Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 820
Dia 21/07/2022 | XVI
Semana do Tempo Comum | Quinta-feira
Evangelho segundo
Mateus (13,10-17)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “O Senhor vai acendendo luzes...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lWUng2ouMHc)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 13,10-17
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Os discípulos se
aproximam respeitosamente de Jesus e o questionam porque fala a eles claramente
mas fala ao povo através de parábolas, cujo sentido não é imediatamente claro
· Jesus responde
afirmando que, com o recurso das parábolas, deseja quebrar a resistência e a
oposição das elites à novidade inaugurada pelo Reino de Deus, “pegando eles no
contrapé”
· Jesus aponta para a
insensibilidade e a má vontade, a fixação nos próprios interesses e medos que
predomina em alguns círculos
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Procure inserir-se na
cena relatada pelo evangelista e interagir com os discípulos e com Jesus
· Deixe ressoar em sua
mente e em seu coração o elogio de Jesus aos discípulo/as: “Felizes são os
olhos de vocês, porque veem, e os ouvidos, porque ouvem”; “Eu lhes garanto:
muitos justos e profetas desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram;
desejaram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não ouviram!”
· Não corremos também
nós, como fiéis e como Igreja, o risco de olhar sem ver, de ouvir sem escutar,
ou seja: de adaptar o Evangelho de Jesus aos nossos interesses e medos?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Peça e acolha, por
você, sua família e sua comunidade, a graça de manter-se discípulo/a de Jesus,
ouvindo, compreendendo, vivendo e anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como levar a sério a
declaração de Jesus de que aqueles que não aceitam as consequências do
Evangelho e se dizem cristãos perderão até o pouco que possuem?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite assistindo um clip tailandês sobre a
compaixão (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mByZJkSQBbU)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 13,10-17
Uma leitura atenta dos capítulos 4 a 12 do
evangelho de Mateus deixa bastante claro que o anúncio do Reino de Deus e as
ações que Jesus faz para demonstrá-lo presente no meio do povo encontra muita
incredulidade, rejeição e hostilidade. Daí a insistência de Jesus na escuta, na
compreensão, na conversão e na prática que correspondem ao Evangelho.
Ao povo em geral, incluindo as elites dirigentes do
judaísmo, Jesus prefere anunciar o mistério do Reino de Deus através de
parábolas. É um recurso de comunicação sapiencial e popular, que fala do Reino
de Deus a partir de imagens e comparações tiradas da experiência comum e
cotidiana, e exige o engajamento do ouvinte na interpretação. Aos discípulos,
mais sintonizados com ele e inseridos no processo de formação, Jesus fala mais
objetiva e incisiva.
A parábola do semeador ilustra as diversas reações
frente ao anúncio do Reino de Deus. Jesus é muito realista, e parte da
constatação de que 3/4 (ou 75%) dos seus interlocutores não compreendem
adequadamente e não aderem à novidade do reino de Deus. Ver e ouvir significa
discernir, compreender e aderir. E isso implica em converter-se, mudar o modo
de pensar e de agir. A responsabilidade recai sempre sobre a decisão do
ouvinte.
Jesus não analisa as causas que concorrem para isso,
mas acena para várias delas. Em geral, elas convergem na insensibilidade e a má
vontade para assumir um processo de mudança que pode ser exigente. Por isso,
muitos grupos e pessoas, especialmente as elites religiosas, olham sem ver (os
sinais de Jesus e a opressão que recai sobre o povo) e ouvem (a pregação de
Jesus) sem realmente escutar.
Entretanto, Jesus não fica refém das lamentações e
acusações. Ele se alegra com a adesão dos pequenos e humildes que se fazem seus
discípulos/as. Não são muitos, mas são semente, sal e luz. Tornando-se
discípulos e entrando na escola itinerante de Jesus, eles são a confirmação da
vontade de Deus, e se juntam à grande caravana dos profetas e justos do Antigo
Testamento. Por isso, podem e devem participar da alegria de Jesus!
(Itacir Brassiani msf)
O valor da
formação litúrgica
“Se a ressurreição fosse um conceito, uma
ideia, um pensamento; e se não nos fosse dada também a possibilidade de um
verdadeiro encontro com Ele, isso seria declarar que a novidade do Verbo feito
carne se esgotou. Pelo contrário, a Encarnação, além de ser o único
acontecimento sempre novo que a história conhece, é também o próprio método que
a Santíssima Trindade escolheu para nos abrir o caminho da comunhão. A fé
cristã ou é um encontro com Ele vivo, ou não existe. A Liturgia nos garante a
possibilidade de tal encontro” (Papa
Francisco, Carta apostólica Desiderio
desideravi, § 10-11).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário