
presenciaram um anjo rolando a pedra que lacrava a sepultura de Jesus, em meio
a um terremoto que derrubou e adormeceu os guardas, souberem que a sepultura
não reteve Jesus e que ele caminhava à frente delas para a Galileia, onde elas
poderiam vê-lo. Mas antes mesmo de
fazerem o percurso de volta de onde haviam vindo seguindo Jesus, ele se
manifesta a elas e lhes confere um mandato apostólico: “Vão avisar meus irmãos
que se dirijam para a Galileia. Aí eles me verão”.
Algo oposto a essa alvissareira notícia e
percurso do centro à periferia, os guardas vão à chefia do templo. E ali foi
selada a mentira que acompanhou todo o processo movido contra Jesus: a elite
subornou os guardas para que divulgassem a fake
new, segundo a qual Jesus continuava morto, mas seu corpo havia sido
roubado pelos discípulos. Na verdade, a memória viva de Jesus havia “tomado
corpo” na missão e no testemunho corajoso dos/as discípulos/as.
Aquelas duas mulheres madrugadoras haviam
intuído os dois pilares fundamentais da fé em Jesus Cristo: ele não faz parte
do clube dos mortos e eliminados pelos poderosos; ele se deixa encontrar nas
periferias e nas fronteiras, onde a dominação assume mil formas e a os sinais
do Reino de Deus avançam discreta e irreversivelmente. Os/as discípulos/as de
Jesus não se deixam intimidar e derrotar pela execução patrocinada pelos
poderes estabelecidos, enquanto estes tremem, mentem e subornam para não
aceitar a reviravolta.
Estas mulheres, sustentadas pelos sutis fios
da esperança, confiam plenamente naquilo que ouvem, e se tornam alegres
testemunhas, reúnem os discípulos e “refundam” a Igreja.
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“Os discípulos (de Emaús) o
convidam para pernoitar. Foi ao redor da mesa, quando o estranho partiu o pão e
o abençoou, que eles reconheceram que aquele
que lhes parecera estranho, na verdade, era Jesus. Somente nesse momento eles
creram que a ressurreição anunciada pelas mulheres era verdadeira. Decidem,
por isso, voltar de imediato à comunidade de Jerusalém. O diálogo com Jesus faz o coração arder. E, se o coração arde em chamas
pela Palavra, os pés partem em missão”. (Texto-Base, § 17)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio
Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a
surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um
caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”
(Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde
impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de
celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e
estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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