domingo, 4 de abril de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 348

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 348

Dia 05/04/2021 | Oitava da Páscoa | Segunda-feira

Evangelho segundo Mateus (28,8-15)

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se cantando o Salmo 117 (pascal): Este é o dia que o Senhor fez...(Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7sFZ_4fZJOE)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 28,8-15

·      Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·      Em movimento oposto ao que fazem os apóstolos, as mulheres não se deixam dominar pela frustração e pelo medo, e vão à sepultura de Jesus

·      E acabam sendo as primeiras e saber que nenhuma pedra imobiliza Jesus, que a morte não o aprisionou, que ele continua seu caminho

·      E são também as primeiras a ver Jesus e a anunciar essa boa notícia com alegria, reunindo de novo a comunidade-igreja desfeita pela cruz

·      No lado oposto, e no “andar de cima”, elabora-se mais uma mentira sofisticada e financiada por dinheiro, na tentativa de matar a esperança

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Leia atentamente, sem pressa e com todos os sentidos, palavra por palavra, gesto por gesto, esta cena protagonizada pelas discípulas

·      Por que elas, que são um dos fios mais frágeis que tecem a rede social e eclesial, são as primeiras a saber, a ver e a anunciar a ressurreição?

·      Terá o corpo masculino da Igreja caído sob a influência dos “podres poderes”, esquecido a força criadora e desconfiado delas?

·      Como podemos resgatar hoje o papel absolutamente essencial das mulheres no testemunho da ressurreição e na reconstrução da Igreja?

·      O que significa hoje afirmar que “ele vai à nossa frente” e poderemos vê-lo na Galileia, onde Jesus iniciara sua pregação e sua missão libertadora?

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·    Procure verbalizar em sua oração aquilo que este tempo pascal suscita e faz germinar em você

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que devemos mudar a partir da convicção de que a vida de Jesus não termina em fracasso ou tragédia, mas que caminha à nossa frente?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração do dia

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite e reze com canção pascal “Aleluia”, de Handel (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=M-7KdocrTLc)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

Algumas pistas sobre Mateus 28,8-15

Crer na ressurreição de Jesus Cristo é mais uma tarefa que um ato intelectual. Crer é caminhar, e crer em Jesus crucificado e ressuscitado e percorrer com ele os caminhos do Reino de Deus, fazendo-se semente que não teme desfazer-se no ventre da terra, em gestos e sinais sempre frágeis mais infinitamente potentes e eloquentes.

Maria Madalena e “as outras marias” presenciaram um anjo rolando a pedra que lacrava a sepultura de Jesus, em meio a um terremoto que derrubou e adormeceu os guardas, souberem que a sepultura não reteve Jesus e que ele caminhava à frente delas para a Galileia, onde elas poderiam vê-lo.  Mas antes mesmo de fazerem o percurso de volta de onde haviam vindo seguindo Jesus, ele se manifesta a elas e lhes confere um mandato apostólico: “Vão avisar meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Aí eles me verão”.

Algo oposto a essa alvissareira notícia e percurso do centro à periferia, os guardas vão à chefia do templo. E ali foi selada a mentira que acompanhou todo o processo movido contra Jesus: a elite subornou os guardas para que divulgassem a fake new, segundo a qual Jesus continuava morto, mas seu corpo havia sido roubado pelos discípulos. Na verdade, a memória viva de Jesus havia “tomado corpo” na missão e no testemunho corajoso dos/as discípulos/as.

Aquelas duas mulheres madrugadoras haviam intuído os dois pilares fundamentais da fé em Jesus Cristo: ele não faz parte do clube dos mortos e eliminados pelos poderosos; ele se deixa encontrar nas periferias e nas fronteiras, onde a dominação assume mil formas e a os sinais do Reino de Deus avançam discreta e irreversivelmente. Os/as discípulos/as de Jesus não se deixam intimidar e derrotar pela execução patrocinada pelos poderes estabelecidos, enquanto estes tremem, mentem e subornam para não aceitar a reviravolta.

Estas mulheres, sustentadas pelos sutis fios da esperança, confiam plenamente naquilo que ouvem, e se tornam alegres testemunhas, reúnem os discípulos e “refundam” a Igreja.

 (Itacir Brassiani msf)

Pensamento da Fraternidade 2021

Os discípulos (de Emaús) o convidam para pernoitar. Foi ao redor da mesa, quando o estranho partiu o pão e o abençoou, que eles reconheceram que aquele que lhes parecera estranho, na verdade, era Jesus. Somente nesse momento eles creram que a ressurreição anunciada pelas mulheres era verdadeira. Decidem, por isso, voltar de imediato à comunidade de Jerusalém. O diálogo com Jesus faz o coração arder. E, se o coração arde em chamas pela Palavra, os pés partem em missão”. (Texto-Base, § 17)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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