Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 814
Dia 15/07/2022 | XV
Semana do Tempo Comum | Sexta-feira
Evangelho segundo
Mateus (12,1-8)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo ou cantando: Eu vim para
escutar tua Palavra (https://www.youtube.com/watch?v=SCJxnuDsS_A)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 12,1-8
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Jesus está em plena
missão itinerante, em favor da vida do povo e da formação prática dos
discípulos
· Era sábado, eles tinham
fome e o alimento estava ao alcance da mão, mas não lhes pertencia
· Os fariseus criticam a
tolerância de Jesus, e Jesus colhe a ocasião para reafirmar aquilo que é
realmente absoluto para Deus e para aqueles que nele creem
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Você identifica também
hoje sinais de uso da fé para se dispensar da atenção à vida das pessoas?
· E o que dizer da
economia liberal, que faz da comida, da água, da saúde e de tudo o mais uma
simples mercadoria, limitando o acesso de multidões a ela?
· Como colocar em prática
hoje, na sua família e na sua comunidade, a vontade de um Deus que prioriza a
misericórdia e não a lei, o culto e os sacrifícios?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Acompanhe o caminho de
Jesus com seus discípulos, participe da fome deles, observe o questionamento
dos fariseus
· Acolha palavra por
palavra o ensino enfático de Jesus, os exemplos históricos que ele cita, a
afirmação lapidar que faz
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como evitar a eterna
tentação de identificar Deus com as leis e os costumes que mandam e proíbem, os
lugares e dias?
(6)Retorne à vida
cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça
e cante o refrão: “Não dá pra fazer de conta...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KUk_EU7SIOk)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 12,1-8
Aparentemente, a questão central que Jesus discute
com os fariseus parece ser a questão da obediência à Lei. Porém, sobressai
outra questão, mais importante: as leis e costumes que controlam a comida e o
acesso a ela. A recorrente menção ao campo de trigo, aos grãos e à fome, ao ato
de comer, tanto dos discípulos como de Davi e seus companheiros, não deixa
dúvidas. O sistema econômico limita o direito dos pobres à alimentação, e os
fariseus agem para limitar aos discípulos o acesso ao alimento.
Temos visto como o ensinamento e a prática de Jesus
são alternativos, e confrontam e desafiam as leis e sistemas, e não apenas as
leis religiosas. Jesus revoluciona o papel da lei, do templo e a própria imagem
de Deus. Ele é o filho do homem, o Senhor, o enviado pelo Pai, para revelar e
realizar a sua vontade, anunciada nas escrituras mas esvaziada pelo templo.
Deus é misericórdia, e de nós ele espera misericórdia, e não cultos vazios e
duros legalismos que penalizam os que já enfrentam tantas penas.
A misericórdia é a essência do relacionamento de
Deus com suas criaturas, é a forma da justiça divina na relação com o ser
humano, e praticá-la significa enfrentar e superar as práticas restritivas que
limitam ou impedem o acesso dos seus filhos e filhas aos direitos humanos
básicos, como a alimentação. A misericórdia é o dinamismo que brota da
internalização das misérias do próximo. É isso que Jesus faz, com a maior
liberdade, e fazem seus discípulos/as. A fome tem prioridade sobre as leis e
instituições.
Jesus questiona fortemente a interpretação restritiva
e fria das escrituras ensinada e praticada pelos fariseus, que se mostram
sempre tão corretos. Por duas vezes ele questiona: “Nunca lestes?” E adverte:
“Se tivesses compreendido o que significa...” na verdade, a leitura ou a
interpretação que fazem das escrituras é limitada e interesseira. Jesus é maior
que o templo e a lei, é a superação de ambos e a chave-de-leitura da verdadeira
religião. Para ele, a lei, o templo e o alimento pertencem a Deus, e crer é
fazê-los acessíveis a todos. Tudo isso e tudo o mais está abaixo do querer de
Deus.
(Itacir Brassiani msf)
Solicitude pela
realidade social
“O desenvolvimento, assim como o uso dos recursos e a maneira de os
utilizar, não podem ser separados do respeito das exigências morais. Uma destas
impõe limites ao uso da natureza visível. O domínio conferido ao homem não é um
poder absoluto, nem se pode falar de liberdade de dispor das coisas como melhor
agrade. A limitação imposta pelo mesmo Criador e expressa simbolicamente com a
proibição de «comer o fruto da árvore», mostra que, nas relações com a natureza
visível, nós estamos submetidos a leis que não podem impunemente ser
transgredidas” (João Paulo II, Sollicitudo rei
socialis, § 34).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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