Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 802
Dia 02/07/2022 | 13ª
Semana do Tempo Comum | Sábado
Evangelho segundo
Mateus (9,14-17)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “A comunidade se levanta e canta...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=626ZWUm3qpg)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 9,14-17
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Jesus havia chamado
Mateus para estar com ele, não obstante a discriminação que sofria dos judeus
piedosos
· Agradecido, Mateus dera
uma festa na sua casa, reunindo muitas outras pessoas taxadas de pecadoras
· Um grupo de devotos
discípulos de João Batista se inquietam com a aparente falta de piedade de
Jesus e seus discípulos
· Jesus lhes responde
sublinhando a absoluta novidade do tempo que ele inaugura, dizendo que o tempo
de espera acabou
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Como poderíamos
descrever hoje a novidade do estilo de vida inaugurado e proposto por Jesus?
· Quais seriam as
práticas antigas que o Evangelho considera superadas mas que muita gente ainda
continua pregando?
· Quais seriam os
principais remendos que uma vida pouco cristã tenta pregar o tecido apodrecido
do capitalismo e do egoísmo?
· O que podemos fazer
para tornar a vida cristã mais alegre, leve e libertadora?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Recorde os sinais de
novidade, liberdade e solidariedade que o Evangelho suscitou e suscita no mundo
· Peça na Deus pelas
pessoas que ainda estão presas a práticas religiosas superficiais que mais
escravizam que humanizam
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Onde a Igreja precisa
substituir o luto pela festa, a roupa velha pela roupa nova do Evangelho de
Jesus?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça
e cante a “Vem, eu mostrarei...” (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=lV1mSM4aOnMhw)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 9,14-17
Ontem meditamos sobre o texto de Mt 9,9-13, que
narra o chamado de Mateus e da festa que ele dá a Jesus na sua casa. Da festa,
participam muitos pecadores e excluídos, como ele. Diante do manifesto
escândalo dos fariseus, Jesus diz que Deus quer misericórdia, e não
sacrifícios, e que são os doentes os que precisam de médico. E é assim que ele
faz.
Na cena de hoje, um remanescente grupo de
discípulos de João Batista estranha o comportamento de Jesus que, segundo eles,
era pouco piedoso em relação ao jejum. E
o mesmo comportamento questionável era assumido pelos discípulos. “Por que
razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” Não
parece ser uma acusação, mas um questionamento sincero de quem havia recebido
uma clara ordem de jejum e penitência e estava à espera do messias prometido
pelos profetas.
Para Jesus, o tempo de espera terminou, o Sol da
justiça raiou, o Noivo amado celebrou suas núpcias e o clima não pode ser outro
que o de alegria e júbilo. Os estrangeiros, doentes ou pecadores, e todos os
excluídos, são acolhidos e perdoados gratuitamente. Não há mais lugar para o
jejum, que era uma prática destinada a suplicar o perdão de Deus. A chegada de
Jesus, o Messias esperado, alterou radicalmente a situação social e espiritual.
Para ilustrar a radicalidade do tempo que inaugura,
Jesus lança mão de três alegorias bem ligadas à vida cotidiana do seu povo e de
fácil compreensão para todos: é inadmissível fazer luto e jejum quando estamos
celebrando a festa de casamento de uma pessoa querida; é idiotice colocar um remendo
de pano novo e bom num tecido totalmente arruinado; é inapropriado guardar
vinho novo em barris velhos e frágeis, que podem pôr tudo a perder.
Os/as discípulos/as de Jesus vivem em comunidades
alternativas, dedicados/as a acolher os marginalizados e a celebrar a alegria
da chegada do “tempo da graça”. As práticas antigas são como roupa velha e como
uma pipa apodrecida. É tempo de abandonar as velhas lições de morrer pela
pátria e viver sem razões.
(Itacir Brassiani msf)
Solicitude pela
realidade social
“O homem tem necessidade dos bens criados e dos produtos da indústria,
continuamente enriquecida pelo progresso científico e tecnológico. E a
disponibilidade sempre nova dos bens materiais, na medida em que vem ao encontro
das necessidades, abre novos horizontes. O perigo do abuso do consumo e o
aparecimento das necessidades artificiais não devem, de modo algum, impedir a
estima e a utilização dos novos bens e dos novos recursos postos à nossa
disposição” (João Paulo II, Sollicitudo rei
socialis, § 29).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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