Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 347
Dia 04/04/2021 | Semana Santa | Páscoa de Jesus
Evangelho segundo João (20,1-9)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o Salmo 117
(pascal): “Este é o dia que o Senhor fez...” (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7sFZ_4fZJOE)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de João 20,1-9
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Esta narração da
ressurreição de Jesus é a primeira de uma série de cinco que encontramos
unicamente no evangelho segundo João
· Maria Madalena,
discípula de Jesus, inconformada com o cruel destino de Jesus, vai à sua
sepultura para prantear o Amigo e Mestre
· O sepulcro aberto é um
sinal de alerta, sinal de algo inesperado, e ela busca Pedro e o Discípulo
Amigo para testemunhar e interpretar o fato
· Eles comprovam que o
sepulcro está aberto e vazio, e se parece com um leito nupcial, no qual uma
aliança foi ratificada
· O discípulo Amigo vê e
dá crédito (acredita) à vida, à missão e à ressurreição de Jesus
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Leia atentamente, sem
pressa e com todos os sentidos, palavra por palavra, gesto por gesto, esta cena
inusitada e com final aberto
· Observe a teimosa
inconformidade de Maria Madalena, suas buscas, suas intuições, mas também sua
dependência do passado
· Esta cena deixa o
desfecho suspenso, em aberto, como que convidando-nos a assumir o protagonismo
e dar-lhe um final adequado
· Acreditaremos num fato
ocorrido apenas no passado, ou daremos crédito à vida e à proposta de Jesus,
fazendo-a nossa?
· O que a ressurreição de
Jesus significa para as famílias enlutadas por 320 mil mortes pelo Covid-10 e
para os/as operadores/as da saúde?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que devemos mudar a
partir da convicção de que a vida de Jesus não termina em fracasso ou tragédia,
mas que caminha à nossa frente?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração do dia
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
e reze com canção pascal “Aleluia”, de Handel (Acessível aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=M-7KdocrTLc)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas
pistas sobre João 20,1-9
A primeira manifestação da ressurreição se dá
na visita de Madalena à sepultura. Vendo a pedra afastada, Maria vai avisar os
discípulos. O amigo de Jesus é o primeiro a chegar. Vê a sepultura vazia e as
vestes, mas não entra. Pedro chega depois, entra na sepultura e vê o sudário
dobrado, em separado, “à parte”.
A tumba vazia não é o único fundamento da fé
na ressurreição, mas é seu sinal. O discípulo amado conhecia bem a liturgia do
templo, daí sua resistência a entrar diretamente na sepultura. Para ele, os
panos “enrolados” e colocados no “lugar” à parte são a Lei, a Palavra que se
fez carne em Jesus de Nazaré, que substitui o Templo.
Mas a tumba vazia é um indicativo insuficiente
para despertar e sustentar a fé na ressurreição de Jesus. Sua base é o anúncio
da Igreja e a experiência pessoal que o/a discípulo/a fazemos do encontro com
Jesus ressuscitado. Maria Madalena chora diante da sepultura e “se inclina”
para olhar. Vê anjos que a interrogam sobre sua dor. Vê Jesus sem reconhecê-lo,
senão quando a chama pelo nome. Crer em Jesus ressuscitado é mais que constatar
que a sepultura está vazia, é encontrá-lo pessoalmente.
Depois de tê-lo desejado, buscado, conhecido e
amado em vida, Maria precisa se inclinar para dentro de si mesma, na
profundidade do seu desejo, para reconhecê-lo e amá-lo sem retê-lo. É ao
voltarmo-nos para nossa interioridade que encontraremos o ressuscitado que nos ama,
chama e envia.
O texto termina com reticências, como que
convocando-nos a entrar na cena como protagonistas, e a darmos um final
adequado àquela manhã misteriosa. A ressurreição de Jesus não é simplesmente
seu retorno à vida, mas um novo modo de ser e de viver, que transcende o espaço
e o tempo.
Acreditaremos e viveremos em seu nome?
Estaremos dispostos a ser semente que, caindo na terra e morrendo, não fica só,
e se multiplica incrivelmente? É isso que queremos e decidimos Daremos essa boa
notícia a toda a humanidade?
(Itacir Brassiani msf)
Pensamento da Fraternidade 2021
“Depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo, muitas coisas
aconteceram e marcaram a vida das comunidades. Entre adesões, conflitos e perseguições, o Evangelho se
espalhou por todo o território do Império. Quando
alguém assumia a mensagem do Evangelho se comprometia com um novo modo e
sentido de vida, que não se orientava mais pela violência, pelas hierarquias e
pelas exclusões e discriminações. A opção pelo Evangelho trazia consigo a busca
pela compreensão mútua e um processo de conversão”.
(Texto-Base, § 99-100)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio
Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a
surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um
caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”
(Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde
impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de
celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e
estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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