Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 810
Dia 11/07/2022 | XV
Semana do Tempo Comum | Segunda-feira
Evangelho segundo
Mateus (10,34-11,1)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo ou cantando: Eu vim para
escutar tua Palavra (https://www.youtube.com/watch?v=SCJxnuDsS_A)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 10,34-11,1
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Chegamos ao final da
catequese missionária de Jesus aos seus discípulos/as missionários/as
· No final da cena, Jesus
parte à frente, para pregar e ensinar nas cidades de origem daqueles que ele
chamou
· Para os discípulos,
ainda é tempo de aprender, pois, mesmo recebendo a instrução, eles não partiram
para a missão
· Jesus alerta fortemente
para a necessidade de escolher entre o projeto do Reino de Deus e a lógica do
egoísmo e da indiferença
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Sublinhe ou se detenha
na frase ou afirmação de Jesus que lhe parece mais estranha, paradoxal ou
surpreendente
· Procure confrontar essa
palavra com a vida e missão de Jesus, especialmente sua entrega na cruz
· Que rupturas a lealdade
a Jesus e ao Reino de Deus, professada solenemente no batismo, lhe pede hoje?
· Repita os versículos
que falam da acolhida aos discípulos/as, e deixe que estas palavras reverberem
em sua mente e seu coração
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Fale ao Senhor das
dificuldades e medos que lhe acompanham na caminhada cristã, e peça a ele a
graça da confiança e da liberdade
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Quais são as
“acomodações perigosas” que os cristãos de hoje estão fazendo entre o Evangelho
e o egoísmo pessoal e social?
· Onde e como os cristãos
precisamos deixar mais clara a oposição entre o Evangelho e a visão social
predominante?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça
e cante o refrão: “Não dá pra fazer de conta...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KUk_EU7SIOk)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 10,34-11,1
O final da catequese missionária de Jesus segundo o
evangelho de Mateus é surpreendente e, para alguns, pode soar como estranho.
Ele, cujo nascimento foi celebrado como paz na terra, que disse que são felizes
os fazedores de paz, que pediu que seus enviados/as saudassem a todos desejando
a paz, diz agora que não veio trazer a paz, mas a espada e a divisão, inclusive
a divisão no interior da família. O que aconteceu com Jesus e o que isso
significa?
De fato, o que provoca divisão não é uma vontade
deliberada nossa ou de Jesus, mas a novidade do Reino de Deus. O que Jesus quer
é que o Reino de Deus ganhe espaço e força, revolucionando as relações humanas,
sociais, políticas e econômicas. E, diante disso, ninguém pode ficar
indiferente. O projeto do Reino de Deus e a lógica predominante na sociedade,
segundo a qual quem pode mais chora menos, se opõem radicalmente. O Reino de
Deus é como uma espada que divide e pede uma lealdade sem meias palavras.
A lealdade a Jesus e aos valores do Reino de Deus
estão inclusive acima dos valores da família, especialmente da família
patriarcal, por mais que haja, também hoje, que deseje mantê-la. Amar mais a
Jesus que aos familiares significa colocar ele e o Reino de Deus, a
fraternidade sem fronteiras, acima de todos os outros valores e vínculos e
lealdades. Neste sentido, Jesus é uma espada que divide!
É na adesão ao Reino de Deus que encontramos
felicidade e vida abundante. A acomodação e as alianças com o “cada um para si”
conduzem à frustração. Tomar a cruz e seguir Jesus significa aceitar a
humilhação e a rejeição, mas não necessariamente o sofrimento. Implica em
subverter a ordem, em permanecer leal a Jesus, vivendo e testemunhando a vida
nova do Reino, até ao martírio.
Se isso tudo nos parece estranho e nos assusta,
como assustou aos discípulos/as daquele tempo, Jesus nos consola: ele e o Pai
estarão presentes nos seus discípulos/as, e quem recebe seus discúpulos/as,
recebe a ele. Nenhum gesto de hospitalidade e solidariedade, por menor que
seja, passará em branco. Eis o modo de ganhar a vida, de não perder o dom que
recebemos.
(Itacir Brassiani msf)
Solicitude pela
realidade social
“A divisão atual do mundo é
um obstáculo direto à
verdadeira transformação das condições de subdesenvolvimento nos países menos desenvolvidos.
Mas os povos nem sempre se resignam com a sua sorte. As próprias necessidades
de uma economia sufocada pelas despesas militares e pela burocracia e pela
intrínseca ineficiência, parecem agora favorecer processos que poderiam tornar
menos rígida a contraposição e mais fácil o estabelecimento de um diálogo
profícuo e de uma verdadeira colaboração para a paz” (João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 22).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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